HOJE
Em solo olímpico, enfim
Por Liga Nacional de Basquete
Após 16 anos, o retorno à uma cidade-sede das Olimpíadas. Brasil chega a Londres e inicia preparação final para a disputa por uma medalha no basquete masculino

Será a primeira disputa olímpica para todos os atletas da Seleção Brasileira masculina (Divulgação/CBB)
Depois de 16 anos, a Seleção Brasileira masculina de basquete voltou a desembarcar em uma sede olímpica. O time chegou a Londres nesta segunda-feira (23/07) para começar a reta final de preparação para a estreia nas Olimpíadas. O Brasil está no grupo B da competição, junto com a Austrália, China, Grã-Bretanha, Espanha e Rússia. A estreia acontecerá neste domingo (29/07) contra os australianos, a partir das 7h15, horário de Brasília.
A seleção masculina de basquete pousou na Inglaterra muito bem credenciada após a série de amistosos preparatórios. Com vitórias sobre Argentina e Austrália e jogos muito equilibrados contra os EUA e a França, vários especialistas colocam o Brasil como um dos favoritos a medalhas em 2012.
Caso consiga esse objetivo, a equipe brasileira repetiria o feito alcançado três vezes. O Brasil foi bronze no basquete masculino em 1948 (coincidentemente também em Londres), 1960 (Roma) e 1964 (Tóquio). A missão de comandar o time na primeira disputa olímpica desde 1996 é do argentino Rubén Magnano, medalha de ouro com a Argentina em 2004 (Atenas).
Na chegada, o treinador destacou a importância de a equipe manter o foco, já que será, mesmo para aqueles muito experientes, a primeira oportunidade de disputar os Jogos Olímpicos para todos os jogadores, que nunca sentiram o clima da Vila Olímpica.
“Esses jogadores estão tendo uma oportunidade que milhares tentaram muitas vezes e não conseguiram. Disputar as Olimpíadas é algo fantástico, e eles devem aproveitar. O convívio na Vila Olímpica é muito bom, mas é preciso tomar cuidado, porque lá não é um hotel, a rotina é completamente diferente e cheia de distrações. Já tivemos uma conversa com os jogadores nesse sentido e todos sabem da responsabilidade que terão nesses Jogos”, declarou Magnano.
O time já está instalado na Vila Olímpica e começa a treinar em Londres nesta terça-feira (24/07). Dois dias depois, disputará um amistoso contra a Tunísia com portões fechados a espectadores e à imprensa.
PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA MASCULINA DE BASQUETE
Olimpíadas de Londres
GRUPO A: Argentina, França, Tunísia, EUA, Lituânia e Nigéria
GRUPO B: Austrália, BRASIL, China, Grã-Bretanha, Espanha e Rússia
29 de Julho – BRASIL x Austrália, às 7h15*
31 de Julho – BRASIL x Grã-Bretanha, às 12h45
02 de Agosto – BRASIL x Rússia, às 12h45
04 de Agosto – BRASIL x China, às 12h45
06 de Agosto – BRASIL x Espanha, às 16h00
*todos horários de Brasília
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca