
26/02
03/03
04/03
06/03
07/03
09/03
11/03
13/03
22/03

Em segundo


Basquete Cearense leva a melhor sobre o Tijuca e encerra participação na etapa inicial da LDB 2013 com segunda melhor campanha
Por Liga Nacional de Basquete



Time do armador Davi conquistou sua oitava vitória em nove jogos disputados na LDB 2013 (João Pires/LNB)
O SKY/Basquete Cearense terminou a primeira etapa da LDB 2013 na segunda colocação. Na manhã desta quinta-feira, o time de Fortaleza superou o Tijuca Tênis Clube, pelo placar de 57 a 44, e encerrou sua participação na fase inicial da competição Sub-22 com uma campanha de oito vitórias e uma derrota.
Em um jogo de pouca pontuação, a equipe do Nordeste controlou o ritmo da partida e saiu vencedora. Os pivôs Rômulo e Erick, com 13 e dez pontos, respectivamente, e o armador Davi, que registrou dez pontos, oito assistências e sete rebotes foram os principais nomes do time. Pelo lado do Tijuca, Caio, autor de 14 pontos, e Felipe Lima, que marcou outros 12 tentos, foram os maiores pontuadores.
Com o resultado positivo, o Basquete Cearense terminou a primeira etapa da LDB apenas atrás do líder Flamengo, que foi a equipe responsável pelo único revés dos nordestinos no campeonato até o momento.
“O nosso time veio do Ceará sem parâmetros. Não fizemos nenhum amistoso e não sabíamos como seria nosso jogo coletivo. Independentemente do nosso desempenho hoje (quinta-feira), o que importa é que fizemos uma ótima campanha nesta primeira fase. Isso prova que o Nordeste também possui bons jogadores. E a LDB veio para mostrar esses jogadores para todo o Brasil”, disse Rômulo.
Por sua vez, o Tijuca fechou sua participação na fase inicial da maior competição de base do basquete brasileiro com três triunfos e seis resultados negativos.
“Encerramos nossa participação nesta etapa sabendo que poderíamos ter feito um pouco mais. Tivemos alguns jogos em que tivemos chances reais de sair com a vitória, mas falhamos nos momentos decisivos. Mas como é a primeira vez da grande maioria do time na LDB isso se torna um aprendizado. Vamos trabalhar bastante para melhorar nosso rendimento nas fases seguintes”, disse o treinador tijucano, Carlos Magno.
A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
O primeiro quarto foi bastante equilibrado e contou com uma boa briga no garrafão entre Caio, do Tijuca, e Erick, do time cearense, ambos com seis pontos na parcial inicial. Sem que nenhuma equipe conseguisse abrir uma boa vantagem no placar, os dez minutos iniciais do confronto se encerraram com os nordestinos na frente, mas por apenas um ponto: 12 a 11.
No começo da segunda parcial, o Tijuca até chegou a fazer a primeira cesta, novamente nas mãos de Caio. Mas na sequência, os representantes de Fortaleza, liderados pela maestria do armador Davi e por boas jogadas de Rômulo, emplacaram 10 pontos seguidos contra nenhum dos rivais e colocaram 23 a 13 de frente. Porém, os cariocas não abaixaram a cabeça. Felipe Lima saiu muito bem do banco de reservas e liderou a reação tijucana. Desta maneira, o placar ficou em 28 a 25 para os cearenses ao final da primeira metade da partida.
Na volta do intervalo, o time comandado por Espiga subiu sua defesa e conseguiu ampliar sua vantagem. Mesmo sem fazer uma boa partida ofensivamente, a equipe do Ceará permitiu que os adversários anotassem apenas oito pontos no terceiro quarto. Do outro lado da quadra, Victor Gusmão apareceu bem e liderou a arrancada dos nordestinos, que chegaram para a última parcial com o placar em 43 a 34 a seu favor.
Depois de colocar boa vantagem, o Basquete Cearense diminuiu o ritmo e controlou as ações no quarto período. Enquanto isso, o Tijuca não conseguiu reagir e a vitória ficou mesmo com os representantes do Nordeste.