HOJE
"Show à parte"
Por Marcius Azevedo
R10 Score Vasco da Gama tira desvantagem de 12 pontos, leva jogo para a prorrogação e supera o Bauru Basket, em São Januário, para abrir 1 a 0 nas quartas de final
Quem trocou Copacabana e show da Madonna pelo ginásio de São Januário neste sábado (04/05) não se arrependeu. R10 Score Vasco da Gama e Bauru Basket corresponderam às expectativas em relação ao confronto entre o quarto e quinto colocado da temporada regular. Foi uma partida de alto nível, com prorrogação, e que terminou com uma vitória da equipe cruzmaltina por 84 a 78, no primeiro jogo da série melhor de cinco, pelas quartas de final do NBB CAIXA 2023/24.
“Hoje teve um show à parte, mas foi do Vasco”, brincou Paulichi, destaque na vitória. O ala-pivô terminou o jogo com 27 pontos e oito rebotes. Foram impressionantes 88,9% (8/9) nas bolas de dois pontos, dominando o garrafão ofensivo. Ainda converteu 2/5 (40%) nos arremessos de 3 pontos. “A gente tentou colocar essa energia da torcida em quadra. O jogo só acaba quando o relógio zera. Tentamos até o final. Ainda bem que cumprimos essa obrigação, entre aspas, de ganhar em casa. Demos um passo importante.”
E Paulichi tem razão ao dizer que o Vasco lutou até o último segundo pela vitória. A equipe cruzmaltina viu o Bauru Basket abrir uma vantagem de 12 pontos entre o final do terceiro quarto e o começo do último período. Com uma marcação forte, o time do técnico Léo Figueiró se recuperou e contou com uma bola de três de Cauê Verzola para empatar o jogo em 72 pontos e força a prorrogação, quando fez 12 a 6 para abrir 1 a 0 na série.
“Foi aquela vitória na raça, como fizemos o campeonato todo. Somos um time que não desiste, faz de tudo para não sair derrotado. Hoje foi isso. Jogamos na subida (atrás no placar) boa parte da partida, isso gera um desgaste muito grande, mas fomos inteligentes para acertar as bolas que a equipe de Bauru deu para a gente”, afirmou Marquinhos.
Bem marcado, Marquinhos anotou 15 pontos. Mas foi decisivo para encontrar Cauê Verzola na zona morta para o arremesso que levou o jogo para a prorrogação. “Quando eu pegava na bola, a equipe de Bauru estava sempre fechada. Eu tinha de penetrar, tentar achar um passe, como aconteceu na bola tripla para levar o jogo para a prorrogação. Nem sempre dá para fazer 20, 30 pontos… O mais importante é o Vasco sair com uma vitória.”
Apesar da derrota, o Bauru Basket fez um grande jogo em São Januário, com um ótimo desempenho coletivo do ataque. Quatro jogadores terminaram com mais de 10 pontos, com destaque para Dontrell Brite (20) e Alex Garcia (19). Jeremy Hollowell terminou com um duplo-duplo, ao anotar 14 pontos e pegar 10 rebotes.
“Foi um jogo equilibrado. A gente sabe o quanto é difícil jogar em São Januário. Fizemos um bom jogo. Tivemos alguns problemas no jogo de dupla, com o Paulichi jogando na posição 5 (pivô), na situação defensiva. Mas, no geral, controlamos bem”, afirmou Paulo Jaú, técnico do Bauru Basket. “Em determinado momento, o jogo se perdeu, com muitas faltas, muito flop, jogo trucado e isso favoreceu o time do Vasco. Temos e ver onde erramos e partir para o próximo jogo. Playoff (melhor) de cinco é quem faz três (vitórias). Não tem nada perdido.”
O jogo 2 entre R10 Score Vasco da Gama e Bauru Basket acontece na terça-feira, às 19h30, no ginásio Panela de Pressão, com transmissão da ESPN e NBB BasquetPass. Já o terceiro confronto está agendado para quinta-feira, às 19h30, novamente na casa do Dragão.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.