HOJE
Emoção de sobra
Por Liga Nacional de Basquete
Em partida decidida apenas na 2ª prorrogação, Uberlândia bate Minas e larga na frente na decisão do Campeonato Mineiro; equipes voltam a duelar nesta quarta-feira

Uberlândia contou com boa atuação do norte-americano Caleb Brown para ficar com a vitória (Orlando Bento/Minas)
O primeiro jogo da decisão do Campeonato Mineiro 2014 teve emoção de sobra e foram necessárias duas prorrogações para um vencedor ser decretado. Na noite desta terça-feira (14/10), atuando em casa, no Ginásio Homero Santos (UTC), em Uberlândia, o Unitri/Pilhas Energizer bateu o Minas Tênis Clube, pelo placar de 101 a 98, depois de 50 minutos de partida, e largou na frente na decisão do estadual.
Com o esquadrão do Triângulo Mineiro em vantagem por 1 a 0, as equipes voltarão a se enfrentar nesta quarta-feira, às 20 horas (de Brasília), novamente no Ginásio Homero Santos (UTC). A decisão do Mineiro 2014 é disputada em uma melhor de cinco jogos e, por terem feito melhor campanha na primeira fase, os uberlandenses têm a vantagem do mando de quadra.
Durante os três primeiros quartos, os visitantes apresentaram mais regularidade, controlaram a ponta do placar e chegaram para os dez minutos finais do duelo em vantagem (55 a 53). No último período, Uberlândia contou com o embalo da torcida e a precisão de Gruber para manter a disputa em aberto. Com um tiro de três pontos certeiro, o ala/pivô deixou os donos da casa na frente (71 a 70), com pouco mais de um minuto para o fim do jogo.
Depois de perder a liderança, o clube de Belo Horizonte não se abalou e não só voltou a ficar em vantagem como abriu três pontos (76 a 73). Mas Gruber tornou a aparecer bem e, com mais um arremesso longo convertido, levou a decisão para a prorrogação (76 a 76). Com destaque para Hélio, Uberlândia chegou a colocar quatro pontos de frente no primeiro tempo extra, mas desta vez foi o Minas que reagiu e o confronto se encaminhou para a segunda prorrogação.
Mais consistente e apresentando menos erros, principalmente nos lances livres, Uberlândia se mostrou mais tranquilo durante os cinco minutos do segundo tempo extra. Desta maneira, a equipe dirigida pelo técnico Arturo Alvarez manteve uma diferença confortável, confirmou o triunfo depois de muita emoção e fez a festa ao lado de sua sempre barulhenta torcida.
Um dos reforços do Uberlândia para a temporada 2014/2015, o armador norte-americano Caleb Brown ficou em quadra por mais de 45 minutos e foi o cestinha do jogo, com 24 pontos, sendo 11 deles durante as duas prorrogações. Autor de cestas decisivas, Gruber também teve boa exibição e deixou a quadra com 22 pontos – 14 no último quarto. Pelo lado do Minas, os principais destaques foram o ala Alex e o ala/armador norte-americano Robby Collum, responsáveis por 23 e 21 pontos, respectivamente.
Confira o calendário completo da decisão do Campeonato Mineiro 2014:
Unitri/Pilhas Energizer 1 x 0 Minas Tênis Clube
Jogo 1 – Uberlândia 101 x 98 Minas
Jogo 2 – 15/10 (quarta-feira), às 20 horas, no Ginásio do UTC (Uberlândia)
Jogo 3 – 21/10 (terça-feira), às 19 horas, na Arena Minas (Belo Horizonte)
Jogo 4* – 22/10 (terça-feira), às 19 horas, na Arena Minas (Belo Horizonte)
Jogo 5* – 25/10 (sábado), às 18 horas, no Ginásio do UTC (Uberlândia)
*Se necessário
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca