#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Em prontidão

09-02-2018 | 02:47
Por Liga Nacional de Basquete

Em coletiva de imprensa, Macaé apresenta elenco para Liga Ouro 2018 e sonha com volta ao NBB CAIXA

Elenco do Macaé para Liga Ouro foi apresentado nesta quinta, em entrevista coletiva oficial (Matheus Cordeiro/Macaé Basquete)

O desafio de volta ao NBB CAIXA já começou para o Macaé Basquete. Em coletiva de imprensa, o time fluminense apresentou seu elenco oficial para a Liga Ouro 2018, no auditória da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), nesta quinta-feira (08/02). Além dos jogadores brasileiros, os presentes também tiveram a chance de conhecer os reforços estrangeiros da equipe, que busca volta à elite do basquetebol nacional.

“Temos que agradecer a todos os parceiros do Macaé Basquete que nos permitem manter este sonho vivo. É muito importante para nós estarmos aqui, depois de um momento delicado para instituição que, após quatro temporadas, não conseguiu jogar o NBB CAIXA não por motivos esportivos, mas sim por uma situação financeira. Nós nos reorganizamos para manter o projeto sólido por anos e anos e não só por mais um NBB CAIXA. Tenho certeza que o que está reservado para nós lá na frente é uma trajetória de sucesso”, disse Léo Costa, técnico do Macaé.

O elenco da equipe fluminense para Liga Ouro contará com jogadores experientes, jovens com potencial e atletas estrangeiros, que chegam para qualificar ainda mais a equipe. Ao todo são 14 atletas: Chupeta, Matheuzinho, Matt Barnes e Pitico (armadores); Gustavo, Isaac Thornton, Pablo, Rafael Castellon, Rafael Silva, Rafa Moreira e Vinícius (alas); Matheus Pereira, T.J. Bell e Ygor (pivôs).

“Todos os atletas que estão aqui hoje têm a consciência de que estão representando mais que um time. Eles estão representando uma cidade. E por isso, todos têm essa responsabilidade a mais, como ídolos que vão se tornar naturalmente, dependendo da nossa performance. Todos têm essa consciência do compromisso que devem ter com a cidade e com a torcida, que é apaixonada e nos incentiva sempre”, completou o comandante.

Apesar do anuncio oficial, boa parte do elenco macaense para a Liga Ouro 2018 já havia se apresentado anteriormente. Com isso, a preparação de alguns atletas já vem sendo realizada, como o experiente Castellon, que já esteve perto de vestir o uniforme do Macaé em outra oportunidade, mas agora é peça fundamental do time.

“Estou muito feliz de estar defendendo este projeto, que já tive a possibilidade de defender anteriormente, mas acabou não acontecendo e fui para outra equipe. Ficou aquele gostinho de que poderia ter vindo, principalmente quando jogava contra. Então estou muito feliz de fazer parte desse grupo que está trabalhando duro para dar alegria a essa torcida”, afirmou o ala.

Atleta do Campo Mourão na temporada passada, Isaac Thornton teve médias de 12,9 pontos e 3,2 rebotes no NBB CAIXA 16/17 (Murilo Amadei/LSB)

Porém, ninguém está gerando tanta ansiedade nos torcedores macaenses quantos os norte-americanos Isaac Thornton, Nate Barnes e T.J. Bell. O primeiro disputou o NBB CAIXA passado, pelo Campo Mourão Basquete, em que teve médias de 12,9 PPJ e 3,2 RPJ. O segundo é armador e acumula experiências em duas universidades diferentes pela NCAA (Lakeland e Alderson-Broaddus), além de times em El Salvador, onde foi campeão, e Nicarágua, onde detém o recorde de pontos em um jogo do campeonato nacional, com 56. Já o terceiro é ala/pivô e encerrou sua carreira no basquetebol universitário norte-americano na última temporada, por Indiana State.

“Tenho a expectativa de que vai ser uma liga muito competitiva e quero entregar o meu melhor nessa passagem por Macaé”, afirmou Barnes.

“Minha expectativa é de que todo time treine duro, que jogue duro e que entregue tudo que se comprometeram para fazer um belo espetáculo”, disse Bell.

Treinos do Macaé continuam durante o Carnaval

Mesmo com grande parte do país parado nos próximos dias, o Macaé manterá o ritmo acelerado de preparação para Liga Ouro 2018. O elenco macaense já vem seguindo uma programação especial de treinamentos há três semanas e, logo após os exames médicos e físicos na apresentação, os trabalhos mais intensos em quadra e na preparação física começaram.

Equipe seguirá normalmente com os treinos durante o carnaval (Matheus Cordeiro/Macaé Basquete)

“Precisamos ser cirúrgicos nos treinamentos da pré-temporada, pois teremos um tempo curto de preparação e cada treinamento tem que ser muito produtivo para adquirirmos conjunto antes da estreia. Mas, sabemos que a equipe irá crescer dentro do campeonato”, afirmou Léo Costa.

A comissão técnica está aplicando cargas de trabalho para preparação, intercalando atividades em quadra para aprimorar a parte técnica, com o trabalho físico e de recuperação dos jogadores. Porém, mesmo antes da apresentação, os atletas já seguiam uma programação específica.

“Estamos em contato há algumas semanas e, desde então, eles estão seguindo um cronograma de treinamentos em casa e na academia. Esse planejamento acelerou o processo para a preparação mais específica, na pré-temporada. Desta forma, eles estarão bem fisicamente já nos primeiros jogos”, disse o preparador físico da equipe, Jayme Cantalice.

A estreia do Macaé na Liga Ouro será diante de sua torcida, no Juquinha. O jogo acontece no dia 3 de março, às 18h (de Brasíilia), contra o São José Basketball.