#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Emoção até o fim

10-12-2011 | 09:51
Por Liga Nacional de Basquete

Paulistano arranca vitória no minuto final contra o Vila Velha, fora de casa, e chega a quinta vitória em sete partidas na temporada

Técnico Gustavo(D), Felipe(E)

O Paulistano/Unimed venceu a quinta no NBB ao bater, fora de casa, o Vila Velha/Garoto/BMG, por 81 a 78. Os paulistas, que ficaram atrás durante quase toda a partida, reagiram no último quarto e conseguiram a vitória com uma virada nos minutos finais.

 

O ala Pedro foi o principal responsável pela virada. Com oito pontos e 100% de aproveitamento nos arremessos no último quarto, foi dele a bola de 3 pontos que colocou a equipe paulista na frente, a 49 segundos para o final. Pedro terminou como um dos cestinha do Paulistano na partida, com 17 pontos, ao lado do ala/pivô Felipe, que conseguiu um duplo-duplo, com 17 pontos e 13 rebotes.

Já o Vila Velha, que agora tem uma vitória em oito jogos, teve o ala Matheus Dalla como cestinha da partida, com 21 pontos, seguido pelo ala/armador McNeil, com 14. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e Patrocínio Eletrobrás, Caixa, Penalty e Netshoes.

A partida foi marcada pelo grande equilíbrio durante os 40 minutos. O Paulistano começou melhor no primeiro quarto, mas viu o Vila Velha tomar a frente no segundo quarto e ir para i intervalo dois pontos a frente, 37 a 35.

No terceiro quarto, os capixabas conseguiram a maior vantagem na partida ao abrir oito pontos de diferença, 49 a 41, quando restavam 6:36 para o final do período. Mas logo os paulistas reagiram e reduziram a desvantagem para apenas dois pontos.

Com o nervosismo atingindo as duas equipes, o quarto decisivo começou com as defesas levando a melhor sobre os ataques. Os capixabas se mantinha na frente, mas não conseguiam se desgarrar no placar.

Com a partida empatada em 71 a 71 e menos de um minuto por jogar, o Pedro, com uma bola de 3 pontos, colocou o Paulistano na frente. Em seguida, o ala converteu mais um arremesso de 2 pontos, ampliando a vantagem para cinco restando 24 segundos.

A equipe, então, administrou o cronômetro e contou com a precisão de Felipe nos lances livres. O ala/pivô converteu cinco nos segundos finais e assegurou a vitória para o time de São Paulo.

“Foi um jogo duríssimo. Eles tiveram o domínio durante todo o jogo, mas não deixamos eles escaparem muito, nos mantendo no jogo. No final, quando restava um minuto e meio, conseguimos a virada, com algumas roubadas de bola e bons arremessos. A nossa equipe merece essa vitória, que dá uma moral muito grande para a gente”, disse Felipe.

Confira os resultados da oitava rodada do NBB:

10/12 (sábado)
Vila Velha/Garoto/BMG 78 x 81 Paulistano/Unimed
Itabom/Bauru 84 x 86 Unitri/Universo
Minas 83 x 72 Araraquara
Uniceub/BRB/Brasília 82 x 76 Winner/Limeira
Cia. Do Terno/Romaço/Joinville 74 x 72 Tijuca
São José/Unimed/Vinac 98 x 101 Flamengo
Liga Sorocabana 70 x 80 Vivo/Franca