HOJE
ENCONTROHISTÓRICO
Por Liga Nacional de Basquete
Evento do NBB em parceria com o Twitter reuniu mais de 80 produtores de conteúdo de basquete
O fã da bola laranja pode ter percebido que a timeline basqueteira parou por algumas horas nesta sexta-feira (03/07), mas foi por um bom motivo. Em parceria com o Twitter, o NBB realizou um encontro virtual inédito buscando se aproximar, reconhecer, dialogar e contribuir com os principais produtores de conteúdo de basquete do Brasil.
Com apresentações de Nathali Lima, Content Partnership Manager do Twitter, Guilherme Buso, Diretor de Comunicação do NBB e Douglas Carreretto, Gerente de Comunicação e Conteúdo da liga, o evento contou com a participação de 85 donos de blogs, sites, podcasts, canais no YouTube, páginas informativas e perfis humorísticos de basquete, além de jornalistas que cobrem o esporte.
“O NBB sempre esteve atento as diversas formas de consumo de conteúdo dos fãs de basquete, a começar pelo modelo de multiplataforma criado há alguns anos. Temos hoje um indicador muito relevante em relação ao crescimento dos perfis digitais dedicados ao basquete, que se agregam a grandes produtores de conteúdo que já acompanham a modalidade há tempos. Dessa maneira, o contato próximo com todos eles é fundamental”, afirmou Guilherme Buso.
Nathali Lima, Content Partnership Manager do Twitter, iniciou sua apresentação explicando o conceito da rede social e o comportamento dos seus usuários. O aprofundamento no mundo esportivo se deu por meio da exposição de estatísticas, curiosidades e exemplos do envolvimento dos twitteiros com grandes momentos do esporte, que comprovam a importância do Twitter enquanto espaço de discussão entre os fãs na internet. Ao final, ela analisou o público do basquete no Twitter, tanto do NBB quando da NBA, e forneceu dados extremamente úteis para a produção de conteúdo no site, além de tirar as principais dúvidas dos convidados.
Foi uma verdadeira aula de produção de conteúdo que o @NBB nos deu hoje, em parceria com o @TwitterBrasil!
Novamente agradecemos o convite e ressaltamos a importância de trabalhar em parceria com essa comunidade apaixonada por basquete. 🏀❤ https://t.co/MjLyN72j3s
— Camisa 24 (@camisa_23) July 3, 2020
Logo depois, foi a vez de Guilherme Buso assumir o comando do evento para contar a história do NBB, desde a sua criação até os dias atuais. O diretor de comunicação analisou o impacto da liga no basquete brasileiro, falou sobre a LDB, a parceria com a NBA e apresentou o conceito multiplataforma do NBB. Ele introduziu os diversos tipos de conteúdo produzidos pela equipe de comunicação, assunto que foi explorado a fundo na apresentação seguinte.
Muito bom o bate-papo com o @NBB e com o @TwitterBrasil. Debate muito válido nos novos tempos que vivemos, onde ninguém sabe direito o que é a comunicação. Além disso, é a chance dos produtores de conteúdos conseguirem aprimorar o trabalho. Parabéns aos organizadores. https://t.co/BuJAlGumWy
— Matheus Muratori (@matheusmuratori) July 3, 2020
Gerente de Comunicação e Conteúdo, Douglas Carraretto apresentou as oito plataformas digitais em que o NBB atua e explicou como os conteúdos são pensados e produzidos a partir das características de cada rede social. O foco do seu discurso foi mostrar como o NBB e os produtores de conteúdo podem trabalhar em conjunto e se ajudar, com interações nas redes sociais e fornecimento de material de vídeo a partir da ferramenta do WSC Sports.
Hoje participamos de um ótimo bate-papo com produtores de conteúdo de basquete, o NBB e o twitter.
Foi uma experiência ótima que nos ajudou muito a ter ideias de conteúdos, nos mostrou o ótimo trabalho do NBB e o quanto a liga quer crescer.
Só passando para agradecer a @NBB e ao @guilhermebuso pelo convite.
A NBB está fechada com os perfis de basquete. O mais importante foi que se prestaram a nos ouvir e a nos guiar.
Só progresso para o basquete brasileiro! https://t.co/nTA4CJTm7q
— 🏀Coast to Coast Brasil🏀 (@BrasilCoast) July 3, 2020
Ao final das três apresentações, foi aberto um espaço para dúvidas, sugestões, críticas e questionamentos sobre o NBB. Os produtores de conteúdo levantaram questões pertinentes e proporcionaram um diálogo extremamente produtivo, que ajudou a liga a entender como o campeonato é visto pelos principais formadores de opinião do basquete no Brasil e quais pontos é possível e necessário melhorar, tendo em vista, como sempre, o crescimento do basquete brasileiro.
O evento realizado nesta sexta-feira (03/07) foi um marco na história do NBB e representa o começo de uma forte relação de união e cooperação entre a liga e todos os produtores de conteúdo de basquete no Brasil.