HOJE
Emoção até o fim
Por Liga Nacional de Basquete
Paulistano arranca vitória no minuto final contra o Vila Velha, fora de casa, e chega a quinta vitória em sete partidas na temporada
O Paulistano/Unimed venceu a quinta no NBB ao bater, fora de casa, o Vila Velha/Garoto/BMG, por 81 a 78. Os paulistas, que ficaram atrás durante quase toda a partida, reagiram no último quarto e conseguiram a vitória com uma virada nos minutos finais.
O ala Pedro foi o principal responsável pela virada. Com oito pontos e 100% de aproveitamento nos arremessos no último quarto, foi dele a bola de 3 pontos que colocou a equipe paulista na frente, a 49 segundos para o final. Pedro terminou como um dos cestinha do Paulistano na partida, com 17 pontos, ao lado do ala/pivô Felipe, que conseguiu um duplo-duplo, com 17 pontos e 13 rebotes.
Já o Vila Velha, que agora tem uma vitória em oito jogos, teve o ala Matheus Dalla como cestinha da partida, com 21 pontos, seguido pelo ala/armador McNeil, com 14. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e Patrocínio Eletrobrás, Caixa, Penalty e Netshoes.
A partida foi marcada pelo grande equilíbrio durante os 40 minutos. O Paulistano começou melhor no primeiro quarto, mas viu o Vila Velha tomar a frente no segundo quarto e ir para i intervalo dois pontos a frente, 37 a 35.
No terceiro quarto, os capixabas conseguiram a maior vantagem na partida ao abrir oito pontos de diferença, 49 a 41, quando restavam 6:36 para o final do período. Mas logo os paulistas reagiram e reduziram a desvantagem para apenas dois pontos.
Com o nervosismo atingindo as duas equipes, o quarto decisivo começou com as defesas levando a melhor sobre os ataques. Os capixabas se mantinha na frente, mas não conseguiam se desgarrar no placar.
Com a partida empatada em 71 a 71 e menos de um minuto por jogar, o Pedro, com uma bola de 3 pontos, colocou o Paulistano na frente. Em seguida, o ala converteu mais um arremesso de 2 pontos, ampliando a vantagem para cinco restando 24 segundos.
A equipe, então, administrou o cronômetro e contou com a precisão de Felipe nos lances livres. O ala/pivô converteu cinco nos segundos finais e assegurou a vitória para o time de São Paulo.
“Foi um jogo duríssimo. Eles tiveram o domínio durante todo o jogo, mas não deixamos eles escaparem muito, nos mantendo no jogo. No final, quando restava um minuto e meio, conseguimos a virada, com algumas roubadas de bola e bons arremessos. A nossa equipe merece essa vitória, que dá uma moral muito grande para a gente”, disse Felipe.
Confira os resultados da oitava rodada do NBB:
10/12 (sábado)
Vila Velha/Garoto/BMG 78 x 81 Paulistano/Unimed
Itabom/Bauru 84 x 86 Unitri/Universo
Minas 83 x 72 Araraquara
Uniceub/BRB/Brasília 82 x 76 Winner/Limeira
Cia. Do Terno/Romaço/Joinville 74 x 72 Tijuca
São José/Unimed/Vinac 98 x 101 Flamengo
Liga Sorocabana 70 x 80 Vivo/Franca
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
