#JOGAJUNTO

NBB

Enquanto isso…

19-04-2012 | 06:09
Por Liga Nacional de Basquete

Aguardando pelos adversários, São José, Pinheiros, Brasília e Flamengo fazem suas preparações visando as quartas de finais do NBB

Fúlvio - Sem fundoEnquanto oito equipes já iniciaram a disputa dos playoffs na fase oitavas de final, outras quatro equipes já garantidas nas quartas de final aproveitam o tempo livre para fazerem suas preparações para iniciar, em breve, no mata-mata. São José/Unimed/Vinac, Pinheiros/SKY, Uniceub/BRB/Brasília e Flamengo, que terminaram a fase de classificação entre os quatro primeiros colocados, aguardam os rivais que lutam pelas quatro vagas restantes na próxima fase do NBB.

O São José terminou a primeira fase da competição na liderança, com 82,1 % de aproveitamento, a melhor campanha da equipe na história do NBB. E enquanto não começa as quartas de final, o time do interior de São Paulo segue treinando regularmente e irá marcar dois amistosos contra a equipe de Mogi das Cruzes, ainda sem datas definidas.

“Estamos aguardando o término das oitavas de final. E como estamos parados há algum tempo, esses amistosos serão muito importantes para a nossa equipe adquirir ritmo de jogo”, comentou o técnico de São José, Régis Marelli.

Marquinhos - Sem fundoOs paulistas do Pinheiros se classificaram em segundo lugar e tiveram 75% de aproveitamento na primeira fase do NBB.  A equipe passou recentemente por uma maratona de jogos envolvendo três competições. Além do NBB, os pinheirenses disputaram a fase final da Liga Sul-Americana, jogada em Buenos Aires (ARG), e chegaram até a decisão do Torneio Interligas, disputada em Mar del Plata (ARG).

A equipe quer aproveitar a pausa no calendário para dar um descanso a mais para os jogadores, pois alguns vinham sofrendo com o desgaste devido ao número de jogos e viagens. Por enquanto, nenhum amistoso foi marcado.

“Nós estamos acompanhando os outros jogos. E a nossa equipe está treinando algumas jogadas novas, corrigindo as falhas para entrar forte nas quartas de final”, disse o ala Marquinhos.

GiovannoniO Brasília foi o terceiro colocado da primeira parte do campeonato com 75% de aproveitamento e além dos treinos e do NBB, a equipe da capital brasileira está disputando a Liga das Américas. Os candangos se classificaram para o Final Four da competição continental, que será disputado entre os dias 27 e 29 de abril, junto com La Unión Formosa e Obras Sanitárias, ambos da Argentina, e com o Pioneros de Quintana, do México.

O ala/pivô Guilherme Giovannoni afirmou que a equipe esta muito bem preparada fisicamente para encarar as duas competições e que o desgaste com viagens e jogos não será problema para a reta final do NBB.

“Estamos com um ritmo de jogo muito forte e vamos entrar com tudo nas quartas de final. Por conta das finais da Liga das Américas não vamos conseguir realizar nenhum amistoso, faremos apenas os treinos regulares”, contou Giovannoni.

MarcelinhoO Flamengo foi o quarto colocado na primeira parte do torneio também com 75% de aproveitamento.  Além dos treinos regulares na Gávea, os comandados do técnico Gonzalo farão dois amistosos contra a equipe de Suzano nos dias 22 e 23 de abril, na cidade de Suzano (SP). Recuperado de uma fratura no dedo médio da mão esquerda, o ala Marcelinho retornará à equipe após ficar um mês de molho.

“Esses amistosos serão muito importantes, pois o intervalo entre o último jogo da fase classificatória e o primeiro dos playoffs é muito grande. Então, vai ser bom para dar ritmo ao time e treinar novos movimentos. Também vai ser bom para o Marcelinho entrar em forma, já que ficou quase um mês parado”, disse o técnico Gonzalo Garcia.

O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo com patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.