#JOGAJUNTO

Em noite de Guilherme, Universo arrasa o Libertad

07-04-2010 | 09:47
Por Liga Nacional de Basquete

Com 45 pontos do ala/pivô, o time de Brasília venceu os argentinos por 102 a 81 e garantiu a vaga para a final do Torneio Interligas.

Com 45 pontos, sendo que 11 arremessos foram convertidos da linha dos 3 pontos, o ala/pivô Guilherme Giovannoni foi o grande nome da vitória do Universo/BRB/Financeira Brasília sobre o Libertad Sunchales, por 102 a 81, em partida válida pelo Torneio Interligas Brasil/Argentina, campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) com a Asociación de Clubes de Básquetbol, da Argentina.

Além de Guilherme, o ala Alex também se destacou com 17 pontos e quatro bolas recuperadas. Pelo lado do time argentino, o norte-americano Gregory Lewis foi o cestinha com 23 pontos. Com a vitória, o time de Brasília disputará a final da competição diante do Juventud Sionista, que superou o Flamengo no primeiro jogo, às 22h, com transmissão ao vivo do Sportv. “O Juventud é um time difícil, já perdemos para eles na Liga Sul-Americana e queremos dar o troco. O importante é que nesse torneio chegue pelo menos um time brasileiro na final e teremos essa chance amanhã”, afirmou o técnico do Universo, Lula Ferreira.

O Universo começou a partida falhando na defesa, o que permitiu que o Libertad Sunchales fizesse algumas cestas fáceis dentro e fora do garrafão. O ala/pivô norte-americano Gregory Lewis foi o destaque com 10 pontos no primeiro quarto. Os argentinos assumiram a liderança do jogo, até o ala/pivô Guilherme Giovanonni e o ala Alex acertarem uma sequência de cinco bolas de 3 pontos e deixarem os brasileiros à frente (29 a 27). Os brasilienses viraram o período vencendo por 32 a 31, com um grande desempenho de Guilherme, que marcou 18 pontos, sendo que quatro foram arremessos de 3.

E dessa maneira, Guilherme continuou quente da linha de 3 pontos, anotando mais três arremessos de fora no início do terceiro quarto que deixaram o Universo com dez pontos de vantagem (41 a 31). O time de Brasília ganhou confiança e passou a dominar a partida. Se não fosse um pequeno relaxamento no final do período, os brasileiros poderiam ter ido para o intervalo com uma vantagem maior (52 a 48).

Na volta do vestiário, o Libertad logo empatou o jogo, graças ao bom desempenho dos norte-americanos Lewis e Laron Profit. No entanto, o ala/pivô do Universo, Guilherme Giovannoni, continuou liderando o ataque dos brasileiros, com mais três arremessos de 3 pontos convertidos. Sem poder parar o jogador brasileiro, o Libertad não conseguiu impor seu jogo e ficando para trás no placar.

No último quarto, o Universo aproveitou os erros ofensivos do adversário para puxar contra-ataques. Com cinco minutos faltando para o fim do jogo, os brasileiros abriram 22 pontos no placar (94 a 72). Dessa maneira, o time comandado pelo técnico Lula Ferreira administrou a vantagem até o fim da partida. “Foi o melhor jogo da minha vida. É muito raro fazer uma partida como essa. Tive um dia inspirado. Dedico esse jogo aos meus companheiros, claro, mas também a minha esposa que tem que me agüentar falando de basquete o tempo inteiro”, brincou Guilherme.

Confira os jogos do primeiro quadrangular do Torneio Interligas:

Grupo A (Brasília)
06/04 (terça-feira)
19h – Flamengo 66 x 62 Juventud Sionista (partida interrompida no 3º quarto)
21h – Universo/BRB/Financeira/Brasília x Libertad Sunchales (partida adiada)

07/04 (quarta-feira)
18h – Flamengo 89 x 91 Juventud Sionista (Continuação)
19h40 – Universo/BRB/Financeira/Brasília 102 x 81 Libertad Sunchales

08/04 (quinta-feira)
20h – Flamengo x Libertad Sunchales
22h – Universo/BRB/Financeira Brasília x Juventud Sionista (SPORTV)