#JOGAJUNTO

Mais basquete

Experiência inesquecível

25-08-2025 | 04:44
Por Liga Nacional de Basquete

Eric Gordon, jogador da NBA, compartilha experiência com jovens, durante camp realizado em Santa Cruz do Sul, casa do Ceisc/União Corinthians, na semana passada

O Poliesportivo Arnão, em Santa Cruz do Sul, casa do Ceisc/União Corinthians, recebeu o Eric Gordon Camp na última semana. A iniciativa foi liderada pelo jogador do Philadelphia 76ers e coordenada pelo Crescer Basketball Academy, de Enzo Ruiz, que defendeu o Fortaleza Basquete Cearense na temporada 2024/25 do NBB CAIXA.

Em dois dias, 37 jovens de Santa Cruz do Sul, Porto Alegre, Curitiba e Argentina puderam conviver com o astro da NBA, que procurou compartilhar fundamentos técnicos e atividades práticas, além de experiências inspiradoras de sua trajetória na modalidade.

Eric Gordon durante camp realizado em Santa Cruz do Sul. Foto: Vinicius Molz Schubert

Com foco no desenvolvimento individual, o camp valorizou aspectos como arremesso, defesa, movimentação sem a bola e leitura de jogo. Além da parte técnica, também foram trabalhados valores fundamentais para a formação dentro e fora das quadras: disciplina, dedicação, respeito e espírito coletivo.

O clima em Santa Cruz do Sul foi de celebração ao basquete. Foi uma oportunidade de aprender com treinadores especializados e vivenciar de perto a metodologia ligada ao nome de Eric Gordon. O camp reforçou a importância da base e da formação de talentos, ao mesmo tempo em que inspirou os participantes a seguirem evoluindo no esporte.

Mais do que um treinamento, o Eric Gordon Camp se transformou em uma experiência inesquecível para a comunidade do basquete local, deixando sementes para o futuro e fortalecendo ainda mais a cultura da modalidade no país, inspirando novas gerações.

“Ter um jogador consagrado como o Eric Gordon aqui por perto foi uma experiência única para os jovens. Mais do que aprender técnicas de basquete, eles puderam se inspirar em alguém que já chegou ao mais alto nível do esporte. Ver de perto a disciplina, a humildade e a dedicação dele mostrou que os sonhos são possíveis com esforço e persistência. Esse contato certamente vai marcar a vida deles, tanto dentro quanto fora da quadra”, afirmou Maria Belén Actis, diretora da base do Ceisc/União Corinthians e esposa de Enzo Ruiz.

“Além disso, os treinos ministrados por ele e por sua equipe trouxeram uma vivência diferente, com conceitos de um basquete jogado em outro nível, o que ampliou muito a visão e o aprendizado dos participantes. Também é importante mencionar que eles vieram para observar novos talentos. Quem sabe alguns desses jovens, num futuro não muito distante, sejam quem nos representa a nível nacional ou internacional”, completou.

Diretor de basquete do Ceisc/União Corinthians, Diego Puntel, que presenteou Eric Gordon com uma camisa da equipe, elogiou essa iniciativa. “Receber em Santa Cruz do Sul um atleta da NBA é motivo de grande orgulho e inspiração para todos nós. Essa iniciativa vai muito além do espetáculo esportivo: representa uma oportunidade única de aproximar nossa comunidade da mais alta referência mundial no basquete. Estamos honrados em apoiar e valorizar esse momento histórico, que certamente deixará um legado para o basquete de Santa Cruz do Sul, do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil”, afirmou.