HOJE
Emoção de sobra!
Por Liga Nacional de Basquete
Sérvia abre 14 pontos de frente, vê Croácia reagir no período final, mas mostra frieza para vencer clássico do leste europeu e avançar às semifinais dos Jogos do Rio

Com atuação crucial de Bogdan Bogdanovic, Sérvia venceu de maneira emocionante e segue na briga por uma medalha (FIBA/Divulgação)
A Sérvia é a última semifinalista dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. No último duelo desta quarta-feira (17/08) na Arena Carioca 1, o time sérvio venceu o clássico do leste europeu contra a Croácia, pelo placar de 86 a 83, e garantiu um lugar entre os quatro melhores colocados da maior competição esportiva do planeta.
E agora? Na luta por um lugar na grande decisão olímpica, a Sérvia desafiará a Austrália, na próxima sexta (19/08), às 19 horas (de Brasília). No confronto entre os dois times na primeira fase, os australianos levaram a melhor, por 95 a 80.
Bogdanovic de um lado… O grande destaque da vitória sérvia ficou por conta de Bogdan Bogdanovic. Em sua melhor atuação nos Jogos Olímpicos do Rio, o jovem ala de 24 anos totalizou 18 pontos. O ponto alto da atuação dele foi durante a arrancada da Sérvia no terceiro quarto, ao marcar 14 pontos na parcial.
+ Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida
…Bogdanovic do outro: Pelo time croata, o destaque ficou por conta de Bojan Bogdanovic. “Xará” do cestinha sérvio, o camisa 44 foi o maior pontuador do jogo, com 28 pontos, e se despediu dos Jogos Olímpico com a maior média do torneio – 25,3 pontos por jogo.
Chefe é chefe: Principal jogador da Sérvia, o armador Milos Teodosic recebeu forte marcação dos croatas todo o tempo. Mas isso não impediu que o talentoso camisa 4 terminasse a partida com dez assistências na conta. Além disso, o jogador converteu um arremesso de três pontos seguido de falta durante o último quarto, fundamental para sua equipe se manter em vantagem durante a reação croata.
12 de cada: Os pivôs Miroslav Raduljica e Nikola Jokic também foram personagens importantes para a vitória da Sérvia, ao anotarem 12 pontos cada. Outro nome fundamental para o êxito do selecionado sérvio foi o armador Stefan Markovic, que também marcou 12 pontos.

Na cabeça: Raduljica aplicou linda enterrada sobre o rival Dario Saric na partida (FIBA/Divulgação)
Atuação notável: Um dos principais prospectos do basquete mundial, o ala croata Mario Hezonja teve sua melhor atuação nos Jogos Olímpicos nesta quarta. Com direito a grandes lances individuais, o jogador de apenas 19 anos deixou a quadra com 16 pontos e oito rebotes.
Lá e cá: O equilíbrio predominou no primeiro quarto. Com boas tramas ofensivas, a Sérvia liderou o placar desde o início, mas em todo o momento com os croatas na cola. Uma bola de três pontos de Bojan Bogdanovic nos instantes finais do período cortou a vantagem dos sérvios para apenas um ponto (20 a 19).
Jogo truncado: Depois de um primeiro quarto aberto e com ótimos aproveitamentos ofensivos, o duelo mudou no segundo período. As defesas passaram a prevalecer e a partida ficou truncada. Após algumas trocas de liderança, a Croácia viveu um melhor momento no final da parcial e, com cinco pontos seguidos de Bojan, abriu seis de frente (38 a 32).
Só deu Sérvia: A Sérvia voltou com tudo do intervalo e dominou completamente o terceiro quarto. Com sua defesa anulando o ataque croata e seu ataque fluindo com tranquilidade, a equipe do técnico Sasha Djordevic venceu a parcial por 34 a 14 e não só virou o jogo como ainda abriu 14 pontos de frente (66 a 52). Destaque para Bogdan Bogdanovic, autor de 14 pontos no período.
Reação croata: Sem abaixar a cabeça, a Croácia mudou o cenário do jogo e os instantes finais foram dramáticos. Com destaque para boas jogadas de Krunoslav Simon e também para sua ótima defesa, os croatas mostraram grande poder de reação e, após um tiro de três convertido por Hezonja, a diferença no placar caiu para três pontos (74 a 71), com quatro minutos para o fim.
Nos lances livres: O placar seguiu parelho até os instantes finais e a decisão veio em um “jogo de xadrez” nos lances livres. Para não deixar o cronômetro correr, a Croácia passou a parar o jogo com faltas. DO outro lado, para não ter a chance de tomar uma bola de três, a Sérvia fez o mesmo. Ao todo foram 20 tiros livres cobrados nos últimos 27 segundos.
Não sentiram a pressão: Quatro diferentes jogadores da Sérvia foram à linha do lance livre nos segundos finais e o aproveitamento foi fantástico (9/10). Jokic converteu quatro, Teodosic e Raduljica dois cada e apenas Markovic errou uma de suas duas tentativas.

Alegria de um lado, tristeza do outro: croatas não esconderam decepção com a dramática derrota (FIBA/Divulgação)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca