HOJE
Emoção de sobra
Por Liga Nacional de Basquete
Rio Claro e Pinheiros reeditam confronto decidido na prorrogação no primeiro turno, neste sábado, com transmissão ao vivo da RedeTV!; confira curiosidades da partida
Rio Claro Basquete x EC Pinheiros – Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro (SP) – sábado – dia 12 de março, às 16:30 (horário de Brasília)

As duas equipes fizeram jogo emocionante pelo primeiro turno, com vitória do Rio Claro, por 96 a 90, na prorrogação (Ricardo Bufolin/Divulgação)
Jogaço!
As duas equipes já se confrontaram nesta temporada, em partida válida pelo primeiro turno do NBB. Melhor para o Rio Claro, que na prorrogação, bateu o Pinheiros, fora de casa, por 96 a 90. Destaque para as belas atuações de Gui Deodato, com 26 pontos, dois rebotes e duas assistências, e Eric Tatu, com 25 pontos, quatro sobras e três assistências.
Histórico recente
Rio Claro e Pinheiros se enfrentaram apenas três vezes na história do NBB. A vantagem rio-clarense é mínima, com duas vitórias, contra apenas uma do rival.
A fase é boa!
Apesar do tropeço dentro de casa em seu último jogo, diante do Caxias, o elenco comandado por Dedé Barbosa vem se apresentando muito bem. Em suas oito partidas anteriores, são seis vitórias e apenas duas derrotas para a equipe, que vem ganhando posições no NBB.

Com média de 15,0 pontos por partida, Gui Deodato vive a melhor temporada de sua vida no NBB (João Pires/LNB)
Contem com ele!
Grande parte do bom desempenho rio-clarense se deve a Gui Deodato. Em sua primeira temporada com o uniforme alviazul, o jovem ala tem suas melhores médias no NBB. São 15,0 pontos, 2,9 rebotes, 2,6 assistências e 1,6 roubos por partida. Apesar da derrota, por 75 a 74, para o Caxias, na última partida da equipe, o atleta se destacou ao anotar 27 pontos (sua melhor marca nesta edição).
Evolução incrível
Do outro lado da quadra, quem também vive uma temporada mágica, é Lucas Dias. O ala do Pinheiros elevou seu jogo de forma notável. Se compararmos à edição passada, o atleta teve 4,1 pontos, 2,5 rebotes e 0,5 assistências de média, nesta, são 15,2 pontos, 5,4 rebotes e 2,0 assistências por partida.
Lá no alto
Com média de 8,40 rebotes por partida, o ala/pivô Teichmann, do Rio Claro, é o vice-líder no quesito nesta temporada. Nos 25 jogos que realizou nesta edição, o atleta alcançou em 11 os dois dígitos no fundamento, além de estabelecer seu recorde pessoal, diante do Basquete Cearense, onde registrou 16 sobras.
Ganhando moral
O ala/armador Humberto, do Pinheiros, vem de duas partidas fantásticas. Contra o Macaé, o jovem atleta anotou 17 pontos e foi fundamental na vitória de sua equipe. Na partida seguinte, diante do líder Flamengo, foram 25 pontos (seu recorde pessoal no NBB), além de seis rebotes e seis assistências.
Garrafão pesado
Mineiro (2,13m), Renan (2,07m) e Lucas Dias (2,07m) fazem parte do quinteto titular pinheirense. Não atoa, a equipe lidera esta temporada em dois aspectos muito físicos, rebotes e tocos. Com média de 39,38 sobras e 3,63 tocos por partida, o Pinheiros comprova sua força na zona pintada.
Defesa, defesa
Quarta melhor defesa da competição, com média de 73,56 pontos sofridos por partida, o Rio Claro vem apostando em seu sistema sólido para melhorar seus resultados. Na sequência de seis derrotas que a equipe teve no começo temporada, o time sofreu em média 81,33 pontos. Já nos últimos oito jogos, com seis vitórias e apenas dois resultados negativos, são 70,00 pontos sofridos por confronto.

Na temporada 2012/2013, Fernando Penna defendeu o Pinheiros por 34 partidas (Fabrício de Lima/Divulgação)
Reencontro
O armador Fernando Penna, do Rio Claro, já defendeu o uniforme do Pinheiros. Na temporada 2012/2013, o atleta realizou 34 jogos pela equipe da capital paulista.
De tudo um pouco
Além dos já citados rebotes e tocos, o Pinheiros está presente no Top 5 em outros quatro quesitos estatísticos. São eles: Pontos – 82,38 PPJ (4º); Arremessos de 2 pontos convertidos – 22,17 A2C (2º); Lances Livre convertidos – 17,79 LLC (2º); Eficiência – 94,42 EPJ (5º).
Falta um
Dedé, ala do Rio Claro, precisa de mais um arremesso de 3 pontos convertido para atingir 400 na carreira dentro do NBB.
Recordistas
Três atletas do Rio Claro têm recordes pessoais alcançados diante do Pinheiros. Confira:
Eric Tatu: Nesta temporada, o armador anotou 25 pontos, na vitória do Rio Claro, por 96 a 90.
Daniel Alemão: Na temporada 2013/2014, quando atuava pelo Mogi, o pivô pegou 19 rebotes, na derrota de seu time, por 88 a 80.
Fernando Penna: No Jogo 2 das oitavas de final da temporada 2009/2010, quando atuava pelo Paulistano, o armador converteu oito arremessos de 2 pontos, na derrota de sua equipe, por 94 a 92.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca