#JOGAJUNTO

NBB

Em grande estilo

05-01-2012 | 06:27
Por Liga Nacional de Basquete

Com cinco jogadores acima dos 10 pontos, Flamengo vence o clássico contra o Franca e assume a liderança isolada do NBB, após derrota do Pinheiros

Divulgação/LNB

O Flamengo assumiu a liderança do NBB, nesta quinta-feira. Os cariocas venceram o clássico diante do Vivo/Franca, por 93 a 81, e aproveitaram a derrota do Pinheiros para a Liga Sorocabana, por 99 a 95. Dessa forma, o rubro-negro alcançou sua nona vitória em nove jogos, um triunfo a mais que o rival paulista. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

Os destaques do Flamengo foram o ala norte-americano David Jackson, cestinha com 23 pontos, e o pivô argentino Kammerichs, com um duplo-duplo de 17 pontos e 11 rebotes. Pelo Franca, o ala Kevin Sowell foi o principal pontuador, com 19 pontos.

Desde o princípio, o Flamengo não deu chances ao adversário. Logo no primeiro quarto, abriu 14 pontos de vantagem no placar (27 a 13). O ala Marcelinho e o pivô argentino Kammerichs comandaram o rubro-negro no primeiro tempo, anotando 30 dos 47 pontos da equipe na primeira metade do jogo. Apesar de uma boa reação do Franca antes do intervalo, os cariocas se mantiveram bem na liderança por 47 a 38.

No terceiro período, o time da casa voltou à quadra com muita intensidade novamente. Dessa vez, o pivô Átila Santos e o ala norte-americano David Jackson que lideraram a equipe carioca no setor ofensivo, anotando 19 dos 27 pontos da equipe nessa etapa. A vantagem aumentou para 20 pontos novamente e o Flamengo precisou apenas administrar o resultado no restante da partida para sair com a vitória.

“Por enquanto essa liderança é relativa, pois temos muitos times bons e a competição está bem equilibrada. Então, acho que o torneio só será decidido nas cinco últimas rodadas e temos que manter nosso foco até o final”, disse o técnico do Flamengo, Gonzalo Garcia.

Liga Sorocabana surpreende

Jogando em casa, a Liga Sorocabana surpreendeu o então líder Pinheiros/SKY e, com uma virada no quarto período, saiu com a vitória, 99 a 95. A equipe do interior chegou a estar perdendo por 13 pontos no intervalo, mas contou com um grande segundo tempo do armador Kenny Dawkins para tirar a diferença.

O norte-americano foi o cestinha do jogo, com 25 pontos, sendo 23 deles no segundo tempo e 12 somente no último quarto. O ala/pivô César também foi bem e marcou 23 pontos. Pelo time da capital, Marquinhos foi o maior anotador, com 24 pontos.

“Foi uma vitória muito importante e pode fazer a diferença no final do campeonato. É uma competição extremamente difícil e estou feliz por essa vitória, que eu dedico ao povo de Sorocaba, sempre presente”, comemorou Rinaldo Rodrigues, técnico da Liga Sorocabana.

O resultado tirou a liderança do Pinheiros, que agora ocupa a terceira posição, atrás de Flamengo e Unitri/Universo. A Liga Sorocabana chegou ao quinto triunfo em dez partidas e está em oitavo.

Confira os resultados da décima primeira rodada do NBB:

05/01 (quinta-feira)
Tijuca/Rio de Janeiro 69 x 103 Unitri/Universo
Itabom/Bauru 96 x 73 Paulistano/Unimed
Liga Sorocabana 99 x 95 Pinheiros/SKY
Cia. Do Terno/Romaço/Joinville 70 x 55 Winner/Limeira
São José/Unimed/Vinac 100 x 77 Araraquara
Flamengo 93 x 81 Vivo/Franca
*Vila Velha/Garoto/BMG x Uniceub/BRB/Brasília

* Partida adiada para o dia 21/01