HOJE
Emoção de sobra
Por Liga Nacional de Basquete
Rio Claro e Pinheiros reeditam confronto decidido na prorrogação no primeiro turno, neste sábado, com transmissão ao vivo da RedeTV!; confira curiosidades da partida
Rio Claro Basquete x EC Pinheiros – Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro (SP) – sábado – dia 12 de março, às 16:30 (horário de Brasília)
Jogaço!
As duas equipes já se confrontaram nesta temporada, em partida válida pelo primeiro turno do NBB. Melhor para o Rio Claro, que na prorrogação, bateu o Pinheiros, fora de casa, por 96 a 90. Destaque para as belas atuações de Gui Deodato, com 26 pontos, dois rebotes e duas assistências, e Eric Tatu, com 25 pontos, quatro sobras e três assistências.
Histórico recente
Rio Claro e Pinheiros se enfrentaram apenas três vezes na história do NBB. A vantagem rio-clarense é mínima, com duas vitórias, contra apenas uma do rival.
A fase é boa!
Apesar do tropeço dentro de casa em seu último jogo, diante do Caxias, o elenco comandado por Dedé Barbosa vem se apresentando muito bem. Em suas oito partidas anteriores, são seis vitórias e apenas duas derrotas para a equipe, que vem ganhando posições no NBB.
Contem com ele!
Grande parte do bom desempenho rio-clarense se deve a Gui Deodato. Em sua primeira temporada com o uniforme alviazul, o jovem ala tem suas melhores médias no NBB. São 15,0 pontos, 2,9 rebotes, 2,6 assistências e 1,6 roubos por partida. Apesar da derrota, por 75 a 74, para o Caxias, na última partida da equipe, o atleta se destacou ao anotar 27 pontos (sua melhor marca nesta edição).
Evolução incrível
Do outro lado da quadra, quem também vive uma temporada mágica, é Lucas Dias. O ala do Pinheiros elevou seu jogo de forma notável. Se compararmos à edição passada, o atleta teve 4,1 pontos, 2,5 rebotes e 0,5 assistências de média, nesta, são 15,2 pontos, 5,4 rebotes e 2,0 assistências por partida.
Lá no alto
Com média de 8,40 rebotes por partida, o ala/pivô Teichmann, do Rio Claro, é o vice-líder no quesito nesta temporada. Nos 25 jogos que realizou nesta edição, o atleta alcançou em 11 os dois dígitos no fundamento, além de estabelecer seu recorde pessoal, diante do Basquete Cearense, onde registrou 16 sobras.
Ganhando moral
O ala/armador Humberto, do Pinheiros, vem de duas partidas fantásticas. Contra o Macaé, o jovem atleta anotou 17 pontos e foi fundamental na vitória de sua equipe. Na partida seguinte, diante do líder Flamengo, foram 25 pontos (seu recorde pessoal no NBB), além de seis rebotes e seis assistências.
Garrafão pesado
Mineiro (2,13m), Renan (2,07m) e Lucas Dias (2,07m) fazem parte do quinteto titular pinheirense. Não atoa, a equipe lidera esta temporada em dois aspectos muito físicos, rebotes e tocos. Com média de 39,38 sobras e 3,63 tocos por partida, o Pinheiros comprova sua força na zona pintada.
Defesa, defesa
Quarta melhor defesa da competição, com média de 73,56 pontos sofridos por partida, o Rio Claro vem apostando em seu sistema sólido para melhorar seus resultados. Na sequência de seis derrotas que a equipe teve no começo temporada, o time sofreu em média 81,33 pontos. Já nos últimos oito jogos, com seis vitórias e apenas dois resultados negativos, são 70,00 pontos sofridos por confronto.
Reencontro
O armador Fernando Penna, do Rio Claro, já defendeu o uniforme do Pinheiros. Na temporada 2012/2013, o atleta realizou 34 jogos pela equipe da capital paulista.
De tudo um pouco
Além dos já citados rebotes e tocos, o Pinheiros está presente no Top 5 em outros quatro quesitos estatísticos. São eles: Pontos – 82,38 PPJ (4º); Arremessos de 2 pontos convertidos – 22,17 A2C (2º); Lances Livre convertidos – 17,79 LLC (2º); Eficiência – 94,42 EPJ (5º).
Falta um
Dedé, ala do Rio Claro, precisa de mais um arremesso de 3 pontos convertido para atingir 400 na carreira dentro do NBB.
Recordistas
Três atletas do Rio Claro têm recordes pessoais alcançados diante do Pinheiros. Confira:
Eric Tatu: Nesta temporada, o armador anotou 25 pontos, na vitória do Rio Claro, por 96 a 90.
Daniel Alemão: Na temporada 2013/2014, quando atuava pelo Mogi, o pivô pegou 19 rebotes, na derrota de seu time, por 88 a 80.
Fernando Penna: No Jogo 2 das oitavas de final da temporada 2009/2010, quando atuava pelo Paulistano, o armador converteu oito arremessos de 2 pontos, na derrota de sua equipe, por 94 a 92.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.