HOJE
Belo desfecho
Por Liga Nacional de Basquete
Brasil impõe forte ritmo no primeiro tempo e vence Montenegro na última partida do Torneio de Lyon; confira o grupo que viaja para a China
Após derrota para a França, a Seleção Brasileira conseguiu uma boa vitória no último jogo no Torneio de Lyon na preparação para a Copa do Mundo da China 2019. Neste sábado (17/08), o time brasileiro enfrentou a Seleção de Montenegro, e venceu por 80 a 69.
Vale lembrar que a Seleção de Montenegro está no mesmo grupo do Brasil na Copa do Mundo da FIBA e as duas equipes se enfrentarão novamente no dia 05 de setembro.
+Estatísticas completas de Brasil e Montenegro no Torneio de Lyon
O primeiro quarto da Seleção Brasileira foi espetacular. A defesa funcionou muito bem e limitou Montenegro a apenas 12 pontos no período. Já no segundo quarto, o Brasil manteve o ritmo e venceu a parcial por 21 a 20, com o placar no intervalo anotando 46 a 32 para o time brasileiro.
Na volta dos vestiários, os montenegrinos corrigiram os principais erros defensivos e encostaram no placar, tirando a diferença para apenas seis pontos. Mesmo com uma parcial de 17 a 14 ao fim do terceiro período, o Brasil se manteve à frente do placar.
No último quarto a Seleção Brasileira sob o comando de Marcelinho Huertas em quadra, que distribuiu sete assistências, conseguiu fechar o jogo sem maiores dificuldades.
Os destaques do Brasil ficaram por conta do ala/armador Vitor Benite, cestinha da equipe com 21 pontos, do pivô Anderson Varejão, que registrou um duplo-duplo com 18 pontos e 16 rebotes, e do ala Alex Garcia, com 13 pontos.
A Seleção de Montenegro não contou com seu grande astro Nicola Vucevic, que foi poupado e não entrou em quadra. O cestinha montenegrino foi o pivô Milko Bjelica, com 15 pontos, e ainda teve a ajuda de Nemanja Radovic e Petar Popovic, que anotaram 10 pontos cada um respectivamente.
Petrovic define o elenco para a Copa do Mundo
Depois da partida contra Montenegro, o treinador Aleksandar Petrovic definiu o grupo final que disputará a Copa do Mundo. Com 13 jogadores no elenco, o croata precisa cortar mais um atleta e optou pela retirada do pivô Rafael Hettsheimeir.
“Depois desses dois primeiros jogos, contra Argentina e França, eu pude tirar minhas últimas conclusões e acabei com as últimas dúvidas que ainda tinha na minha cabeça. E apenas por uma questão tática em relação aos demais jogadores que temos aqui decidi cortar o Hettsheimeir”, explicou Petrovic.
Após os três jogos realizados em Lyon, a delegação brasileira embarcará neste domingo (18) para a cidade de Guangzhou, na China, onde a Seleção fará ainda dois amistosos contra os donos da casa.
Os 12 jogadores que representarão o Brasil na Copa do Mundo:
Armadores:
Marcelinho Huertas
Rafa Luz
Yago Mateus
Alas:
Alex Garcia
Leandrinho Barbosa
Marquinhos
Didi
Vitor Benite
Pivôs:
Augusto Lima
Bruno Caboclo
Cristiano Felício
Anderson Varejão