
07/06
12/06
14/06
18/06
26/06
27/06
28/06
29/06
30/06
01/07
02/07

Quem vai comemorar?
Por Juvenal Dias
Na semana de aniversário de Emerson, do Cruzeiro, e de Murilo, do Basket Osasco, um vai ter de presente especial o título da Liga Ouro 2025. Quem terá o desejo atendido ao assoprar velas?
Esta sexta-feira (06/06) será uma data de grande importância, já que definirá o campeão da Liga Ouro 2025 entre Cruzeiro e Basket Osasco e o time que poderá pleitear um lugar na elite do basquete nacional para a próxima temporada. E a data marca uma semana de aniversários de cinco atletas dos dois times. Mas a dúvida é, ao cortar assoprar as velinhas e cortar o bolo, serão os jogadores da Raposa que vão festejar ou os dois da Coruja?

Emerson, do Cruzeiro, partindo para a cesta contra a marcação de Murilo, do Basket Osasco. Foto: Arthur Lobo/Cruzeiro Basquete
Como um momento de celebração do retorno da Liga Ouro ao calendário do basquete nacional, a coroação ocorrerá nesta sexta-feira no Ginásio Poliesportivo de Itatiaiuçu, a partir das 20h, com transmissão da ESPN, Disney+ e NBB BasquetPass. A dúvida é por saber quem será o dono da festa, se o Cruzeiro, que abriu dois a zero na série e não perdeu em seus domínios na competição, ou o Basket Osasco, que não se entregou para empatar em dois a dois e vai com a moral mais elevada na busca do campeonato.
Alguns dos jogadores que estarão em quadra já têm um motivo para celebrar, que é a passagem de mais um ano em suas vidas. Porém, conquistar a Liga Ouro vai ser um motivo a mais para a celebração no vestiário e com seus familiares. No dia 02, Alê Ludwig, ala/pivô do Cruzeiro, completou 24 anos na mesma data do empate osasquense. Já o armador Túlio Souza vai completar 20 um dia depois da final, no sábado (07). Além deles, o ala Emerson fez 22 anos no último dia 03.
Natural de Belo Horizonte, Emerson está na idade limite para outra competição organizada pela Liga Nacional de Basquete que terá uma nova edição começando dia 26 deste mês de junho, a Liga de Desenvolvimento de Basquete. Pela competição de base, Emerson já atuou em três edições, a última com o Cruzeiro e poderá jogar essa, o que significaria alguns dias entre uma eventual comemoração do título e de seu aniversário e a estreia. Pela Liga Ouro, atuou nos 17 jogos do time, atuando como um jovem promissor que vem ganhando minutagem, com médias de quase 17 minutos, 5,5 pontos, e 3,6 rebotes para uma eficiência de 7,2.
“Diferente de Itatiaiuçu, onde conseguimos fazer dois bons jogos defensivos lá, conseguindo tirar o volume do Harrys, principalmente, no jogo quatro, em Osasco, o Murilo foi um fator diferente, que não estávamos esperando. Será uma guerra, literalmente uma guerra. Falo por todos aqui do nosso time do Cruzeiro que queremos esse título mais que qualquer um e vamos dar além do nosso máximo para pegar levar o título na sexta-feira, aproveitado do nosso mando de quadra, não perdemos nenhum jogo ainda na temporada lá e não vai ser na sexta-feira”, decretou Emerson.

Murilo indicando a direção para a jogada do companheiro de Basket Osasco, com a marcação de Emerson, do Cruzeiro. Foto: Yuri Reuters/ LNB
A dica de um dos aniversariantes do Basket Osasco já vem da fala do adversário. Murilo, natural de Mogi das Cruzes, que vai completar 23 anos justamente na sexta-feira mencionada por Emerson. Com quatro LDBs em seu currículo e vencedor da edição de 2024 com o Paulistano/CORPe, o ala/pivô não poderá defender o título justamente por ultrapassar a idade máxima nessa sexta-feira. Depois dessa conquista, Murilo teve um ano de mudanças de casa, tendo atuado no NBB CAIXA pelo time que o revelou nas categorias de base e pelo Desk Manager Mogi Basquete, antes de atuar por 11 dos 16 jogos do Basket Osasco na Liga Ouro. Tem médias de pouco mais de 24 minutos em quadra, 7,7 pontos e 5,4 rebotes para uma eficiência de 9,2 e foi um dos destaques no jogo 4.
“Buscamos um ponto falho na defesa deles e estudamos durante os dias sobre esse ponto falho deles, então insistimos em cima desse ponto falho e de certo. Agora o foco total vencer de ser lá, sabemos que vai ser um jogo duro, que vamos estar na casa dos caras, e, mesmo assim, vamos estar com a mentalidade de ser campeão”, avaliou o jovem aniversariante do dia. Além de Murilo, o outro aniversariante da semana do time paulista é Crespo Jr, ala que completou 27 anos no dia 04.
Emerson, do Cruzeiro, garantiu que o maior presente que já recebeu do basquete são outros valores, mas não nega que poder comemorar com um atraso bem-vindo se vier com uma vitória. “Não vou falar que o título seria o maior, porque o maior presente que o basquete me deu na minha vida foi as relações de amizade, poder fazer o que eu amo da minha vida. Mas que vai ser um baita de um presente, com certeza vai ser, com certeza vai ser um grande presente. E eu espero receber esse presente na sexta-feira, com certeza”.
Já Murilo vai precisar estragar os planos de comemoração cruzeirense para ter um presente que considera sem comparação. “Será um presente igualável, acho que não vai ter nem comparação com qualquer presente, se a vitória vier. Vou juntar com a galera e falar: ‘rapaziada, vai ser meu aniversário, quero esse presente.’ Sei que vai ter aniversário também do outro lado, mas não me importo de fazer a festa na casa deles, então, vou querer esse presente, retribuir para o rapaziada aqui, de ser campeão no meu aniversário”.
Parabéns a todos esses jovens que vão despontando e buscando um lugar de destaque. Se, nesse jogo 5, derem seu máximo em quadra, quem vai receber um bom presente será o basquete nacional, independente de quem for o campeão. Para eles, estar em quadra e viver do esporte já é motivo para celebrar.
A Liga Ouro é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com parceria oficial do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, patrocínios da Caixa Econômica Federal e Penalty e apoio oficial Genius Sports.