#JOGAJUNTO

Fizeramhistória

01-06-2020 | 08:02
Por Liga Nacional de Basquete

Seis personagens do basquete são indicados para votação do maior nome do esporte de Bauru

O Globo Esporte iniciou nesta segunda-feira uma votação para definir qual é o maior nome do esporte de Bauru. Na lista de 15 personagens do esporte, que conta até com o Rei Pelé, o basquete tem seis representantes: Guerrinha, Alex Garcia, Larry Taylor, Leandrinho, Suzete Gobbi e Antônio Carlos Barbosa .

Guerrinha

Guerrinha festeja com a torcida na Panela de Pressão

Técnico do time campeão brasileiro de 2002, Guerrinha voltou à Cidade Sem Limites em 2007 para encabeçar a reestruturação do basquete de Bauru. Em oito anos no Bauru Basket, ele foi bicampeão Paulista, campeão da Liga Sul-Americana e da Liga das Américas.

Larry Taylor

Caso permaneça em Bauru, Larry completará 10 temporadas na equipe, somando suas duas passagens

Único jogador com camisa aposentada na Panela de Pressão, Larry Taylor é o maior ídolo da história do Bauru Basket. Ele liderou a equipe nos primeiros anos de NBB e foi um dos grandes protagonistas nos dois títulos do Campeonato Paulista, da Liga Sul-Americana e Liga das Américas.

Alex Garcia

Alex com troféu de MVP das Finais do NBB de 2017 (Fotojump/LNB)

A conquista da Liga das Américas ainda veio acompanhada do prêmio de MVP para Alex. O “Brabo” honrou as cores do Dragão nos seus cinco anos de Bauru. Ele também foi campeão Paulista, da Liga Sul-Americana e foi o MVP das Finais do primeiro título do NBB da história de Bauru, em 2017.

Leandrinho

Leandrinho e Vanderlei, campeões brasileiro em 2002 pelo Bauru

Antes de desembarcar na NBA em 2003, Leandrinho jogou dois anos em Bauru. O ala-armador conquistou o título brasileiro sob o comando de Guerrinha, em 2002, e também teve a sua primeira convocação para a Seleção Brasileira nesse período.

Suzete Gobbi

Projeto da ex-jogadora fomenta o basquete em Bauru (Reprodução/Facebook)

Única mulher da lista, Suzete Gobbi foi capitã da Seleção Brasileira por mais de uma década, participou de quatro Mundiais, dois Pré-olímpicos e três Pan-americanos. Ela é fundadora e técnica do Suzete Basquete, projeto com mais de 20 anos de existência destinado a crianças e adolescentes de quatro a 16 anos, localizado em Bauru.

Antônio Carlos Barbosa

Barbosa dirigiu a Seleção Brasileira em três Mundiais e duas Olimpíadas (Divulgação/CBB)

Um dos maiores técnicos da história do basquete feminino brasileiro, Antônio Carlos Barbosa nasceu em Bauru. Ele comandou a Seleção Brasileira por mais de 20 anos, tendo como principal conquista a medalha bronze na Olimpíada de Sidney, em 2000.

Pelé, Jairzinho, Baroninho, Richarlyson, Donizete, Lela (futebol), Mário Sabino (judô), Max (vôlei) e Norival Agnelli (natação) são os outros nove nomes da votação, que ficará aberta até o dia 7 de junho. Para conhecer suas histórias, a relação com Bauru e registrar seu voto, clique aqui.