HOJE
Em segundo
Por Liga Nacional de Basquete
No duelo dos já classificados à próxima fase, Mogi vê San Martín (ARG) abrir 15 pontos, não consegue virada e fica com a vice-liderança do Grupo A da Liga Sul-Americana

Em pleno Hugo Ramos, Mogi foi superado pelo San Martín, que ficou com a liderança do Grupo A com 100% de aproveitamento (Jose Jimenez Tirado/FIBA Américas)
Mogi das Cruzes/Helbor e San Martín (ARG) entraram em quadra nesta quinta-feira na rodada final invictos no Grupo A e já classificados à próxima fase da Liga Sul-Americana. E mesmo jogando em casa, no Ginásio Hugo Ramos, o time brasileiro foi dominado pelo argentino e sofreu a derrota, por 88 a 77. Desta forma, o esquadrão do Alto Tietê ficou com a vice-liderança do Grupo A da competição.
Para sair de quadra com sua terceira vitória em três partidas (100% de aproveitamento) e com a liderança da chave garantida, o clube da cidade de Corrientes (ARG) contou com grande atuação do ala Mateo Bolivar, responsável por 19 pontos, e do ala Miguel Gerlero, com 16 pontos. Pelo lado mogiano, o destaque ficou por conta do ala/pivô Lucas Mariano, que saiu do banco e anotou 20 pontos.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas do duelo entre Mogi e San Martín (ARG)
Antes da decisão do primeiro lugar do grupo, os já eliminados Trouville e Deportes Castro se enfrentaram no Hugo Ramos. Com expressivo duplo-duplo do pivô Nicolás Borsellino, autor de 22 pontos e 11 rebotes, o clube uruguaio se despediu da Liga Sul-Americana 2015 com tranquila vitória sobre os chilenos, pelo placar de 88 a 59.

Autor de 15 pontos, Filipin bem que tentou, mas não conseguiu a virada para o Mogi (Jose Jimenez Tirado/FIBA Américas)
Com o desfecho das partidas do Grupo A, a Liga Sul-Americana terá continuação com os duelos do Grupo B, que acontecerá entre os dias 06 e 08 de outubro, em Bogotá (COL) e terá a presença do anfitrião Piratas de Bogotá, o Vickingos (BOL), Obras Sanitárias (ARG) e Malvin (URU).
O próximo brasileiro a entrar em quadra será o UniCEUB/BRB/Brasília, que entre os dias 13 e 15 deste mês, estará em Santiago (CHI), sede do Grupo C, medindo forças com o dono da casa Colo-Colo, o Atenas (URU) e com o Quilmes de Mar Del Plata (ARG), primeiro adversário da equipe da capital federal.
Depois dos candangos, será a vez do Franca Basquete entrar em quadra pela Liga Sul-Americana. Membro do Grupo D, que terá suas partidas realizadas em Quito (EQU) entre os dias 20 a 22 de outubro, o clube da Capital do Basquete terá como adversários o anfitrião UTE, o Guaros de Lara (VEN) e o Regatas de Lima (PER).
O jogo
A primeira metade do duelo foi difícil para o Mogi. Com muitos erros dos dois lados da quadra, os mogianos viram os visitantes levarem ampla vantagem sobre sua defesa e vencerem o primeiro quarto por 24 a 16. Nada parecia dar certo para os donos da casa no segundo período, em que o time argentino chegou a ter 15 pontos de frente (37 a 22).
Com boas entradas de Larry Taylor e Lucas Mariano, que começaram a partida no banco de reservas, a equipe brasileira reagiu com uma corrida de 11 a 0 e chegou a cortar a margem para quatro tentos (37 a 33). No entanto, uma sequência de contra ataques fez com que o San Martin fechasse o segundo quarto com nove pontos de vantagem, placar de 42 a 33.
O Mogi até começou bem o terceiro quarto e reduziu a diferença para apenas cinco pontos (42 37). Porém, assim como anteriormente, os argentinos ampliaram a margem num piscar de olhos e logo deslancharam no marcador. Tranquilo em quadra e aproveitando os sucessivos erros dos brasileiros, o time visitante ainda contou com mão quente do ala Bolívar, tornou a abrir 15 pontos (57 a 42).
Depois de tentar todas as alterações possíveis e não encontrar um quinteto ideal em quadra, o comandante mogiano Paco García promoveu a entrada do garoto Vitor Lersch, de apenas 20 anos, para a armação da equipe. E o jogo mudou. Mais consciente no ataque, o time da casa emplacou uma corrida de 15 a 4, cortou a diferença para quatro tentos (61 a 57) e foi para os dez minutos finais perdendo por seis pontos: 63 a 57.
Mas quando era a hora de dar o bote, o Mogi voltou a abusar dos erros no ataque e na defesa e viu o time argentino abrir 12 pontos rapidamente (72 a 60). Sob o embalo das bolas de 3 pontos de Filipin, os brasileiros reduziram a margem para oito tentos (74 a 66). No entanto, assim como anteriormente, a reação mogiana não ganhou força, e o San Martín voltou a estender sua vantagem de maneira que ficasse irreversível para os donos da casa.
Confira a tabela completa do Grupo A da Liga Sul-Americana 2015:
29/09 (terça-feira)
San Martin (ARG) 99 x 88 Trouville (URU)
Mogi das Cruzes/Helbor 98 x 63 Deportes Castro (CHI)
30/09 (quarta-feira)
Deportes Castro (CHI) 74 x 93 San Martin (ARG)
Mogi das Cruzes/Helbor 73 x 68 Trouville (URU)
01/10 (quinta-feira)
Deportes Castro (CHI) 59 x 88 Trouville (URU)
Mogi das Cruzes/Helbor 77 x 88 San Martin (ARG)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca