HOJE
Encontro derivais
Por Liga Nacional de Basquete
Em confronto pela Liga Ouro, Brusque e Blumenau reeditam a partida que definiu o último campeão catarinense
Nas edições de 2014 e 2015, o Campeonato Catarinense ficou nas mãos do Blumenau. No ano passado, foi a vez de o Brusque se sagrar campeão, levando a melhor sobre os então bicampeões na partida que definiu o título e frustrando os planos do rival de chegar ao tri. Nesta terça-feira, os dois times estarão frente a frente pela Liga Ouro 2017.

Brusque foi o campeão catarinense em 2016
“Com certeza será um reencontro bastante esperado”, afirmou Alexandre Barros, técnico do Brusque. “Acho que será um jogo muito interessante. Eles mudaram bastante a equipe desde o Estadual, enquanto nós mantivemos a maior parte do elenco. Mas é um jogo que motiva. Blumenau é um adversário histórico nosso.”
Uma destas mudanças pelas quais o Blumenau passou desde a perda do título catarinense de 2016 para o Brusque foi justamente no comando técnico: Sérgio Carneiro, o Serjão, assumiu o cargo em fevereiro especialmente pela disputa da Liga Ouro, retornando a uma função que já exercera anteriormente.
É por isso que, mesmo sem ter participado como treinador na campanha do Estadual em 2016, Serjão sabe muito bem que tipo de oponente terá pela frente nesta terça. “O Brusque é uma equipe muito experiente e rodada, que está junto há bastante tempo. Precisamos ter atenção principalmente com o Finão, o Willian e o Gigante, que formam o tripé do time. São jogadores experientes e estão acostumados a jogar juntos”, observou.
Já Barros destacou os reforços do garrafão quando foi questionado sobre os pontos do rival que mais inspiram atenção. “Temos de ter cuidado especial com eles e com os bons arremessadores de três pontos”, analisou o técnico do Brusque. “Eles gostam de jogar em velocidade, enquanto nós jogamos mais cadenciados. O que a gente espera é anular as principais forças deles, fazer um bom jogo e conseguir a primeira vitória”, completou.
Nas duas primeiras partidas da Liga Ouro, o atual campeão catarinense foi superado pelo Contagem Towers dentro de casa. Na visão de Barros, o par de jogos mostrou que Brusque ainda vem encontrando dificuldades fisicamente, algo que passa pelo fato de ter demorado mais do que os demais participantes da competição para começar a se preparar. Mas não foi só isso que chamou a atenção do treinador.

Blumenau vem de vitória sobre o Santos (AP) (Sidnei Batista/Basquete Blumenau)
“Também deixamos a desejar demais nas finalizações, e isso em todos os setores. No último jogo, por exemplo, perdemos 16 lances livres. Então o foco maior nosso nos últimos dias foi melhorar o aproveitamento dos jogadores. Principalmente as bolas embaixo da cesta. Nosso time é humilde, não tem jogadores renomados, mas mesmo assim nosso índice nunca foi tão baixo como no último confronto. Espero que nosso time entre no rumo certo o mais rápido possível”, afirmou.
Já o Blumenau, que também entrou em quadra duas vezes até agora, tem campanha de 50% de aproveitamento. A equipe estreou com derrota em casa para o Joinville em um jogo disputado, decidido só nos instantes finais, mas se recuperou em seguida contra o Santos (AP), também como mandante.
“Estou satisfeito com o andamento dos nossos trabalhos”, opinou Serjão. “A equipe está crescendo, apesar de que ainda há muito a se desenvolver, com jogadores por chegar. Precisamos tentar acertar tudo o mais rápido possível para engrenar e deslanchar de vez na competição.”
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca