HOJE
Entrosando
Por Liga Nacional de Basquete
André Barbosa e Lucas Mariano avaliam amistosos do Vasco e destacam ganho de entrosamento: “estamos nos conhecendo”

Em busca do entrosamento: André Barbosa e Lucas Mariano conversam durante o amistoso contra o Chile (Paulo Fernandes/Vasco.com.br)
Entrosamento. Essa palavra em pauta no Vasco da Gama versão 2017/2018. Com nada menos que nove jogadores novos, a equipe cruzmaltina vem usando os treinos e amistosos da pré-temporada para ganhar identidade e fazer o elenco funcionar da maneira que o técnico André Barbosa deseja.
O Gigante da Colina realizou dois amistosos até o momento, ambos em São Januário, contra Solar Cearense e Seleção do Chile. O saldo foi de uma vitória sobre os chilenos e uma derrota para o Carcará. No entanto, os resultados das partidas não são o foco principal da comissão técnica, que mira a excelência na nova filosofia aplicada e a diminuição dos erros.
“Foram bons estes dois duelos. A pré-temporada está bem puxada, os jogadores estão com as pernas pesadas. Demos um gás contra o Ceará no fim do jogo e contra o Chile pecamos no segundo tempo. Mas foi bom pelo contexto todo, principalmente para ver a rotação. Contra o Basquete Cearense, vimos os cinco que marcam melhor, com Gustavo, David Jackson e Gui Deodato, time que puxa mais na defesa, provoca mais em termo de troca, que sustenta mais. No ataque, para fechar o jogo, sabemos que o Giovannoni tem muito destaque. Estamos nos conhecendo e isso foi o que mais valeu”, destacou André Barbosa.
Apesar de ser um elenco praticamente inteiro novo – permaneceram somente David Jackson, Nezinho e o técnico André Barbosa – o Vasco da Gama pode ao menos pular uma etapa no quesito entrosamento, pois o “Big Three” formado por Fúlvio, Giovannoni e Lucas Mariano atuou junto no Brasília na temporada passada e já mostrou um belo repertório nos primeiros testes da pré-temporada.
“Tenho um ano jogando com eles e temos entrosamento. Sei como jogam e o que esperam de mim e isso vai agregando com todo o time. Vai ser uma boa temporada, estou maravilhosamente bem aqui. O pessoal me acolheu de forma excelente. Estou me sentindo ótimo e vamos fazer de tudo para conseguir colocar todo nosso potencial dentro de quadra”, comentou Lucas Mariano, eleito Melhor Pivô do último NBB CAIXA.
Nos amistosos contra Solar Cearense e Seleção do Chile, a equipe cruzmaltina atuou sem Dedé Stefanelli, Nezinho, Bruninho e Chris Hayes, que não tinham condições de jogo. O próximo compromisso do Vasco da Gama será no dia 28 de setembro (quarta-feira), novamente em São Januário, diante do Universo/Vitória.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca