HOJE
Enquanto isso…
Por Liga Nacional de Basquete
Aguardando pelos adversários, São José, Pinheiros, Brasília e Flamengo fazem suas preparações visando as quartas de finais do NBB
Enquanto oito equipes já iniciaram a disputa dos playoffs na fase oitavas de final, outras quatro equipes já garantidas nas quartas de final aproveitam o tempo livre para fazerem suas preparações para iniciar, em breve, no mata-mata. São José/Unimed/Vinac, Pinheiros/SKY, Uniceub/BRB/Brasília e Flamengo, que terminaram a fase de classificação entre os quatro primeiros colocados, aguardam os rivais que lutam pelas quatro vagas restantes na próxima fase do NBB.
O São José terminou a primeira fase da competição na liderança, com 82,1 % de aproveitamento, a melhor campanha da equipe na história do NBB. E enquanto não começa as quartas de final, o time do interior de São Paulo segue treinando regularmente e irá marcar dois amistosos contra a equipe de Mogi das Cruzes, ainda sem datas definidas.
“Estamos aguardando o término das oitavas de final. E como estamos parados há algum tempo, esses amistosos serão muito importantes para a nossa equipe adquirir ritmo de jogo”, comentou o técnico de São José, Régis Marelli.
Os paulistas do Pinheiros se classificaram em segundo lugar e tiveram 75% de aproveitamento na primeira fase do NBB. A equipe passou recentemente por uma maratona de jogos envolvendo três competições. Além do NBB, os pinheirenses disputaram a fase final da Liga Sul-Americana, jogada em Buenos Aires (ARG), e chegaram até a decisão do Torneio Interligas, disputada em Mar del Plata (ARG).
A equipe quer aproveitar a pausa no calendário para dar um descanso a mais para os jogadores, pois alguns vinham sofrendo com o desgaste devido ao número de jogos e viagens. Por enquanto, nenhum amistoso foi marcado.
“Nós estamos acompanhando os outros jogos. E a nossa equipe está treinando algumas jogadas novas, corrigindo as falhas para entrar forte nas quartas de final”, disse o ala Marquinhos.
O Brasília foi o terceiro colocado da primeira parte do campeonato com 75% de aproveitamento e além dos treinos e do NBB, a equipe da capital brasileira está disputando a Liga das Américas. Os candangos se classificaram para o Final Four da competição continental, que será disputado entre os dias 27 e 29 de abril, junto com La Unión Formosa e Obras Sanitárias, ambos da Argentina, e com o Pioneros de Quintana, do México.
O ala/pivô Guilherme Giovannoni afirmou que a equipe esta muito bem preparada fisicamente para encarar as duas competições e que o desgaste com viagens e jogos não será problema para a reta final do NBB.
“Estamos com um ritmo de jogo muito forte e vamos entrar com tudo nas quartas de final. Por conta das finais da Liga das Américas não vamos conseguir realizar nenhum amistoso, faremos apenas os treinos regulares”, contou Giovannoni.
O Flamengo foi o quarto colocado na primeira parte do torneio também com 75% de aproveitamento. Além dos treinos regulares na Gávea, os comandados do técnico Gonzalo farão dois amistosos contra a equipe de Suzano nos dias 22 e 23 de abril, na cidade de Suzano (SP). Recuperado de uma fratura no dedo médio da mão esquerda, o ala Marcelinho retornará à equipe após ficar um mês de molho.
“Esses amistosos serão muito importantes, pois o intervalo entre o último jogo da fase classificatória e o primeiro dos playoffs é muito grande. Então, vai ser bom para dar ritmo ao time e treinar novos movimentos. Também vai ser bom para o Marcelinho entrar em forma, já que ficou quase um mês parado”, disse o técnico Gonzalo Garcia.
O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo com patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.