#JOGAJUNTO

Mais basquete

Espanhabicampeã!

16-09-2019 | 07:20
Por Liga Nacional de Basquete

Com Ricky Rubio "MVP", Espanha supera Argentina e conquista Copa do Mundo pela 2ª vez em sua história; França termina com a medalha de bronze

A Copa do Mundo da China 2019 chegou ao fim. Neste domingo (15/09), a Espanha derrotou a Argentina na grande final, em Pequim (CHN), por 95 a 75, e levantou o troféu do Mundial pela segunda vez em sua história – a primeira conquista foi em 2006.

Superiores desde o início do jogo, os espanhóis não ficaram atrás no placar em nenhum momento e dominaram as ações da grande final da Copa do Mundo.

+Estatísticas completas da decisão entre Espanha e Argentina

 

Ver essa foto no Instagram

 

The #FIBAWC 2019 Champions – @baloncestoesp 🇪🇸! ⁣ ⁣ 🏀🌍🏆⁣ ⁣ #EspañaGotGame

Uma publicação compartilhada por FIBA Basketball World Cup (@fibawc) em

Com grande atuação coletiva, seis atletas atingiram dois dígitos de pontuação: o armador Ricky Rubio foi o cestinha com 20, seguido por Sergio Llul (15), Marc Gasol (14), Rudy Fernandez, Juancho e Willy Hernangomez (11 cada).

Pela Argentina, o ala Gabriel Deck foi o maior pontuador do jogo (24 pontos). Além dele, os armadores Nicolás Laprovittola (17 pontos) e Facundo Campazzo (11 pontos e oito assistências) também tiveram boa atuação.

França vence Austrália e termina na 3ª colocação

Um pouco antes, na disputa pelo terceiro lugar, França e Austrália fizeram uma grande partida. Com direito a virada no segundo tempo, os franceses levaram a melhor por 67 a 59 e conquistaram a medalha de bronze da Copa do Mundo de 2019.

+Estatísticas completas da disputa de 3º lugar entre França e Austrália 

 

Ver essa foto no Instagram

 

🥉 🇫🇷 👏 #FranceGotGame #FIBAWC

Uma publicação compartilhada por FIBA Basketball World Cup (@fibawc) em

Os australianos começaram o confronto com tudo e foram para o intervalo liderando o jogo por 30 a 21. Na volta dos vestiários, a seleção francesa encontrou seu ritmo e conseguiu virar o placar, vencendo os dois quartos finais por 46 a 29.

Os grandes destaques da França ficaram por conta do ala/armador Nando De Colo, cestinha da equipe com 19 pontos, e do ala Evan Fournier, que contribuiu com 16 pontos e cinco rebotes.

O Quinteto Ideal da competição

Além da entrega das medalhas para as seleções finalistas, o Quinteto Ideal da Copa do Mundo 2019 foi revelado na cerimônia de premiação.

Três jogadores que disputaram a decisão estavam na seleção do campeonato: o armador Ricky Rubio e o pivô Marc Gasol, da Espanha, e o ala/pivô Luis Scola, da Argentina. Completaram o quinteto os alas Evan Fournier (França) e Bogdan Bogdanovic (Sérvia).

Eleito melhor armador, Ricky Rubio ainda foi escolhido o MVP da Copa do Mundo. Com atuação de 20 pontos na decisão, o jogador do Phoenix Suns teve médias de 16,4 pontos, 6,0 assistências e 4,6 rebotes nas oito partidas disputadas e foi coroado com o prêmio de melhor jogador da competição.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Ricky Rubio (@ruuufio) is the @tissot_official MVP of the FIBA Basketball World Cup 2019! 👏 #EspañaGotGame #FIBAWC

Uma publicação compartilhada por FIBA Basketball World Cup (@fibawc) em

Seleções do Pré-Olímpico definidas

Além do Japão, já garantido por ser o país sede, sete seleções garantiram suas vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2020 através da Copa do Mundo. Foram elas: Espanha e França (Europa), Argentina e Estados Unidos (Américas), Austrália (Oceania), Irã (Ásia) e Nigéria (África).

As equipes que não conseguiram a vaga via Copa ainda terão mais uma oportunidade, no Pré-Olímpico Mundial, que será realizado em junho de 2020. No total, 24 seleções disputarão as quatro vagas restantes, divididas em quatro torneios de seis times, com o campeão de cada edição garantindo a vaga.

Dentre as seleções do Pré-Olímpico, 16 delas garantiram a presença pela Copa do Mundo: Brasil, Venezuela, República Dominicana, Porto Rico e Venezuela (Américas); Itália, Rússia, Alemanha, Polônia, República Tcheca, Sérvia, Lituânia, Grécia e Túrquia (Europa); Tunísia (África) e Nova Zelândia (Oceania).

As outras oito seleções foram escolhidas através do último ranking mundial da FIBA, divulgado em 26 de fevereiro deste ano. Com isso, as duas melhores da Europa (Lituânia e Croácia), Américas (México e Uruguai), Ásia (China e Filipinas) e África (Senegal e Angola).

Classificação final da Copa do Mundo 2019

1º Espanha
2º Argentina
3° França
4° Austrália
5° Sérvia
6° República Tcheca
7º Estados Unidos
8º Polônia
9° Lituânia
10° Itália
11º Grécia
12° Rússia
13° Brasil
14° Venezuela
15º Porto Rico
16° República Dominicana
17° Nigéria
18º Alemanha
19° Nova Zelândia
20° Tunísia
21º Canadá
22° Turquia
23° Irã
24° China
25° Montenegro
26° Coreia do Sul
27° Angola
28° Jordânia
29° Costa do Marfim
30° Senegal
31° Japão
32° Filipinas