HOJE
Espelho do futuro
Por Liga Nacional de Basquete
Quem esteve no Ginásio do UTC pôde presenciar toda a interação da garotada com os ídolos da equipe do Uberlândia

As crianças ficaram mais de quatro horas ao lado de seus ídolos (Raphael Oliveira/Divulgação)
Durante a ação “Arremesso Campeão Social”, as crianças tiveram a oportunidade de interagir com os ídolos da equipe Unitri/Universo. Era nítida a alegria e a admiração da garotada ao receber instruções e palavras de incentivo dos jogadores e comissão técnica do time de Uberlândia.
Com a bola na mão e o desejo de acertar todas as bandejas e arremessos que tentavam, meninos e meninas de 30 colégios da cidade sentiram a emoção de estar na mesma quadra que os gigantes do basquete.

Ao lado dos gigantes, a garotada aprendeu os fundamentos do basquete (Raphael Oliveira/Divulgação)
“Hoje, eu pratico natação no meu colégio, mas meu sonho é poder jogar basquete. Eu quero muito jogar no NBB”, afirmou o garoto de 13 anos, Daniel Victor Teodoro do Nascimento, do colégio Caic Guarani.
Assim como Daniel, muitas das 240 crianças que participaram do evento nesta quinta-feira saíram de lá motivadas a praticar basquete e seguir os passos dos ídolos da equipe de Uberlândia.
“Eu, quando era criança, não tive a oportunidade de ter um time profissional de basquete na minha cidade. Só fui começar a praticar basquete com 15 anos, mas tenho certeza que teria iniciado antes, se tivesse participado de um evento como esse”, revelou o pivô do Uberlândia, Léo Waszkiewicz.
Além das crianças, que aproveitaram demais o evento, os professores e os diretores dos 30 colégios participantes também saíram do ginásio do UTC com o sorriso de orelha a orelha. Afinal, o “Arremesso Campeão Social” doou bolas e tabelas de basquete às instituições, com o objetivo de fomentar ainda mais a modalidade.
“Não tínhamos bolas novas no colégio e não tínhamos mais recursos para comprar este ano. Esse material veio numa ótima hora e, com certeza, vai motivar nossos aluno a praticarem mais basquete”, afirmou Fabiana Urzetta, vice-diretora da Escola Municipal Professor Domingos Pimentel de Ulhoa. “Queremos até convidar os jogadores e o Hélio (Rubens) para darem palestras lá no colégio”, completou.

O pivô Léo foi um dos jogadores que mais interagiu com a garotada (Raphael Oliveira/Divulgação)
Todas essas atividades com a criançada motivam a equipe do Uberlândia também. Quem esteve no Ginásio do UTC viu o quanto a equipe comandada pelo técnico Hélio Rubens interagiu com os garotos durante o evento, que teve mais de quatro horas de duração.
“Essa integração com a comunidade é fundamental. As crianças tem seus ídolos e podendo interagir com eles em quadra ficam mais motivadas a praticar o basquete e acompanhar os jogos”, analisou Hélio Rubens.
O Arremesso Campeão
A promoção “Arremesso Campeão, realizada pelo segundo ano consecutivo por SporTV e LNB, consistia na premiação do participante que acertasse um arremesso do meio da quadra no intervalo de quatro partidas das Finais do NBB 2011/2012.
A premiação era cumulativa. Foram seis tentativas em três partidas (uma das quartas de final e duas das semifinais), sendo duas por confronto, começando do valor de 50 mil reais e acumulando para 100 mil e 150 mil nas seguintes. As duas últimas foram realizadas na final do NBB entre Uniceub/BRB/Brasília e São José/Unimed, valendo o prêmio máximo de 200 mil reais.
Como nenhum dos participantes acertou o arremesso do meio da quadra, o prêmio ficou com a equipe ganhadora do prêmio fair-play do NBB, que foi Uberlândia pelo segundo ano consecutivo. Em 2011, a equipe mineira recebeu 100 mil reais e doou para o Hospital do Câncer do município.

Todos os 240 garotos que participaram do evento ganharam uma bola de basquete (Raphael Oliveira/Divulgação)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca