HOJE
Em grande estilo
Por Liga Nacional de Basquete
Na partida que marcará a segunda transmissão online, Flamengo retorna ao NBB após título continental e faz nova reedição da última final diante do Uberlândia
O Flamengo retornará em grande estilo ao NBB. Depois de conquistar o inédito título da Liga das Américas, no último sábado, a equipe rubro-negra fará a reedição da última final da competição nacional frente ao Unitri/Magazine Luiza, na partida que marcará a segunda transmissão online do maior campeonato de basquete do país. O duelo será realizado nesta quinta-feira, às 20 horas (de Brasília), no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro.
O jogo, que será transmitido ao vivo através do Tempo Real do site da LNB (www.lnb.com.br/tempo-real), marcará mais um reencontro entre os dois últimos finalistas do NBB. Após decidirem o título da temporada 2012/2013 do campeonato nacional, cariocas e mineiros já se enfrentaram em duas oportunidades. E em ambas as oportunidades o clube da Gávea levou a melhor.
No duelo válido pelo primeiro turno da atual edição do NBB, o Flamengo saiu vitorioso, mesmo atuando em solo uberlandense, pelo placar de 101 a 95, com grandes desempenhos de Laprovittola e Meyinsse. Na ocasião, o argentino anotou 29 pontos e ainda distribuiu dez assistências, enquanto que o norte-americano não errou um arremesso sequer e deixou a quadra com 25 tentos marcados.
Depois disso, as equipes se encontraram pela segunda fase da Liga das Américas 2014, em Xalapa, no México, com nova vitória rubro-negra, por 101 a 81, desta vez com grandes desempenhos de Olivinha e Marquinhos, autores de 23 e 21 pontos, respectivamente. Agora, nesta quinta-feira, Flamengo e Uberlândia voltarão a se enfrentar, em partida importante para a campanha de ambos os times na reta final da fase de classificação do NBB.
“Precisamos ter bastante atenção nos pontos fortes do Flamengo. Sabemos que o Marcelinho e o Marquinhos são caras que vão chamar mais o jogo e temos que estar atentos a isso. Naquele jogo no México, o placar estava bem parelho, mas tivemos um momento ruim e o Flamengo conseguiu deslanchar. Enquanto isso, na partida do NBB, eles tiveram uma grande noite, inclusive com o Meyinsse imparável. Para o jogo desta quinta, temos que controlar mais o jogo e aproveitar as melhores bolas do nosso time”, explicou o técnico uberlandense João Batista, que tentará fazer com que a sua equipe quebre uma sequência de seis derrotas consecutivas frente ao Flamengo.
Apesar de estar isolado na liderança da competição, os atuais campeões do NBB e da Liga das Américas ainda não asseguraram o posto. Mas a confirmação pode vir nesta quinta-feira. Caso vença o confronto diante dos mineiros e o vice-líder Paulistano/Unimed seja derrotado pelo Minas Tênis Clube, em partida que também será realizada nesta quinta-feira, às 20 horas (de Brasília), os comandados do técnico José Neto garantirão o primeiro lugar e consequentemente o mando de quadra em todas as séries que disputar nas Finais.
Se vencer, o Flamengo, atualmente com 22 vitórias em 27 partidas disputadas (81,5% de aproveitamento), chegaria a 23 triunfos e mesmo com mais quatro partidas ainda a fazer já estaria com a ponta da tabela nas mãos. Isso porque o Paulistano também soma 22 resultados positivos, mas em 30 jogos realizados (73,3% de aproveitamento). Então, com apenas mais dois jogos por fazer, o clube da capital paulista pode atingir no máximo 24 vitórias e em caso de derrota diante do Minas esse número cairia para 23 – em caso de empate, os cariocas levam a melhor.
“Voltamos a treinar hoje. É difícil voltar de um titulo tão importante, mas nosso objetivo é ganhar tudo. Acho que quando falamos de Flamengo, tudo que entramos para disputar é para ganhar. O primeiro objetivo foi concluído e esse próximo jogo deixa a gente bem perto da ponta da tabela de classificação. Não podemos dar bobeira”, disse o armador flamenguista Gegê.
Enquanto isso, do outro lado, Uberlândia ainda busca uma vaga no G-4. Depois de vencer seus últimos dois compromissos, frente a Winner/Kabum/Limeira e Espírito Santo Basquete, o esquadrão do Triângulo Mineiro subiu para a quinta posição na tabela de classificação e colou no grupo dos quatro primeiros colocados.
Com 19 triunfos em 30 partidas disputadas (63,3% de aproveitamento), a equipe dirigida pelo técnico João Batista precisa vencer seus dois jogos restantes – o outro jogo será diante do Macaé no sábado – e torcer por um tropeço do Pinheiros/SKY, que ocupa o quarto lugar, para garantir vaga direto na fase de quartas de final.
“Desde que cheguei, venho trabalhando essa ideia com os jogadores de terminarmos no G-4. A gente sabe que teremos dois jogos duros (Flamengo e Macaé), mas estamos preparados para tentar bater esses dois adversários. Caso a gente consiga buscar essa quarta posição, teremos uma grande chance de descansar e treinar. Seria muito importante para nós estar entre os quatro primeiros e vamos em busca disso, mas se não conseguirmos também estamos preparados para disputar as oitavas de final”, concluiu o técnico João Batista.