HOJE
Entalado na garganta
Por Liga Nacional de Basquete
Brasília e Vila Velha fecham a fase de classificação do NBB 12/13, nesta terça, em duelo marcado pela inédita vitória capixaba no primeiro turno

Partida será a última da fase de classificação do NBB 2012/2013 (Montagem/LNB)
No dia 19 de janeiro de 2013, o Ginásio “Tartarugão” foi palco de um feito marcante na história do Vila Velha/Garoto/UVV, que com certeza, ficará guardado na memória da torcida capixaba: a vitória da equipe sobre o atual tricampeão do NBB, Uniceub/BRB/Brasília, por 94 a 85. E nesta terça-feira (16/04), os dois times se reencontrarão, no Ginásio de ASCEB, em Brasília (DF), às 19h30, na partida que será a última da fase de classificação da temporada 2012/2013.
“Para nós, aquele jogo vai ficar na história. Como técnico, eu já havia vencido Brasília por outras equipes, mas para o Vila Velha, com certeza, foi um momento histórico. O jogo foi em Janeiro e até hoje o torcedor comenta com a gente sobre essa partida. Certamente, o Brasília não gostou de perder para a gente, estamos entalados para eles, tanto que depois daquele jogo no primeiro turno, eles ficaram 16 jogos sem perder”, comentou o técnico Daniel Wattfy.
Os capixabas ocupam o 16º lugar, com dez vitórias em 33 partidas (30,3% de aproveitamento). Mesmo com a derrota do último sábado, fora de casa, para o SKY/Basquete Cearense, a equipe do Espírito Santo ainda tem chances de subir duas posições na tabela de classificação e terminar o campeonato no 14º lugar. Pois um resultado positivo resultará no tríplice-empate com Mogi das Cruzes/Helbor e Cia. do Terno/Romaço/Joinville. Desta forma, o Vila Velha tem a vantagem, pois conquistou um maior números de vitórias contra estes times.
“Acredito que o Brasília não virá com força total. Estarão cansados da viagem da Liga das Américas. É um jogo interessante pelo que aconteceu no primeiro turno, mas este será o jogo das nossas vidas, mais pelo valor do nosso projeto de Vila Velha. Se jogarmos o nosso melhor, podemos vencer qualquer adversário”, afirmou Wattfy.
Folgados na vice-liderança e já garantidos nas quartas de final, os tricampeões do NBB somam 26 triunfos em 33 partidas (78,8% de aproveitamento). Apesar da boa situação na tabela de classificação, os brasilienses já estiveram em dias melhores na temporada. A equipe da capital federal apresentou um desempenho no Final Four da Liga das Américas que não foi o esperado, conquistando apenas uma vitória sobre o Pinheiros/SKY, na última rodada, quando a equipe paulista já havia se sagrado campeã do torneio continental na rodada anterior.
Porém, nada disso parece abalar o elenco candango, que prefere manter suas atenções na preparação para os playoffs. “Trata-se de uma partida para continuarmos com ritmo de jogo para os playoffs, mas que não altera em nada a classificação final desta primeira fase do NBB”, comentou o ala/pivô Guilherme Giovannoni. “A expectativa é fazer um bom jogo e lutar pela vitória, mesmo sabendo que o resultado final não vai alterar nada nesta primeira fase do NBB”, acrescentou o ala Arthur.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca