#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Encontrou o caminho

Palmeiras PAL 92
x
85 Macaé Basquete MAC
18
1ºQ
X
23
26
2ºQ
X
17
21
3ºQ
X
18
27
4ºQ
X
27

23 de novembro de 2013

Após duas derrotas seguidas em casa, Palmeiras dita o ritmo a partir do segundo quarto e conquista boa vitória sobre o Macaé, a primeira no Palestra Itália no NBB6

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
92
X
85
92
PTS
85
9
A3C
8
19
A2C
18
27
LLC
25
37
RT
33
14
ASS
14

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

A torcida alviverde saiu do Ginásio Palestra Itália com um sorriso no rosto pela primeira vez no NBB 2013/2014. Depois de perder os dois primeiros jogos que fez em casa, o Palmeiras/Meltex voltou a apresentar um bom basquetebol e venceu o Macaé Basquete, neste sábado, por 82 a 75. Com o resultado, os comandados de Ênio Vecchi somaram seu segundo resultado positivo em quatro partidas no campeonato nacional (50% de aproveitamento).

O principal destaque do confronto foi o armador palmeirense Thyago Aleo, que contribuiu para a vitória de seu time de coração com 21 pontos, sete rebotes e sete assistências. Com 20 pontos e cinco rebotes, o outro armador, Neto, também teve papel fundamental no triunfo da equipe de Parque Antártica. O pivô Tiagão encerrou o duelo com 14 pontos (12 no último quarto) e sete rebotes na conta.

“Foi uma vitória importante, pois o Macaé tem um time qualificado e experiente, e precisávamos desse resultado para adquirir personalidade na competição. Foi fundamental a postura do time do inicio ao fim, pois soube jogar atrás e levar o jogo difícil como foi até o final. Temos de manter esse padrão daqui para frente”, destacou Ênio Vecchi, técnico do Palmeiras.

Do lado dos macaenses, quatro jogadores ultrapassaram a marca dos dez pontos no encontro deste sábado: o armador norte-americano Jamaal Smith, (19) pontos, o ala/pivô argentino Espinoza, (18), o também argentino pivô Juan Manuel Torres (16), e o experiente ala Márcio Dornelles (15).

A parcial inicial teve superioridade do Palmeiras até os quatro minutos finais (13 a 11), pois após este período, o Macaé emplacou uma boa sequência de 8 a 0 e, somado com a pontaria certeira o ala/pivô argentino Pablo Espinoza, autor de 11 pontos, encerrou o primeiro quarto do encontro vencendo, por 23 a 18.

Não satisfeito com sua situação na partida, a equipe alviverde reagiu e emplacou um 10 a 2 nos primeiros momentos do segundo quarto, que devolveram a vantagem para os anfitriões (28 a 25). A mão quente do nos arremessos de 3 pontos foram fundamentais para manter o time palmeirense na ponta do placar. Com cinco tiros convertidos em seis tentados (três de Guto), o clube de Palestra Itália venceu o segundo período por 26 a 17 e permaneceu com a vantagem ao final do primeiro tempo (44 a 40).

No terceiro quarto, o Palmeiras manteve a ponta do placar. Tentando incessantemente reverter o cenário do duelo, o Macaé foi atrapalhado por seu baixo aproveitamento nas finalizações, o que permitiu que os donos da casa continuassem com boa vantagem e fosse para os dez minutos finais na frente, por 65 a 58.

A vantagem em favor dos comandados de Ênio Vecchi ficou na casa dos dez pontos durante boa parte da parcial final. Com nove pontos, o experiente ala/pivô Tiagão ajudou o Palmeiras a se segurar na partida. No minuto final, o Macaé esboçou uma reação e chegou a reduzir a vantagem palmeirense para cinco pontos (88 a 83), mas não suficiente para estragar a primeira vitória palmeirense em casa no NBB 2013/2014.