HOJE
Importância enorme
Por Marcius Azevedo
Contra o Pinheiros, que foi fundamental na sua carreira, Marquinhos termina como cestinha com 14 pontos, mas não evita derrota do R10 Score Vasco da Gama
A semana reservou dois jogos especiais na farewell tour ou turnê de despedida de Marquinhos. Após enfrentar o Corinthians, clube onde começou sua carreira e jogar no Wlamir Marques, ginásio da estreia como profissional, o ala do R10 Score Vasco da Gama entrou em quadra neste sábado (11/01), terminou como o cestinha da equipe com 14 pontos no Poliesportivo Henrique Villaboim, mas não conseguiu evitar o revés para o Pinheiros por 87 a 70.
Esse foi o segundo jogo após Marquinhos se recuperar de uma lesão muscular. O ala jogou quase 22 minutos e registrou 71,4% (5/7) de aproveitamento nos arremessos de 2 pontos. Ele anotou ainda mais quatro pontos de lance livres, além de terminar com quatro rebotes para 12 de eficiência.

Marquinhos em ação pelo R10 Score Vasco da Gama contra o Pinheiros. Foto: Ricardo Bufolin/Pinheiros
Para além do resultado, o Pinheiros é apontado por Marquinhos como fundamental para ele dar continuidade na carreira em 2008, quando voltou ao Brasil após o fim da passagem pela NBA e cogitava até se aposentar do basquete. “O Pinheiros tem uma importância muito grande na minha carreira como atleta, porque o clube entra bem no momento delicado da minha vida, logo que eu saí da NBA e estava com pensamento de parar de jogar. Recebi um convite para treinar lá, recuperar minha forma”, relembrou.
Marquinhos disputou o primeiro NBB CAIXA da história pelo Pinheiros, em 2008/09. Foram 36 jogos naquela temporada, com médias de 22,8 pontos, 5,5 rebotes e 4,7 assistências para 22,6 de eficiência. O excelente desempenho despertou o interesse do Montegranaro, da Itália, equipe que já havia defendido anteriormente na carreira.
Após uma temporada no basquete italiano, o ala voltou ao Pinheiros e disputou mais duas edições do NBB CAIXA antes de se transferir para o Flamengo. Em 2010/11, Marquinhos registrou médias de 21,5 pontos, 3,7 rebotes e 3,3 assistências para 20,4 de eficiência. Já em 2011/12 foram 17,3 pontos, 3,9 rebotes e 2,9 assistências para 17,3 de eficiência.
Além da participação no NBB CAIXA, Marquinhos lembra com carinho da conquista do Campeonato Paulista de 2011 pelo Pinheiros. Sob o comando do técnico Claudio Mortari, aquela equipe contava ainda com Olivinha e Shamell. No quarto jogo da série melhor de três, o time da capital venceu por 82 a 79 para fechar a série por 3 a 1 e ser campeão. Marquinhos terminou o jogo com 16 pontos, quatro rebotes e três assistências.
“Conquistei o primeiro título adulto da história do basquete do Pinheiros. Estou na história do clube também. É uma lembrança boa que vem na minha memória”, afirmou Marquinhos. “Tenho um carinho muito grande pelo clube e por todos lá. Tenho amizade muito grande com funcionários que estão lá até hoje, então jogar aqui é especial demais”, acrescentou.
O Poliesportivo Henrique Villaboim ainda pode voltar ao calendário da farewell tour ou turnê de despedida de Marquinhos se R10 Score Vasco da Gama e Pinheiros se enfrentarem nos playoffs do NBB CAIXA.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca