HOJE
Em formação
Por Liga Nacional de Basquete
Confirmado no NBB CAIXA 17/18, Joinville mantém base vice-campeã da Liga Ouro e contrata norte-americano cestinha da Divisão de Acesso
Uma cidade velha conhecida do NBB CAIXA já esta com sua equipe quase completa para a temporada que se inicia no dia 04 de novembro. Joinville (SC) já teve um semifinalista da competição por uma oportunidade, porém, com o fim da antiga equipe, a cidade catarinense se afastou por um tempo da elite do basquetebol nacional, mas está de volta e já tem boa parte de seu elenco montado para a décima edição do campeonato.

Time catarinense manteve boa parte da base vice-campeã da Liga Ouro 2017 (Wilian Oliveira/Divulgação)
Do elenco que terminou com vice-campeonato da Liga Ouro 2017, derrotado pelo Botafogo na grande decisão, por 3 a 2, permanecem na equipe catarinense sete atletas. São eles: Socas (armador), Vezarinho e Vezaro (alas/armadores), Maxwell (ala), Jordan Burger (ala/pivô), André Bambu e Jerônimo (pivôs), além do técnico George Rodrigues, que também continua no cargo.
“Fica muito mais fácil de trabalhar, já que a grande maioria dos jogadores já conhece a nossa filosofia de trabalho. Muitos desses atletas têm uma identificação muito grande com a cidade e isso também é muito importante. Teremos um desafio ainda maior, que é a disputa do NBB CAIXA, e manter a base foi um passo muito importante que demos”, declarou o comandante George Rodrigues.
Como novidade, o Joinville/AABJ já anunciou uma grande contratação. Cestinha da Liga Ouro 2017, o armador norte-americano Deonta Stocks, do Blumenau, teve média de 14,7 pontos, 3,9 rebotes, 3,8 assistências e 3,3 roubos de bola por partida na competição de acesso ao NBB CAIXA.
“Ele foi um pedido direto meu. Se trata de um jogador de grande qualidade e que já conhece muito bem a nossa equipe, já que jogamos contra ele quatro vezes na Liga Ouro. Tínhamos uma carência na armação, por só ter o Socas como armador de ofício. Agora estaremos muito bem servidos, com dois jogadores de muita qualidade e de estilo completamente diferentes”, completou o treinador da equipe catarinense.

Cestinha da Liga Ouro 2017, Stocks é um dos reforços do Joinville (Sidnei Batista/Divulgação)
A antiga equipe de Joinville teve sua melhor colocação na história do NBB CAIXA logo na temporada de estréia da competição (08/09). Caindo na tabela de classificação a cada edição, a última participação do time foi na temporada 12/13, quando terminou na 15ª colocação, ficando pela primeira vez fora dos playoffs.
Após a extinção da equipe, em 2014, chamada Joinville Basquete Associados, a Associação dos Amigos do Basquete de Joinville ganhou ainda mais o apoio da população local e foi crescendo gradualmente até chegar ao NBB CAIXA. Na Liga Ouro 2017, o time catarinense fez campanha regular na fase de classificação, com nove vitórias e sete derrotas, mas cresceu muito nos playoffs, eliminando um dos favoritos ao título, Contagem Towers, por 3 a 2, e sendo derrotado apenas no quinto e último jogo da decisão diante do Botafogo.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca