HOJE
Em segundo
Por Liga Nacional de Basquete
Seleção Brasileira é superada pela Argentina em partida decidida no fim e avança às semifinais do Sul-Americano com a segunda colocação do Grupo A

Argentina, do ala Marcos Mata, venceu o Brasil e ficou na liderança do Grupo A (Mindesporte)
A Seleção Brasileira avançou às semifinais do 46º Campeonato Sul-Americano com o segundo lugar do Grupo A. Em duelo que valia a liderança da chave e válido pela última rodada da fase de classificação, o time verde-amarelo acabou derrotado pela rival Argentina, pelo placar de 64 a 59, no início da noite deste sábado, no Ginásio Ciudad de La Asunción, na Ilha de Margarita, na Venezuela.
Com o revés, a equipe dirigida pelo técnico José Neto terá pela frente nas semifinais a Venezuela, líder do Grupo B, neste domingo, às 21h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal SporTV 2. Na outra partida que valerá vaga na decisão do torneio continental, a Argentina medirá forças com o Uruguai, segundo do Grupo B, às 19 horas (de Brasília).
Decisivo para o êxito dos argentinos, o ala/armador Selem Safar foi o cestinha da partida, com 17 pontos, sendo 15 deles durante o último quarto. Pelo lado brasileiro, os maiores pontuadores foram o ala/pivô Jefferson e o armador Raulzinho, que marcaram 12 e dez pontos, respectivamente. Outros bons nome da Seleção no jogo foram o ala/pivô Rafael Mineiro, autor de nove pontos e dez rebotes, e do pivô Rafael Hetthseimeir, que também anotou nove pontos.
– Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida
Depois de um começo ruim, a Seleção nacional viu os “hermanos” colocarem nove pontos de frente ao final do primeiro quarto (21 a 12). Na parcial seguinte, a equipe verde-amarela melhorou sua defesa e passou a ter mais tranquilidade para atacar. Desta maneira, o confronto se encaminhou para o intervalo com os argentinos ainda em vantagem, mas por apenas dois pontos: 29 a 27.
Sem dar espaços à Argentina e com Jefferson chamando a responsabilidade do outro lado da quadra, o selecionado brasileiro dominou completamente as ações no terceiro quarto e, depois de uma vitória parcial por 19 a 8, levou a partida para os dez minutos finais com uma diferença de nove pontos a seu favor no placar (46 a 37).
Logo no início do período decisivo, com menos de dois minutos jogados, os argentinos contaram com a mão calibrada de Safar para virar o jogo (50 a 48).Na sequência, a partida ficou truncada e a decisão ficou para os minutos finais. Foi então que Safar voltou a aparecer e praticamente decretou o triunfo da Argentina, ao converter um tiro de três pontos com 21 segundos para o fim do jogo. Na sequência, sem conseguir pontuar, os brasileiros não conseguiram reagir e a vitória ficou mesmo com o selecionado argentino.
Confira a tabela completa do 46º Campeonato Sul-Americano:
-24/07 (quinta-feira)
Uruguai 92 x 52 Chile
Equador 44 x 100 Argentina
Brasil 73 x 56 Paraguai
Peru 49 x 86 Venezuela
– 25/07 (sexta-feira)
Equador 54 x 106 Brasil
Peru 45 x 103 Uruguai
Argentina 75 x 65 Paraguai
Venezuela 76 x 55 Chile
– 26/07 (sábado)
Paraguai 83 x 73 Equador
Chile 85 x 70 Peru
Argentina 64 x 59 Brasil
Venezuela x Uruguai
– 27/07 (domingo)
14h – Paraguai x Peru (disputa de 5º a 8º)
16h30 – Chile x Equador (disputa de 5º a 8º)
19h – Semifinal 1 (1ºA x 2ºB)
21h30 – Semifinal 2 (1ºB x 2ºA)
– 28/07 (segunda-feira)
14h00 – Disputa do sétimo lugar
16h30 – Disputa do quinto lugar
19h00 – Disputa do terceiro lugar
21h30 – Final
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca