01/11
03/11
05/11
09/11
17/11
18/11
20/11
23/11
25/11
01/12
02/12
03/12
04/12
05/12
06/12
ENCONTROHISTÓRICO
Por Liga Nacional de Basquete
Evento do NBB em parceria com o Twitter reuniu mais de 80 produtores de conteúdo de basquete
O fã da bola laranja pode ter percebido que a timeline basqueteira parou por algumas horas nesta sexta-feira (03/07), mas foi por um bom motivo. Em parceria com o Twitter, o NBB realizou um encontro virtual inédito buscando se aproximar, reconhecer, dialogar e contribuir com os principais produtores de conteúdo de basquete do Brasil.
Com apresentações de Nathali Lima, Content Partnership Manager do Twitter, Guilherme Buso, Diretor de Comunicação do NBB e Douglas Carreretto, Gerente de Comunicação e Conteúdo da liga, o evento contou com a participação de 85 donos de blogs, sites, podcasts, canais no YouTube, páginas informativas e perfis humorísticos de basquete, além de jornalistas que cobrem o esporte.

Com três horas de duração, encontro virtual proporcionou um rico diálogo entre o NBB e os produtores de conteúdo
“O NBB sempre esteve atento as diversas formas de consumo de conteúdo dos fãs de basquete, a começar pelo modelo de multiplataforma criado há alguns anos. Temos hoje um indicador muito relevante em relação ao crescimento dos perfis digitais dedicados ao basquete, que se agregam a grandes produtores de conteúdo que já acompanham a modalidade há tempos. Dessa maneira, o contato próximo com todos eles é fundamental”, afirmou Guilherme Buso.
Nathali Lima, Content Partnership Manager do Twitter, iniciou sua apresentação explicando o conceito da rede social e o comportamento dos seus usuários. O aprofundamento no mundo esportivo se deu por meio da exposição de estatísticas, curiosidades e exemplos do envolvimento dos twitteiros com grandes momentos do esporte, que comprovam a importância do Twitter enquanto espaço de discussão entre os fãs na internet. Ao final, ela analisou o público do basquete no Twitter, tanto do NBB quando da NBA, e forneceu dados extremamente úteis para a produção de conteúdo no site, além de tirar as principais dúvidas dos convidados.
Foi uma verdadeira aula de produção de conteúdo que o @NBB nos deu hoje, em parceria com o @TwitterBrasil!
Novamente agradecemos o convite e ressaltamos a importância de trabalhar em parceria com essa comunidade apaixonada por basquete. 🏀❤ https://t.co/MjLyN72j3s
— Camisa 24 (@camisa_23) July 3, 2020
Logo depois, foi a vez de Guilherme Buso assumir o comando do evento para contar a história do NBB, desde a sua criação até os dias atuais. O diretor de comunicação analisou o impacto da liga no basquete brasileiro, falou sobre a LDB, a parceria com a NBA e apresentou o conceito multiplataforma do NBB. Ele introduziu os diversos tipos de conteúdo produzidos pela equipe de comunicação, assunto que foi explorado a fundo na apresentação seguinte.
Muito bom o bate-papo com o @NBB e com o @TwitterBrasil. Debate muito válido nos novos tempos que vivemos, onde ninguém sabe direito o que é a comunicação. Além disso, é a chance dos produtores de conteúdos conseguirem aprimorar o trabalho. Parabéns aos organizadores. https://t.co/BuJAlGumWy
— Matheus Muratori (@matheusmuratori) July 3, 2020
Gerente de Comunicação e Conteúdo, Douglas Carraretto apresentou as oito plataformas digitais em que o NBB atua e explicou como os conteúdos são pensados e produzidos a partir das características de cada rede social. O foco do seu discurso foi mostrar como o NBB e os produtores de conteúdo podem trabalhar em conjunto e se ajudar, com interações nas redes sociais e fornecimento de material de vídeo a partir da ferramenta do WSC Sports.
Hoje participamos de um ótimo bate-papo com produtores de conteúdo de basquete, o NBB e o twitter.
Foi uma experiência ótima que nos ajudou muito a ter ideias de conteúdos, nos mostrou o ótimo trabalho do NBB e o quanto a liga quer crescer.
Só passando para agradecer a @NBB e ao @guilhermebuso pelo convite.
A NBB está fechada com os perfis de basquete. O mais importante foi que se prestaram a nos ouvir e a nos guiar.
Só progresso para o basquete brasileiro! https://t.co/nTA4CJTm7q
— 🏀Coast to Coast Brasil🏀 (@BrasilCoast) July 3, 2020
Ao final das três apresentações, foi aberto um espaço para dúvidas, sugestões, críticas e questionamentos sobre o NBB. Os produtores de conteúdo levantaram questões pertinentes e proporcionaram um diálogo extremamente produtivo, que ajudou a liga a entender como o campeonato é visto pelos principais formadores de opinião do basquete no Brasil e quais pontos é possível e necessário melhorar, tendo em vista, como sempre, o crescimento do basquete brasileiro.
O evento realizado nesta sexta-feira (03/07) foi um marco na história do NBB e representa o começo de uma forte relação de união e cooperação entre a liga e todos os produtores de conteúdo de basquete no Brasil.
Sesi Franca
São Paulo
R10 Score Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
