#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Emoção e superação

Brasília BRA 79
x
78 Coop/São José Basketball SJO
17
1ºQ
X
28
23
2ºQ
X
13
22
3ºQ
X
14
17
4ºQ
X
23

Ginásio da ASCEB

25 de novembro de 2014

Mesmo sem Fúlvio, Arthur e Giovannoni, Brasília resiste à pressão do São José, vence de maneira dramática e põe fim à sequência de quatro derrotas consecutivas no NBB 7

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
79
X
78
79
PTS
78
5
A3C
5
24
A2C
23
16
LLC
17
47
RT
37
9
ASS
12

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Depois de quatro derrotas consecutivas, o UniCEUB/BRB/Brasília voltou a sentir o gosto da vitória na sétima edição do NBB. Mesmo atuando sem três de seus principais jogadores – Fúlvio, Arthur e Guilherme Giovannoni, todos lesionados – a equipe do Distrito Federal superou todas as adversidades e levou a melhor sobre o São José/Unimed, em casa, no Ginásio da ASCEB, pelo placar de 79 a 78.

Com o resultado, o time brasiliense chegou ao seu segundo triunfo em seis partidas na temporada 2014/2015 do maior campeonato do país (33,3% de aproveitamento). Enquanto isso, os joseenses, que perderam a chance de permanecer no G-4, conheceram sua terceira derrota seguida na competição e agora somam quatro triunfos em sete jogos (57,1% de aproveitamento).

+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

Para colocar fim ao seu jejum de vitórias no NBB 7, o Brasília contou com grande atuação do ala/armador norte-americano Darrington Hobson, responsável por 22 pontos, oito rebotes e cinco assistências. Quem também merece destaque pelo lado da equipe do Distrito Federal é o pivô Cipolini, que beirou o duplo-duplo ao registrar 16 pontos e apanhar nove rebotes.

Pelo lado do São José, que ainda não venceu atuando como visitante na atual temporada do NBB (três derrotas em três partidas), os maiores pontuadores foram o ala norte-americano naturalizado jordaniano Jimmy Baxter, autor de 21 pontos e sete rebotes, o pivô Caio Torres, que deixou a quadra com 19 pontos e cinco rebotes na conta, além do ala Betinho, que saiu do banco e anotou 13 pontos e cinco roubos de bola.

Após seu reencontro com a vitória, o Brasília tentará manter o embalo no NBB 7 no próximo domingo (30/11), novamente no Ginásio da ASCEB, diante do Minas Tênis Clube, às 11 horas, em partida adiada por conta da participação candanga na Liga Sul-Americana 2014. Por sua vez, o São José terá pela frente o Basquete Cearense, nesta quinta-feira (27/11), no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), às 19 horas (de Brasília), ao vivo no SporTV.

+Clique aqui e confira a tabela de jogos completa da temporada 2014/2015 do NBB

O jogo

O duelo teve seu início truncado, muito por conta da intensidade das duas defesas. Nos primeiros minutos, o São José conseguiu se sobressair e ficar à frente no placar e inclusive abrir seis pontos de diferença (15 a 9) com cinco minutos de jogo. Baseando seu jogo em seus homens de garrafão, principalmente Caio Torres, autor de sete pontos, o esquadrão joseense venceu o período inicial, por 28 a 17.

Os candangos entraram no segundo quarto com outro espírito e, liderados pelo armador norte-americano Darrington Hobson, emplacou uma sequência de 13 a 4, reduzindo, assim, a frente adversária para apenas quatro pontos (32 a 30). A partir daí, os paulistas seguiram pressionados pelos donos da casa, que chegaram a empatar o duelo no último minuto (38 a 38).

Com tudo igual no placar, o ala Betinho acertou uma bola de 3 pontos e deixou o time do Vale do Paraíba na frente novamente (41 a 38), mas Hobson novamente apareceu e fez uma bela jogada que terminou com uma cravada do pivô Alírio, que deu números finais a primeira metade do duelo, com placar de 41 a 40 favorável ao São José.

Logo na volta do intervalo, o Brasília passou à frente no placar pela primeira vez no jogo após dois lances livres do pivô Cipolini (42 a 41). A partir deste momento, as duas equipes passaram a revezar na liderança do marcador e o jogo ficou ‘lá e cá’. No entanto, os donos da casa emplacaram uma impressionante sequência de 10 a 0 em pouco mais de três minutos e colocaram oito pontos de frente (58 a 50), diferença esta que terminou em sete tentos ao final do terceiro quarto (62 a 55).

Os comandados do técnico José Vidal conseguiram segurar a boa vantagem durante grande parte do último período e mantê-la na casa dos sete pontos. Mas o São José não estava morto. Aos poucos, o time paulista foi tirando a diferença, contando com boas participações de Caio Torres, Jimmy Baxter e Andre Laws, essenciais para que a vantagem candanga sumisse e fosse para apenas um ponto (73 a 72), com pouco mais de um minuto para o fim.

Com quatro pontos consecutivos, o Brasília viu sua vitória ficar mais próxima ao colocar cinco pontos de frente restando menos de um minuto para o apagar das luzes (77 a 72), mas Jimmy Baxter acertou uma bola de 3 pontos rápida no ataque e deixou os joseenses com dois pontos atrás, com menos de 30 segundos no relógio (77 a 75).

Quando teve a bola em mãos, os donos da casa desperdiçaram sua finalização com Hobson e deram a chance do São José empatar ou virar o jogo. Através de uma falta sofrida pelo ala Laws, os joseenses foram para a linha dos lances livres, no entanto, o camisa 4 não estava com a pontaria certeira e errou as duas tentativas, o que deu a chance do Brasília pegar o rebote e concretizar seu triunfo.

Destaque do jogo, Darrington Hobson sofreu uma falta rápida dos adversários e foi para a linha dos lances livres, mas, ao contrário de seu compatriota do São José, mostrou que estava com a mão na forma e converteu os dois tiros livres, deixando, assim, a diferença do Brasília em quatro tentos (79 a 75), restando quatro segundos para o fim. Mesmo com o cronômetro zerando, o pivô da equipe joseense Caio Torres acertou uma bola de 3 pontos no estouro, mas que não comprometeu o grande triunfo brasiliense na sétima rodada do NBB 7, por 79 a 78.