HOJE
Entre os melhores
Por Liga Nacional de Basquete
Flamengo não consegue superar os donos da casa, o Peñarol (ARG), mas garante classificação para as semifinais da Liga Sul-Americana

O Flamengo, de Marcelinho, classificou para as semifinais da Liga Sul-Americana (Demian Schleider/FIBA Americas)
Classificado com uma rodada de antecedência para a segunda fase da Liga Sul-Americana, o Flamengo acabou superado pelo Peñarol (ARG) na última rodada do grupo C. Depois de um bom primeiro tempo, quando a equipe carioca conseguiu imprimir uma forte marcação e impor seu ritmo de jogo, o rubro-negro perdeu para os donos da casa por 77 a 72, na noite dessa quinta-feira, no Ginásio Poliesportivo Ilhas Malvinas, em Mar Del Plata, na Argentina.
“A gente veio para a Argentina com o objetivo de conseguir a classificação para a segunda fase e para a Liga das Américas, pois o Flamengo tem que estar em todas as competições importantes. Cumprimos nosso objetivo. Hoje entramos em quadra com os dois times já classificados, mas mesmo assim, buscando a vitória. O time estava focado e deu duro até o final. Fizemos um bom primeiro tempo, mas o terceiro quarto acabou deixando o Peñarol com mais chances de vitória. E eles aproveitaram isso. Até reagimos no final do jogo, mas a vitória não veio”, disse o técnico do Flamengo, José Neto. “Agora vamos seguir trabalhando, pensando nos próximos objetivos”, completou.
O Flamengo começou bem a partida e abriu 8 a 3, com oito pontos do ala/armador Vitor Benite. Os cariocas conseguiram se manter à frente do marcador durante toda a primeira etapa, fechando-a em 20 a 19. Na segunda parcial, imprimindo uma forte marcação, o time brasileiro abriu 12 pontos de vantagem (35 a 23) e foi para o intervalo vencendo por 40 a 30.
Na volta dos vestiários, o Flamengo cometeu alguns erros de ataque e deixou o Peñarol empatar, 46 a 46, e fechar o quarto em 57 a 51. No último período, os donos da casa não permitiram a reação brasileira e fecharam o jogo.
Benite foi o cestinha da partida com 22 pontos, ao lado do ala/pivô Léo Gutierrez, do Peñarol. O pivô do Flamengo, Caio Torres, se destacou nos rebotes, com 10.
O Flamengo e o Peñarol se juntaram a outras quatro equipes que já haviam garantido a classificação para os quadrangulares semifinais: Pinheiros/SKY, Uniceub/BRB/Brasília, Obras Sanitárias (ARG) e Regatas Corrientes (ARG). Na próxima semana, o São José/Unimed/Vinac inicia sua caminhada no Grupo D da Liga Sul-Americana e enfrentará o Libertad Sunchales (ARG), o El Bosque (PER) e os donos da casa, o Tiburones (VEN).
O primeiro quadrangular semifinal será disputado de 13 a 15 de novembro e o segundo, de 20 a 22 de novembro. Quatro equipes (dois de cada grupo) avançarão à grande final, nos dias 4 e 6 de dezembro.

Benite e Caio Torres foram os principais destaques do Flamengo (Demian Schleider/FIBA Americas)
Confira os resultados do Grupo C da Liga Sul-Americana:
23/10 (Terça-feira)
Flamengo 75 x 67 Hebraica Macabi (URU)
Peñarol (ARG) 86 x 75 Deportes Castro (CHI)
24/10 (Quarta-feira)
Flamengo 101 x 72 Deportes Castro (CHI)
Peñarol (ARG) 65 x 51 Hebraica Macabi (URU)
25/10 (Quinta-feira)
Deportes Castro (CHI) 84 x 82 Hebraica Macabi (URU)
Peñarol (ARG) 77 x 72 Flamengo
GRUPO D
1, 2 e 3 de novembro – Vargas (Venezuela)
Tiburones (VEN)
São José/Unimed
Libertad de Sunchales (ARG)
El Bosque (PER)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca