HOJE
Clássico das Multidões
Por Liga Nacional de Basquete
Em um bom momento na temporada, Corinthians e Flamengo se enfrentam pelo NBB CAIXA, em um duelo que envolve mais de 74 milhões de torcedores apaixonados
Corinthians e Flamengo se encontram em um duelo que carrega não apenas o peso de duas camisas históricas, mas também o de duas das maiores torcidas do Brasil. Juntas, são mais de 74 milhões de apaixonados que vivem intensamente cada jogo, seja nas quadras ou nos gramados. É um embate de identidade, tradição e paixão esportiva. Não à toa, é conhecido como o Clássico das Multidões. O jogo acontece nesta sexta-feira (31/10), às 20h, no Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes, e terá transmissão da ESPN e Disney+.

Elinho e Alexey lideram Corinthians e Flamengo, respectivamente, no Clássico das Multidões. Fotos: Beto Miller/Corinthians e Paula Reis/Flamengo
O Corinthians chega empolgado. A equipe alvinegra vem de duas vitórias consecutivas no NBB CAIXA, mostrando evolução sob o comando do técnico Jece Leite, e ainda celebra uma classificação histórica na Liga Sul-Americana de Basquete, conquistada após uma vitória emocionante sobre o Quimsa, da Argentina, decidida apenas na prorrogação. O resultado confirmou o bom momento da equipe e reacendeu o entusiasmo da Fiel também no basquete.
Já o Flamengo chega com status de invicto. O time rubro-negro venceu seus quatro primeiros compromissos na temporada, mantém o 100% de aproveitamento no NBB CAIXA e ainda faturou o Torneio Abertura, demonstrando a força e a profundidade de seu elenco. Sob a batuta do técnico Sergio Hernández, o Mengão continua com seu estilo dominante, mesclando experiência e intensidade em quadra, com nomes que figuram entre os principais do país.
As arquibancadas, mesmo que em Mogi das Cruzes, prometem acompanhar o clima de clássico. No basquete, o impacto das torcidas é menor em número, mas enorme em presença e significado. E se no futebol o Flamengo ostenta a maior torcida do país, com cerca de 43,2 milhões de torcedores, o Corinthians vem logo atrás, com 31,1 milhões, números que ajudam a dimensionar o peso do encontro e o quanto ele movimenta o esporte nacional.
Em quadra, o jogo promete equilíbrio. O Corinthians aposta em intensidade defensiva, transição rápida e no bom momento. O Flamengo, por sua vez, chega embalado pela confiança e pela rotação forte que vem mantendo alto nível desde o início do campeonato. Um duelo que deve testar limites e consolidar tendências nesta fase inicial do NBB CAIXA.
Vantagem rubro-negra
As equipes já se enfrentaram 20 vezes na história do NBB CAIXA, com 16 vitórias do Flamengo (80%) e quatro (20%) do Corinthians.
O primeiro encontro aconteceu no dia 3 de novembro de 2018, quando Marquinhos comandou o ataque com 16 pontos e 67% de aproveitamento nos arremessos do perímetro, e o Flamengo derrotou o Corinthians por 72 a 64. Fuller foi o cestinha do Alvinegro e da partida com 22 pontos.
A primeira vitória do Corinthians ocorreu no primeiro turno (29/12/2020) da temporada 2020/21 do NBB CAIXA por 83 a 69. Fuller foi o destaque do triunfo com 27 pontos, além de quatro rebotes e duas assistências para 19 de eficiência. Yago Mateus foi o maior pontuador do Flamengo, com 13 pontos.
Resultado de maior vantagem: Flamengo 88 x 58 Corinthians (06/04/24– 2º Turno)
Resultado de maior pontuação: Flamengo 98 x 85 Corinthians (18/03/21– 2º Turno)
História nos playoffs
Corinthians e Flamengo já se enfrentam uma vez na história em playoffs. Foi na temporada passada, pelas quartas de final. Após vencer duas vezes na fase regular, o Alvinegro foi superado pelo Rubro-Negro no primeiro jogo da série no Wlamir Marques, igualou na partida seguinte no Rio de Janeiro, mas sofreu duas derrotas consecutivas, sendo eliminado. O armador Alexey Borges foi o destaque do triunfo decisivo por 80 a 78, com 15 pontos, seis assistências e cinco rebotes.
Encontro na Copa Super 8
Corinthians e Flamengo também se enfrentaram uma vez pela Copa Super 8, torneio que reúne os oito melhores colocados no primeiro turno do NBB CAIXA. Em 5 de janeiro de 2020, na Arena Carioca, o Rubro-Negro contou com uma grande atuação de Olivinha para vencer por 86 a 66 e se garantir na semifinal. O ala-pivô registou um duplo-duplo de 24 pontos e 11 rebotes para 36 de eficiência.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten, marca oficial Kappa, e parcerias oficiais Cruzeiro do Sul Virtual, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca