#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Emocionante

Fortaleza B. C. / CFO FOR 71
x
69 Mogi MOG
18
1ºQ
X
16
19
2ºQ
X
18
10
3ºQ
X
21
24
4ºQ
X
14

18 de janeiro de 2014

Com dois pontos de Felipe praticamente no estouro do cronômetro, Basquete Cearense bate Mogi e soma sétimo triunfo na atual temporada do NBB

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
71
X
69
71
PTS
69
4
A3C
1
21
A2C
24
17
LLC
18
29
RT
45
14
ASS
11

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Foi de tirar o fôlego. No Ginásio Paulo Saraste, em Fortaleza, o SKY/Basquete Cearense contou com dois pontos do ala/pivô Felipe praticamente no estouro do cronômetro para vencer o Mogi das Cruzes/Helbor, de maneira dramática, pelo placar de 71 a 69, neste sábado.

O cestinha da vitória do esquadrão nordestino foi o ala Jimmy, com 17 pontos, seguido pelos norte-americanos DeVon Hardin e Brandon Brown, que marcaram 14 e 12 pontos, respectivamente. Do outro lado, o grande destaque ficou por conta do pivô Jeff Agba, autor de um imponente duplo-duplo de 23 pontos e 15 rebotes.

“Tem que ser no coração, na raça. Esse time  tem muito isso e joga com o coração, na raça e com muita vontade. Quando a gente faz isso, consegue uma vitória magnífica como essa. Tenho que agradecer à comissão técnica e aos meus companheiros, porque eles que passaram confiança para eu decidir esse último arremesso. Essa confiança fez eu acertar. Tenho que dividir tudo com os meus companheiros. Não fiz nada sozinho”, festejou o herói Felipe, que deixou a quadra com oito pontos e dez rebotes.

Este foi o sétimo triunfo em 16 jogos (43,8% de aproveitamento) do time de Fortaleza na atual temporada do NBB. Com a derrota, Os mogianos agora possuem a mesma campanha dos nordestinos e as equipes dividem a décima posição na tabela de classificação.

 

Equilíbrio. Esta foi a grande tônica da partida durante o primeiro quarto. Com um bom ritmo, as duas equipes apresentaram um bom rendimento na parcial inicial e iniciaram o duelo em solo cearense de maneira bastante parelha. Para fechar o período na frente, por dois pontos, o time da casa contou com boa produção dos alas Jimmy e André, que juntos marcaram 12 dos 18 pontos da equipe. Enquanto isso, Mogi teve na sua dupla de garrafão formada por Jeff Agba e Thomas sua grande arma nos primeiros minutos da partida e os jogadores anotaram dez dos 16 tentos do time.

A partida seguiu “lá e cá” no segundo quarto. Para seguir no controle da partida, o Basquete Cearense contou com boas jogadas de Erick Camilo. O jovem pivô, de 21 anos, saiu do banco de reservas e foi a principal figura do período, ao marcar sete dos nove pontos que tentou. Com o bom rendimento do garoto, o esquadrão nordestino fechou a primeira metade do confronto com três pontos de frente: 37 a 34.

O Mogi voltou melhor dos vestiários e não demorou a virar o jogo, graças a dupla de norte-americanos Jeff Agba e Jason Smith. No embalo dos gringos, que marcaram 19 dos 21 pontos da equipe no terceiro quarto (dez do pivô e nove do armador), os comandados do técnico espanhol Paco García mandaram na parcial – vencida por 21 a 10 – e carregaram uma vantagem de oito pontos para o último e decisivo período: 55 a 48.

Sem se abalar com o rendimento ruim no período anterior, o Basquete Cearense voltou com tudo para a parcial final e conseguiu sair com a vitória. Pouco a pouco, a equipe foi diminuindo a desvantagem no placar e a virada veio somente nos dois minutos finais. Dois pontos atrás (66 a 64), o time nordestino contou com dois lances livres certeiros do norte-americano DeVon, com uma bandeja de Jimmy e um ponto de André para assumir a ponta do placar (69 a 66), já nos últimos instantes do jogo.

Restando seis segundos para o estouro do cronômetro, os visitantes tiveram a posse de bola nas mãos e conseguiram o empate. Ao tentar um arremesso de três pontos, Filipin sofreu falta, converteu os três lances livres e deixou o placar igual com quatro segundos para o fim do duelo. Foi então que brilhou a estrela de Felipe. Com dois pontos, o ala/pivô decretou a suada vitória dos cearenses e fez a festa da torcida local.