HOJE
15 anos em 15 momentos mais do que especiais
Por
Confira uma seleção de fatos importantes da bela trajetória da Liga Nacional de Basquete
Esta é uma semana especial para a Liga Nacional de Basquete, que completou 15 anos no dia 01/08/2023. Como parte da série de conteúdos sobre essa data tão importante, o site oficial da LNB relembra hoje 15 fatos marcantes nessa trajetória. Mas vale ressaltar: não é fácil escolher só 15 tópicos. Estamos falando de uma história cheia de fatos inesquecíveis, não só para o nosso basquete, mas para o esporte brasileiro.
Vamos a eles!
Lançamento e 1º jogo do NBB
O lançamento do Novo Basquete Brasil ocorreu em 15/12/2008 no Esporte Clube Pinheiros, com a participação de 15 clubes. E a bola subiu pela primeira vez no NBB em 28/01/2009, no ginásio Jones dos Santos Neves, em Vitória/ES. O Vila Velha venceu o Araraquara por 77 a 56. O ala-pivô André Bambu marcou os 2 primeiros pontos para o time visitante. No mesmo dia a primeira transmissão televisiva do NBB teve o SporTV passando o confronto entre Flamengo e Pinheiros, o qual foi vencido pelos cariocas por 90 a 89 com duplo-duplo de Olivinha, que na época brilhava pelo time paulista.
O Jogo das Estrelas
O Rio de Janeiro recebeu a 1ª edição do Jogo das Estrelas do NBB em 22/03/2009. Os principais ídolos do basquete brasileiro estiveram no Maracanãzinho para o evento que teve disputas de 3 Pontos e Enterradas, além do confronto entre as estrelas do campeonato. O ala Fischer, do Bauru, foi o campeão do primeiro Torneio de 3 Pontos. E o ala Júlio Toledo, do Araraquara, venceu o Torneio de Enterradas. Desde então, o Jogo das Estrelas se consolidou como referência de esporte e entretenimento no país, sempre com atrações e inovações para o público no ginásio ou em alguma tela. Em 29/01/2011, o Jogo das Estrelas foi realizado no Pedrocão, em Franca, e teve o duelo NBB Brasil X NBB Mundo pela primeira vez. O jogo foi marcado pela volta do basquete à TV aberta com transmissão ao vivo pela TV Globo. Outra edição marcante foi a primeira no Ibirapuera, em 19/03/2017. Mais de 10 mil pessoas lotaram o icônico ginásio para ver o Desafio das Celebridades e o show da banda Jota Quest. O evento foi tão completo – juntando diversão, esporte e ativações comerciais – que recebeu grande atenção da mídia. Na ocasião, ao falar sobre o JDE o site da revista Exame estampou a manchete “O esporte brasileiro é antes e depois do Jogo das Estrelas do NBB”.
A edição mais recente, em 18/03/2023, foi sediada em Belo Horizonte pela 1ª vez e ampliou o alcance do Jogo das Estrelas com um seminário de negócios, uma exposição sobre 15 anos de NBB e diversas ações sociais. Uberlândia (2010), Brasília (2013), Fortaleza (2014) e Mogi das Cruzes (2016) foram as outras cidades que já receberam o evento, que volta para o Ibirapuera em 2024.
1º campeão do NBB
Em 28/06/2009, o Flamengo venceu o Brasília por 76 a 68, na quinta e última partida da série final, e tornou-se o primeiro campeão do Novo Basquete Brasil. Quase 16 mil pessoas lotaram a HSBC Arena para acompanhar a decisão. Marcelinho Machado foi o cestinha do jogo com 27 pontos e do campeonato com 1047. O Flamengo é o maior vencedor do NBB com 7 conquistas.
A maior pontuação de um jogador
Marcelinho é um dos grandes nomes da história do NBB. E reforçou isso em 07/03/2010, quando marcou 63 pontos numa única partida, recorde aparentemente inatingível. O craque brasileiro também conquistou o maior número de bolas de 3 nesse jogo do Flamengo contra São José (vitória rubro-negra por 101 a 89). Foram 16 bolas do perímetro.
NBB tem seu 2º campeão
Na revanche do ano anterior, e também em 5 jogos, o Brasília superou o Flamengo por 76 a 74 e conquistou a 2ª edição do NBB em 06/06/2010. O palco foi o ginásio Newton de Faria, em Anápolis/GO e os destaques da campanha foram três atletas paulistas que fizeram história na capital federal: Nezinho, Guilherme Giovannoni e o capitão Alex Garcia, uma lenda do NBB que vai disputar a 16ª edição a partir de outubro. O Brasília ganhou mais 2 títulos na sequência e se tornou o 1º tricampeão do NBB. O 3º troféu, em 02/06/2012 contra o São José, merece ser destacado. A decisão em jogo único foi no ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes, e foi transmitida ao vivo na TV Globo.
Atletas do NBB ajudam Brasil a voltar aos Jogos Olímpicos
Em 10/09/2011, o Brasil conquistou a tão sonhada vaga para Londres 2012 depois de ficar fora de 3 Olimpíadas seguidas. A última participação da seleção tinha sido em Atlanta 1996, quando Oscar Schmidt ainda jogava. A vitória contra a República Dominicana por 83 a 76, na Copa América em Mar del Plata, na Argentina, teve a participação de 7 jogadores do NBB: Nezinho, Guilherme Giovannoni e Alex, do campeão Brasília, Marcelinho Machado e Caio Torres, do Flamengo, Vitor Benite, do Limeira e Marquinhos, do Pinheiros.
O lançamento da LDB
Não é de hoje que o NBB se preocupa em fomentar novos talentos. Em 08/10/2011 a LNB anunciou a criação da Liga de Desenvolvimento de Basquete em parceria com o Ministério do Esporte. A competição nasceu como LDO (Liga de Desenvolvimento Olímpico) e teve 16 clubes na 1ª edição vencida pelo Flamengo em 29/12/2011. Desde então, a LDB revelou inúmeros atletas para o basquete brasileiro e até para NBA, como Bruno Caboclo, que foi draftado pelo Toronto Raptors em 26/06/2014. Mais recentemente, em 24/06/2022, o jogador minastenista Gui Santos foi selecionado pelo Golden State Warriors. A LDB segue cada vez mais forte, com apoio fundamental do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Flamengo campeão intercontinental
Depois de faturar mais duas taças do NBB, a Liga das Américas e a Liga Sul-Americana, o Flamengo levou o basquete brasileiro ao topo do mundo. O feito veio com uma vitória por 90 a 77 sobre o Maccabi Tel Aviv, campeão europeu, pela Copa Intercontinental, em 28/09/2014. A equipe comandada pelo técnico José Neto teve uma atuação coletiva quase perfeita para superar o time israelense para delírio da torcida que lotou a Arena da Barra.
Parceria com a NBA
A força do NBB ganhou reconhecimento internacional em 11/12/2014, quando a LNB assinou contrato de parceria com a NBA, sendo a primeira entidade do mundo a firmar uma parceria deste tipo com a maior liga de basquete do planeta. O acordo foi um passo decisivo na direção de tornar a modalidade ainda mais profissional e proporcionou intensa troca de experiências dentro e fora de quadra como a realização de amistosos entre equipes do NBB e da NBA no Brasil e nos Estados Unidos, viagens de intercâmbio para executivos dos clubes da Liga e a transmissão de jogos dos playoffs NBB 15 no aplicativo da NBA.
Naming Rights da Caixa
Em 16/03/2016, a Liga Nacional de Basquete assinou um contrato de patrocínio com a Caixa Econômica Federal, que passou a dar nome ao principal campeonato de basquete do país. A estreia da parceria aconteceu no Jogo das Estrelas em Mogi das Cruzes, em 19/03/2016. O NBB Caixa foi mais um marco para a LNB e trouxe ainda mais profissionalismo e credibilidade para o #NossoBasquete. A parceria durou 4 anos e contribuiu para aumentar a visibilidade do basquete nacional.
2 novos campeões no NBB
O Bauru Basket conquistou o título em 17/06/2017 ao vencer o 5º jogo contra o Paulistano por 92 a 73. A equipe do interior paulista vinha de 2 vice-campeonatos seguidos e perdeu as duas primeiras partidas da série, mas conseguiu a virada espetacular e o título inédito no Ginásio Gigantão, em Araraquara. O capitão Alex Garcia foi o cestinha da decisão e o MVP das finais. Ele venceu o NBB pela 4º vez. No ano seguinte, em 02/06/2018, o Paulistano venceu o Mogi por 82 a 76 e faturou o título do NBB pela primeira vez, no Ginásio Hugo Ramos, casa do rival. O clube paulistano também tinha dois vice-campeonatos. A dupla Yago Mateus e Lucas Dias foi fundamental no jogo decisivo e o MVP das Finais ficou com o pivô Guilherme Hubner.
NBB Multiplataforma e ineditismos nas transmissões esportivas
A temporada 2018/2019 do NBB a LNB criou o conceito de Multiplataforma e apresentou como uma grande novidade para democratizar as transmissões e alcançar ainda mais fãs de basquete. No lançamento do campeonato, em 01/10/2018, foram anunciadas 6 plataformas para exibir os jogos, uma em cada dia da semana. Facebook na segunda-feira, ESPN na terça, Twitter na quarta-feira, Bandsports na quinta, Fox Sports na sexta-feira e TV Band (aberta) aos sábados. A LNB se destacou ainda por ser a primeira entidade esportiva do Brasil a fazer transmissões no Facebook e Twitter. Na Twitch, realizou a primeira transmissão de modalidade esportiva que não o futebol.
Parceria com o CBC
Desde 2017 a LNB tem sólida parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Inicialmente para viabilizar a LDB, mas desde 14/08/2020 o acordo foi ampliado para o NBB. O apoio contempla todo o suporte de logística dos clubes, árbitros e staff para as competições com aporte das viagens aéreas e hospedagem para as equipes visitantes. O CBC apoia e valoriza as ações de governança nas entidades esportivas para que se estruturem cada vez melhor e possam captar mais recursos, seja pela ascensão de categoria no Programa de Formação de Atletas, seja via Lei de Incentivo ao Esporte, ou pela obtenção de patrocínios.
Mais um campeão no NBB
O Sesi Franca, um dos times mais tradicionais do basquete brasileiro, conquistou o título do NBB em 09/06/2022. A série contra o Flamengo foi fechada em 3 a 1 com vitória por 80 a 65 num Pedrocão lotado. Lucas Dias foi eleito o MVP das finais com duplo-duplo de 19 pontos e 14 rebotes na decisão. A equipe francana manteve a base e conquistou o bicampeonato em 10/06/2023, também no Pedrocão, desta vez contra o São Paulo. Durante a temporada, o Franca ainda bateu o recorde de vitórias seguidas no basquete nacional. Foram 46 triunfos seguidos, superando os 43 do COC Ribeirão Preto em 2002.
Uma nova identidade
No evento de lançamento da temporada 2022/2023, em 12/10/2022, a LNB divulgou a nova logomarca do NBB que faz justa homenagem ao ídolo Alex Garcia. O tradicional gancho do atleta ganhou destaque na peça e trouxe modernidade para a marca da competição. O capitão do Bauru Basket jogou todas as edições do campeonato e tem 4 títulos no currículo. Lenda do NBB, ele se prepara para disputar a 16ª edição a partir de outubro.