
26/02
03/03
04/03
06/03
07/03
09/03
11/03
13/03
22/03

Emoção até o fim


Gin. Antonio Prado Jr
Por Liga Nacional de Basquete
Com grande atuação de Aquiles, Pinheiros vence partida equilibrada contra o Curitiba Basquete e conquista oitava vitória na LDB; paulistas seguem invictos
Por Liga Nacional de Basquete


EC Pinheiros e Curitiba Basquete/Círculo Militar do Paraná fizeram uma partida equilibrada do início ao fim nesta sexta-feira (24/11). Depois de 40 minutos de muita emoção, o time da capital paulista levou a melhor, por 70 a 68, e se manteve invicto no Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete.
O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
O cara: Em sua melhor atuação na LDB, o ala Aquiles foi o destaque da vitória pinheirense. Com a mão quente, o camisa 20 acertou quatro arremessos de três pontos em quatro tentativas e foi o cestinha do jogo, com 21 pontos. O jogador ainda garantiu um duplo-duplo ao apanhar dez rebotes.
Fala aí: “Temos o objetivo de fechar essa primeira fase com 100% de aproveitamento e sabíamos que hoje seria um jogo duro. Estamos com alguns caras machucados e o time mostrou sua força mais uma vez. Foi uma vitória muito importante, não só pelo resultado em si mas também pela moral que levamos”, disse Aquiles.
100% Pinheiros: Esta foi a oitava vitória do Pinheiros em jogos disputados e a equipe segue na liderança da LDB, ao lado do Paulistano/Corpore. Também já classificado para a fase final, o time do Paraná soma agora campanha de 50% de aproveitamento, com quatro triunfos em oito partidas, e ocupa a quinta posição.
Derby decisivo: O último compromisso do Pinheiros na fase de classificação será justamente diante do Paulistano, em um duelo que valerá a liderança da competição. A partida será a última da rodada deste sábado, às 18 horas, no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (SP).
Fala aí: “Pinheiros e Paulistano é um clássico e os números mostram que são as duas melhores equipes da competição. Essa partida vai ser como uma final para nós e queremos muito sair com a vitória. Vale muito mais do que o primeiro lugar e vamos com tudo amanhã (sábado)”, afirmou Aquiles.

Aquiles teve 100% de aproveitamento nas bolas de três pontos e foi o grande destaque da vitória do Pinheiros (João Pires/LNB)
Bem que tentaram: Pelo Curitiba Basquete, três jogadores comandaram a pontuação. O ala/armador Lucas Brito foi o cestinha da equipe, com 18 pontos, seguido por Michel, que marcou 17. Já o armador Alexei deixou a quadra com 15 pontos. Somado, o trio marcou 40 dos 68 pontos marcados pela equipe.
Fala aí: “Conversamos muito antes do jogo e sabíamos que a defesa seria fundamental. O time deles é muito rápido e até conseguimos fazer um bom trabalho. Só que no final do jogo as bolas não caíram e o mérito é todo deles. Mesmo com a derrota mostramos que podemos bater de frente com todos os time dessa LDB”, disse Brito.
No controle: Depois de um primeiro quarto truncado, o Pinheiros acelerou o ritmo no período seguinte e assumiu o controle do jogo. Com uma forte defesa e rápidos contra-ataques, a equipe venceu a parcial por 20 a 10 e chegou ao intervalo com nove pontos de frente (32 a 23).
Jogo intenso: O terceiro quarto foi “lá e cá” e as duas equipes tiveram grandes aproveitamentos ofensivos. Pelo lado pinheirense, os destaques na parcial foram Aquiles e Nicolas, que combinaram para 15 pontos. Já no time paranaense, o trio Alexei, Michel e Brito marcou 21 dos 23 pontos. Desta maneira, as equipes chegaram ao período final separadas por cinco pontos (51 a 46).
Resistiu à pressão: Durante o último período, o Pinheiros conseguiu dar respostas rápidas às tentativas de reação dos rivais. Vindo do banco, o pivô Matheus apareceu muito bem, marcou nove pontos na reta decisiva da partida e foi fundamental para o êxito dos paulistas.
Desfalques importante: O Curitiba Basquete atuou sem o pivô Emilio Otte mais uma vez. Lesionado, o jogador desfalcou a equipe pela terceira partida seguida e o técnico Daniel Lazier teve que improvisar alguns jogadores na posição. Já o Pinheiros segue sem contar com Danilo Sena, que se recupera de uma lesão muscular na panturrilha.