HOJE
Equilíbrio sempre
Por Liga Nacional de Basquete
Presente em todas as viradas do Pinheiros em playoffs, técnico César Guidetti aponta equilíbrio como segredo e mantém esperança para Jogo 4 contra Flamengo

César Guidetti participou das 3 viradas do Pinheiros nos playoffs, duas como assistente e uma como técnico principal (João Neto/LNB)
“Desistir” não é um verbo presente no vocabulário do EC Pinheiros no NBB CAIXA. Em toda da competição, a equipe pinheirense reverteu três séries de playoff após perder por 2 a 0 – nas quartas de final de 2011/2012 contra o Joinville, nas oitavas de final de 2012/2013 contra Limeira e nas oitavas de 2015/2016 contra o Minas. Por isso, o rótulo de “Time da Virada”, muito comum em times de futebol, se encaixou perfeitamente no clube do Jardim América.
Atual comandante do Pinheiros, César Guidetti viu e viveu todas as reviravoltas aplicados pela equipe no NBB CAIXA, duas como assistente técnico do ex-treinador Cláudio Mortari e a última delas como técnico principal. Com a palavra de quem conhece de virada, César apontou o equilíbrio constante como segredo.
“Em um playoff o mais importante é, estando atrás ou na frente, é não se empolgar com a vitórias, fazer festa, e também não se abalar com as derrotas, achar que está tudo errado e que acabou. É necessário ter equilíbrio. Ao final dos jogos a gente sente a emoção da vitória ou da derrota, é natural, mas não pode deixar tomar conta, tem que virar a página. Não estamos pensando em virada, pensamos em fazer outro grande jogo. Vamos encarar dessa forma, assim como foi feito em todas as viradas que o Pinheiros já aplicou”, disse César Guidetti.
Na última quarta-feira, o Pinheiros entrou em quadra em uma situação bastante complicada, perdendo a série por 2 a 0. Os dois duelos anteriores haviam sido bastante duros, sendo que no primeiro deles a equipe entrou no último quarto vencendo. No entanto, o Flamengo acabou vencedor e ficou muito perto da varrida e da classificação.
Mas quando pouco se esperava, o clube da capital paulista reagiu, dominou o atual tetracampeão em pleno Tijuca Tênis Clube e reviveu na série com uma espetacular vitória fora de casa, por 90 a 79. Com isso, forçou a realização do Jogo 4, que será nesta segunda-feira (02/05), no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 19 horas, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

“A proposta desde o início é de fazer jogos duros, respeitando sempre, mas acreditando”, disse César (Ricardo Bufolin/ECP)
“Desde o início da série sempre acreditamos em fazer uma série dura contra o Flamengo, e os três primeiros jogos mostraram isso, foram todos equilibrados. No Jogo 3 conseguimos encontrar uma boa formação de equipe logo no primeiro quarto que funcionou muito bem, assim conseguimos jogar sempre na frente e também fechar o jogo, coisa que não aconteceu nos outros dois”, comentou César.
“Sabemos de toda a qualidade do Flamengo. A proposta desde o início é de fazer jogos duros contra eles, respeitando sempre, mas acreditando. É difícil, mas sabemos que temos totais condições de, jogando em casa, fazer outro jogo muito bom como fizemos no último no Rio de Janeiro. O desejo de todos é levar a série para o Jogo 5 e vamos entrar em quadra focados nisso”, finalizou o treinador.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca