HOJE
Encontro benéfico
Por Liga Nacional de Basquete
Dirigentes da Liga Nacional de Basquete (LNB) e da Associación de Clubes (Argentina) se reúnem em São Paulo para estreitar relações e discutir novas ideias
Na tarde desta quarta-feira (29/04), na cidade de São Paulo (SP), foi realizado um encontro entre dirigentes da Liga Nacional de Basquete (LNB), entidade responsável por organizar o NBB, a Liga Ouro e a LDB (Sub-22), e da Associación de Clubes (ADC), que cuida dos campeonatos nacionais de basquete da Argentina, a LNB e a TNA (segunda divisão).
Representando a Liga Nacional de Basquete estiveram presentes Cássio Roque (Presidente), Sérgio Domenici (Gerente Geral), Paulo Bassul (Gerente Técnico), Álvaro Cotta (Gerente de Marketing) e Lilian Gonçalves (Coordenadora da LDB). Pelo lado da entidade argentina, Fabián Borro (Presidente) e Juan Diego Squetino (Diretor de Marketing) compareceram ao encontro.
“A LNB e a ACB são duas entidades grandes, que lidam com a mesma modalidade e têm o mesmo objetivo, massificar o esporte. Acredito que essa troca de experiência das duas organizações pode resultar em diversas melhorias e benefícios para o basquete internacional como um todo”, declarou o Presidente da LNB, Cássio Roque.
“Foi um encontro muito positivo. Estamos tentando retomar o trabalho em conjunto que iniciamos em setembro do ano passado, no Rio de Janeiro, durante a Copa Intercontinental. Com a volta desse trabalho em conjunto de ambas as organizações o basquete internacional só tem a crescer”, declarou o presidente da ADC, Fabián Borro.

Cássio Roque, presidente da LNB, ao lado de Fabían Borro, presidente da ADC (Divulgação/LNB)
O encontro foi realizado com o intuito inicial de aproximar e estreitar ainda mais as relações entre as duas ligas. O principal assunto em pauta foi a retomada do Torneio Interligas, competição realizada entre 2010 e 2012 e que reunia as quatro melhores equipes da LNB Argentina e do NBB. O torneio teve três edições e teve como campeões os argentinos Peñarol (2010 e 2012), e Obras Sanitárias (2011).
Outros assuntos citados foram intercâmbios de arbitragens, transmissões via web da outra liga – ou seja, exibição de partidas da liga argentina no site da LNB e de jogos do NBB na página da ADC –, além da possibilidade de se estabelecer um mercado comum entre atletas brasileiros e argentinos nas duas ligas – argentino não é considerado estrangeiro no NBB e o mesmo para os brasileiros na liga platense –, o que ainda está em estudo.
Mais um tema em questão na reunião foi a possível criação de um torneio com equipes de base de Brasil e Argentina, seguindo os mesmos moldes da Copa América Sub-22, que será realizada em dezembro de 2015 sob organização da LNB, com a presença dos quatro primeiros colocados da LDB e também de quatro clubes estrangeiros indicados pela FIBA Américas. A ideia, que ainda está em estudo, será levada à FIBA e posteriormente avaliada pela mesma.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca