HOJE
Entalado na garganta
Por Liga Nacional de Basquete
Brasília e Vila Velha fecham a fase de classificação do NBB 12/13, nesta terça, em duelo marcado pela inédita vitória capixaba no primeiro turno
No dia 19 de janeiro de 2013, o Ginásio “Tartarugão” foi palco de um feito marcante na história do Vila Velha/Garoto/UVV, que com certeza, ficará guardado na memória da torcida capixaba: a vitória da equipe sobre o atual tricampeão do NBB, Uniceub/BRB/Brasília, por 94 a 85. E nesta terça-feira (16/04), os dois times se reencontrarão, no Ginásio de ASCEB, em Brasília (DF), às 19h30, na partida que será a última da fase de classificação da temporada 2012/2013.
“Para nós, aquele jogo vai ficar na história. Como técnico, eu já havia vencido Brasília por outras equipes, mas para o Vila Velha, com certeza, foi um momento histórico. O jogo foi em Janeiro e até hoje o torcedor comenta com a gente sobre essa partida. Certamente, o Brasília não gostou de perder para a gente, estamos entalados para eles, tanto que depois daquele jogo no primeiro turno, eles ficaram 16 jogos sem perder”, comentou o técnico Daniel Wattfy.
Os capixabas ocupam o 16º lugar, com dez vitórias em 33 partidas (30,3% de aproveitamento). Mesmo com a derrota do último sábado, fora de casa, para o SKY/Basquete Cearense, a equipe do Espírito Santo ainda tem chances de subir duas posições na tabela de classificação e terminar o campeonato no 14º lugar. Pois um resultado positivo resultará no tríplice-empate com Mogi das Cruzes/Helbor e Cia. do Terno/Romaço/Joinville. Desta forma, o Vila Velha tem a vantagem, pois conquistou um maior números de vitórias contra estes times.
“Acredito que o Brasília não virá com força total. Estarão cansados da viagem da Liga das Américas. É um jogo interessante pelo que aconteceu no primeiro turno, mas este será o jogo das nossas vidas, mais pelo valor do nosso projeto de Vila Velha. Se jogarmos o nosso melhor, podemos vencer qualquer adversário”, afirmou Wattfy.
Folgados na vice-liderança e já garantidos nas quartas de final, os tricampeões do NBB somam 26 triunfos em 33 partidas (78,8% de aproveitamento). Apesar da boa situação na tabela de classificação, os brasilienses já estiveram em dias melhores na temporada. A equipe da capital federal apresentou um desempenho no Final Four da Liga das Américas que não foi o esperado, conquistando apenas uma vitória sobre o Pinheiros/SKY, na última rodada, quando a equipe paulista já havia se sagrado campeã do torneio continental na rodada anterior.
Porém, nada disso parece abalar o elenco candango, que prefere manter suas atenções na preparação para os playoffs. “Trata-se de uma partida para continuarmos com ritmo de jogo para os playoffs, mas que não altera em nada a classificação final desta primeira fase do NBB”, comentou o ala/pivô Guilherme Giovannoni. “A expectativa é fazer um bom jogo e lutar pela vitória, mesmo sabendo que o resultado final não vai alterar nada nesta primeira fase do NBB”, acrescentou o ala Arthur.