HOJE
O MUNDO É SEU, SESI FRANCA!
Por Liga Nacional de Basquete
Coroando uma temporada perfeita, bicampeão do NBB CAIXA vence Telekom Bonn em partida decidida com game winner de Lucas Dias e conquista de maneira inédita o Mundial da FIBA 2023
A história da capital do basquete no Brasil acaba de ganhar um novo capítulo, escrito e assinado pelo SESI Franca com a conquista do título de campeão do mundo na manhã deste domingo (24/09) no ginásio Ginásio Singapore Sports Hub, em Singapura. O troféu da Copa do Mundo Intercontinental FIBA 2023 veio de forma espetacular dentro da competição, com o atual bicampeão do NBB CAIXA alcançando 100% de aproveitamento na jornada das finais, sendo o último e decisivo confronto composto por quatro quartos de uma grande batalha. Batalha que ficará para sempre na memória dos torcedores francanos e dos amantes desse esporte que não tem igual em termos de emoção.
O desfecho que coroou Franca e quase foi capaz de parar corações aconteceu com o cronômetro zerado marcando 69 a 68 para o Telekom Baskets Bonn. Mas o último arremesso do time alemão não tocou no aro, forçando a arbitragem a parar a partida. Uma revisão do cronômetro após o estouro dos 24 segundos devolveu a posse para Franca. Depois do pedido de tempo, uma jogada traçada pelo técnico Helinho Garcia e o tempo ajustado, o time francano tinha 1,9 segundo para o fim da partida. O norte-americano David Jackson repôs o lateral e com uma assistência friamente calculada deixou Lucas Dias com a honra de fazer o game winner que concedeu a vitória histórica aos novos reis do mundo: 70 a 69.
O título no Intercontinental é o ápice de uma temporada perfeita, que teve também as conquistas do Campeonato Paulista 2022, do NBB CAIXA 22/23, da Copa Super 8 2023 e da BCLA (Basketball Champions League das Américas) 2023. No país do sudeste asiático, a equipe brasileira bateu o Al-Ahly, do Egito, na estreia, por 90 x 70, e se classificou para a final após derrotar o NBA G-League Ignite por 98 x 89. As conquistas alcançadas em menos de um ano se juntam a uma longa lista. Antes do início do NBB CAIXA, em 2008, a equipe do interior paulista já tinha em sua galeria 11 títulos do Campeonato Brasileiro. Após nove anos sem conquistar nenhuma taça, o Franca voltou a ser campeão nas conquistas da Liga Sul-Americana (2018) e da Copa Super 8 (2019/2020). Na temporada 2021/2022 venceu, pela primeira vez, o troféu do NBB CAIXA, conquistando também o bicampeonato seguido na temporada 2022/2023. Na última temporada, vale lembrar, o elenco de 2022/2023 gravou seu nome na história do basquete nacional com 44 triunfos consecutivos, a maior sequência invicta de vitórias de um clube no país.
Para o basquete brasileiro, a conquista de Franca na Ásia é um marco que demonstra a força dos clubes nacionais no cenário internacional. Somente nos últimos cinco anos foram oito títulos em competições FIBA: três na Liga Sul-Americana (Franca em 2018; Botafogo em 2019 e Bauru em 2022), três na BCLA (Flamengo em 2021; São Paulo em 2022 e Franca em 2023) e dois no Mundial (Flamengo em 2022 e Franca em 2023). Vale destacar, logicamente, que a representatividade brasileira não é recente. O Flamengo conquistou seu primeiro mundial em 2014 e o Sírio levantou a taça em 1979.
O presidente da Liga Nacional de Basquete, Rodrigo Franco Montoro, destaca a relevância da conquista francana e parabeniza todos os envolvidos:
“O título mundial do SESI Franca é muito importante para o basquetebol do Brasil. É mais um capítulo de uma trajetória cada vez mais relevante dos nossos clubes no cenário internacional e coroa uma temporada brilhante, que é resultado de um projeto muito bem administrado. Gostaria de parabenizar o presidente Munir Buchalla Filho, toda a diretoria do Franca e, em especial, a comissão técnica e os jogadores. Todos nós na Liga Nacional de Basquete estamos orgulhosos dessa conquista.”, comenta.
+ Confira o site oficial da Copa Intercontinental da FIBA
Ver essa foto no Instagram
A final
Assim como toda partida que vale o título, o torcedor que acordou cedo neste domingo (24/9) pôde acompanhar uma partida em que nenhum dos lados estava disposto a ceder o título. A primeira metade do jogo foi praticamente igual em 100% do tempo, com tomadas e retomadas de liderança do placar que duravam pouquíssimo tempo. Franca e Telekom foram para os vestiários com o placar marcando 34 a 34, provando que as defesas também não estavam para brincadeira.
Na segunda metade, a equipe francana conseguiu ler e interpretar melhor o ritmo de jogo e terminou o terceiro quarto com oito pontos de vantagem, a maior de todo o tempo regulamentar. A partir daí, o que se viu foi um verdadeiro show de basquete que contou com forte reação da equipe alemã, sobretudo no fim da partida quando os europeus assumiram a ponta do placar e caminharam para a conquista do título. Mas o SESI Franca nunca desistiu. Com o cronômetro zerado marcando 69 a 68 para o Telekom Baskets Bonn, uma revisão de falta devolveu a posse de bola para as mãos de David Jackson, que deixou Lucas Dias com a missão de encontrar o caminho para a glória. Resultado: game winner e vitória francana por 70 a 69. O mundo estava garantido!
MVP – DAVID JACKSON
Ele levanta a torcida do Pedrocão e já pode ser considerado praticamente cidadão honorário francano. Com atuações muito consistentes durante todas as partidas das finais do Intercontinental, o ala/armador David Jackson foi eleito o MVP da competição, anotando médias de 17 pontos, 5,7 assistências e 4,3 rebotes.
Ver essa foto no Instagram
Além da excelente participação de David Jackson na competição e na final deste domingo (24/9), vale o destaque também para o excelente jogo coletivo de Franca, com praticamente toda a equipe tendo a oportunidade de minutagem dentro da quadra e bons somatórios para grande parte do elenco:
- Márcio Santos – 15 pontos e 8 rebotes
- Lucas Dias – 14 pontos e 6 rebotes
- David Jackson – 12 pontos, 8 assistências e 4 rebotes
SESI Franca Basquete na Copa Intercontinental FIBA
22/09 – Sexta-feira
Sesi Franca Basquete 90 x 70 Al-Ahly
23/09 – Sábado
Sesi Franca Basquete 98 x 89 NBA G-League Ignite
24/09 – Domingo – Final
Sesi Franca Basquete 70 x 69 Telekom Baskets Bonn
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca