#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Encontro derivais

14-03-2017 | 05:30
Por Liga Nacional de Basquete

Em confronto pela Liga Ouro, Brusque e Blumenau reeditam a partida que definiu o último campeão catarinense

Nas edições de 2014 e 2015, o Campeonato Catarinense ficou nas mãos do Blumenau. No ano passado, foi a vez de o Brusque se sagrar campeão, levando a melhor sobre os então bicampeões na partida que definiu o título e frustrando os planos do rival de chegar ao tri. Nesta terça-feira, os dois times estarão frente a frente pela Liga Ouro 2017.

Brusque foi o campeão catarinense em 2016

“Com certeza será um reencontro bastante esperado”, afirmou Alexandre Barros, técnico do Brusque. “Acho que será um jogo muito interessante. Eles mudaram bastante a equipe desde o Estadual, enquanto nós mantivemos a maior parte do elenco. Mas é um jogo que motiva. Blumenau é um adversário histórico nosso.”

Uma destas mudanças pelas quais o Blumenau passou desde a perda do título catarinense de 2016 para o Brusque foi justamente no comando técnico: Sérgio Carneiro, o Serjão, assumiu o cargo em fevereiro especialmente pela disputa da Liga Ouro, retornando a uma função que já exercera anteriormente.

É por isso que, mesmo sem ter participado como treinador na campanha do Estadual em 2016, Serjão sabe muito bem que tipo de oponente terá pela frente nesta terça. “O Brusque é uma equipe muito experiente e rodada, que está junto há bastante tempo. Precisamos ter atenção principalmente com o Finão, o Willian e o Gigante, que formam o tripé do time. São jogadores experientes e estão acostumados a jogar juntos”, observou.

Já Barros destacou os reforços do garrafão quando foi questionado sobre os pontos do rival que mais inspiram atenção. “Temos de ter cuidado especial com eles e com os bons arremessadores de três pontos”, analisou o técnico do Brusque. “Eles gostam de jogar em velocidade, enquanto nós jogamos mais cadenciados. O que a gente espera é anular as principais forças deles, fazer um bom jogo e conseguir a primeira vitória”, completou.

Nas duas primeiras partidas da Liga Ouro, o atual campeão catarinense foi superado pelo Contagem Towers dentro de casa. Na visão de Barros, o par de jogos mostrou que Brusque ainda vem encontrando dificuldades fisicamente, algo que passa pelo fato de ter demorado mais do que os demais participantes da competição para começar a se preparar. Mas não foi só isso que chamou a atenção do treinador.

Blumenau vem de vitória sobre o Santos (AP) (Sidnei Batista/Basquete Blumenau)

“Também deixamos a desejar demais nas finalizações, e isso em todos os setores. No último jogo, por exemplo, perdemos 16 lances livres. Então o foco maior nosso nos últimos dias foi melhorar o aproveitamento dos jogadores. Principalmente as bolas embaixo da cesta. Nosso time é humilde, não tem jogadores renomados, mas mesmo assim nosso índice nunca foi tão baixo como no último confronto. Espero que nosso time entre no rumo certo o mais rápido possível”, afirmou.

Já o Blumenau, que também entrou em quadra duas vezes até agora, tem campanha de 50% de aproveitamento. A equipe estreou com derrota em casa para o Joinville em um jogo disputado, decidido só nos instantes finais, mas se recuperou em seguida contra o Santos (AP), também como mandante.

“Estou satisfeito com o andamento dos nossos trabalhos”, opinou Serjão. “A equipe está crescendo, apesar de que ainda há muito a se desenvolver, com jogadores por chegar. Precisamos tentar acertar tudo o mais rápido possível para engrenar e deslanchar de vez na competição.”