#JOGAJUNTO

LDB

Emocionante

Paulistano CAP 61
x
59 Tijuca LDB TTC
12
1ºQ
X
14
21
2ºQ
X
17
17
3ºQ
X
12
11
4ºQ
X
16

30 de junho de 2013

Em partida equilibrada e decidida apenas nos segundos finais, Paulistano supera o Tijuca e chega ao quarto resultado positivo na LDB 2013

DOCUMENTOS:
Súmula
61
X
59
61
PTS
59
4
A3C
2
20
A2C
14
9
LLC
25
37
RT
31
9
ASS
6

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Armador Duso foi o destaque do triunfo do Paulistano na manhã deste domingo (João Pires/LNB)

Logo na primeira partida da rodada da LDB 2013 deste domingo, a emoção tomou conta da Arena Olímpica, em São Sebastião do Paraíso. Em um duelo muito equilibrado e decidido apenas nos segundos finais, o Paulistano/Unimed bateu o Tijuca Tênis Clube, pelo placar de 61 a 59, e conquistou sua quarta vitória na maior competição de base do basquete brasileiro.

O time da capital paulista chegou a colocar dez pontos de vantagem durante o terceiro quarto, mas os cariocas reagiram e as equipes protagonizaram uma partida emocionante. Assim como nas partidas anteriores, o destaque do esquadrão comandado pelo técnico Beto ficou por conta do armador Lucas Duso, autor de 19 pontos e recuperadas. Outro bom nome do Paulistano na partida foi o pivô Bazanelli, com 11 pontos e seis rebotes.

“Nosso time sentiu um pouco o cansaço da sequência da competição, mas mesmo assim conseguimos nos manter focados para sair com a vitória. Agora teremos um dia de folga e vamos descansar para ter um bom desempenho nos últimos três jogos desta primeira etapa”, disse Duso, ao lembrar que as equipes terão um dia de descanso nesta segunda-feira.

Pelo lado do Tijuca, que conheceu sua quarta derrota em seis jogos disputados na primeira etapa do campeonato Sub-22, os maiores pontuadores foram os alas Wesley e Leandro, responsáveis por 17 e 16 pontos, respectivamente.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

O primeiro duelo da rodada deste domingo da LDB 2013 começou bastante equilibrado. Com defesas fortes e pouco faltosas, Paulistano e Tijuca fizeram um primeiro quarto bastante intenso. Os cariocas, com um bom jogo coletivo, levaram a melhor na parcial inicial e largaram na frente: 14 a 12.

No segundo período, os dois times melhoraram o aproveitamento ofensivo e a pontuação do confronto subiu. Sempre liderado pelo armador Duso, o time paulista conseguiu virar a partida na segunda parcial. O jogador subiu de produção e foi fundamental para que o esquadrão comandado pelo técnico Beto fechasse a primeira metade do duelo em vantagem: 33 a 31.

Depois de virar o jogo no segundo quarto, o Paulistano aproveitou para ampliar a diferença a seu favor no terceiro período. Duso voltou a aparecer bem e a vantagem do clube da capital paulista chegou na casa dos dez pontos. Nos minutos finais da parcial, os cariocas chegaram a esboçar uma reação, mas com alguns erros em seu ataque, a equipe comandada pelo técnico Carlos Magno conseguiu reduzir a desvantagem em apenas três pontos. Sendo assim, o duelo chegou para seu último e decisivo quarto com os representantes de São Paulo com 50 a 33 de frente.

A consolidação da reação do Tijuca veio no início da parcial final. Com boas jogadas do trio Pitico, Leandro e Wesley, o clube carioca reduziu para apenas dois pontos a vantagem dos paulistas (54 a 52), com pouco menos de seis minutos para o fim do jogo. A partir deste momento, nervosismo tomou conta das duas equipes, que passaram a errar mais do que acertar. Mesmo assim, os comandados de Carlos Magno conseguiram empatar o duelo, em 58 a 58, no momento em que o cronômetro apontava dois minutos para o fim do jogo.

Depois de uma sequência de erros dos dois lados, Duso fez uma bandeja rápida e recolocou o Paulistano em vantagem (60 a 58). No lance seguinte, o ala/armador Felipe Lima, do Tijuca, teve a chance de empatar a partida novamente, mas acertou apenas um dos dois lances livres que arremessou. Com a bola nas mãos, o time de São Paulo gastou o tempo e Greg sofreu falta. Assim como seu rival, o ala/pivô do Paulistano acertou apenas um tiro livre e o plantel dirigido pelo técnico Beto voltou a ter dois pontos de frente. Os cariocas ainda tiveram uma última posse de bola, mas Leandro desperdiçou um arremesso de três pontos e a vitória ficou mesmo com os paulistas.