HOJE
Encontro degigantes
Por Liga Nacional de Basquete
Clubes de enorme tradição, Pinheiros e Flamengo iniciam série quartas de final nesta sexta, em São Paulo, com transmissão ao vivo dos canais SporTV
Adversários no primeiro playoff da história do NBB CAIXA, EC Pinheiros e Flamengo voltarão a se encontrar na fase decisiva da competição. O Jogo 1 da série será nesta sexta-feira (21/04), às 21 horas (de Brasília), no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Para chegar às quartas de final, o Pinheiros teve que passar por uma verdadeira batalha diante do principal rival rubro-negro, o Vasco da Gama. Em uma série extremamente equilibrada, as duas equipes roubaram um jogo na casa do adversário nas duas primeiras partidas. Nos Jogos 3 a 4, vitória para os mandantes, que empatados em 2 a 2 levaram a série até o Jogo 5.
Para sair com a vitória na série, o Pinheiros contou com uma atuação espetacular de Desmond Holloway, que quebrou o recorde de pontos em um Jogo 5 na história do NBB CAIXA, com 36 tentos anotados. Mesmo assim, o confronto foi equilibradíssimo e o time da capital paulista só pôde comemorar nos segundos finais o resultado positivo, por 93 a 82.
“Tem sido um campeonato equilibrado e sabíamos que playoff não seria diferente. Queremos fazer bons jogos. O Flamengo é um grande time, atual tetracampeão do NBB CAIXA, terminou a fase de classificação em primeiro. Eles estão nos esperando mais descansados, preparados, assistindo aos jogos, mas nosso time tem se superado. Acredito muito no poder de superação e que podemos fazer uma série muito dura com o Flamengo”, comentou o técnico César Guidetti, do Pinheiros.

Flamengo se classificou direto às quartas pela nona vez em nove temporadas do NBB CAIXA (Staff Images/Flamengo)
Já o Flamengo, como em todas as outras edições, não teve que disputar a fase oitavas de final, já que terminou na liderança durante a fase de classificação. Com 21 vitórias e sete derrotas, o rubro-negro manteve-se na ponta durante grande parte de sua campanha. Nas rodadas finais, apenas o Mogi das Cruzes/Helbor ameaçou a equipe carioca, que se confirmou no topo da tabela com uma rodada de antecedência.
Até hoje, apenas em uma oportunidade o líder da fase de classificação foi derrotado em sua estreia nos playoffs. Foi o próprio Flamengo, que mesmo dentro de casa, situação diferente da desta sexta, foi derrotado pelo Gocil/Bauru Basket, por 74 a 70, no Jogo 1 da série quartas de final do NBB CAIXA 13/14.
“É claro que vir de uma série de cinco jogos fortíssimos pesa um pouco mais, mas tenho certeza que os dois times vão entrar com a mesma vontade em quadra. E quanto ao descanso, na verdade passamos a maior parte desse tempo treinando muito forte. Foi uma espécie de inter-temporada e espero que a gente colha os frutos do nosso trabalho dentro de quadra”, comentou Marquinhos, cestinha do Flamengo na temporada, com média de 18,6 pontos.
Após o Jogo 1, a série irá para o Rio de Janeiro (RJ), onde ocorrerão os Jogos 2 e 3, ambos no Tijuca Tênis Clube. O primeiro deles na próxima segunda-feira (24/04), às 19h30 (de Brasília), com transmissão dos canais SporTV. Já o outro na quarta (26/04), novamente às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do #NBBnaWeb via Facebook.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
