#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Espelho do futuro

13-09-2012 | 09:45
Por Liga Nacional de Basquete

Quem esteve no Ginásio do UTC pôde presenciar toda a interação da garotada com os ídolos da equipe do Uberlândia

As crianças ficaram mais de quatro horas ao lado de seus ídolos (Raphael Oliveira/Divulgação)

Durante a ação “Arremesso Campeão Social”, as crianças tiveram a oportunidade de interagir com os ídolos da equipe Unitri/Universo. Era nítida a alegria e a admiração da garotada ao receber instruções e palavras de incentivo dos jogadores e comissão técnica do time de Uberlândia.

Com a bola na mão e o desejo de acertar todas as bandejas e arremessos que tentavam, meninos e meninas de 30 colégios da cidade sentiram a emoção de estar na mesma quadra que os gigantes do basquete.

Ao lado dos gigantes, a garotada aprendeu os fundamentos do basquete (Raphael Oliveira/Divulgação)

“Hoje, eu pratico natação no meu colégio, mas meu sonho é poder jogar basquete. Eu quero muito jogar no NBB”, afirmou o garoto de 13 anos, Daniel Victor Teodoro do Nascimento, do colégio Caic Guarani.

Assim como Daniel, muitas das 240 crianças que participaram do evento nesta quinta-feira saíram de lá motivadas a praticar basquete e seguir os passos dos ídolos da equipe de Uberlândia.

“Eu, quando era criança, não tive a oportunidade de ter um time profissional de basquete na minha cidade. Só fui começar a praticar basquete com 15 anos, mas tenho certeza que teria iniciado antes, se tivesse participado de um evento como esse”, revelou o pivô do Uberlândia, Léo Waszkiewicz.

Além das crianças, que aproveitaram demais o evento, os professores e os diretores dos 30 colégios participantes também saíram do ginásio do UTC com o sorriso de orelha a orelha. Afinal, o “Arremesso Campeão Social” doou bolas e tabelas de basquete às instituições, com o objetivo de fomentar ainda mais a modalidade.

“Não tínhamos bolas novas no colégio e não tínhamos mais recursos para comprar este ano. Esse material veio numa ótima hora e, com certeza, vai motivar nossos aluno a praticarem mais basquete”, afirmou Fabiana Urzetta, vice-diretora da Escola Municipal Professor Domingos Pimentel de Ulhoa. “Queremos até convidar os jogadores e o Hélio (Rubens) para darem palestras lá no colégio”, completou.

O pivô Léo foi um dos jogadores que mais interagiu com a garotada (Raphael Oliveira/Divulgação)

Todas essas atividades com a criançada motivam a equipe do Uberlândia também. Quem esteve no Ginásio do UTC viu o quanto a equipe comandada pelo técnico Hélio Rubens interagiu com os garotos durante o evento, que teve mais de quatro horas de duração.

“Essa integração com a comunidade é fundamental. As crianças tem seus ídolos e podendo interagir com eles em quadra ficam mais motivadas a praticar o basquete e acompanhar os jogos”, analisou Hélio Rubens.

 

O Arremesso Campeão

A promoção “Arremesso Campeão, realizada pelo segundo ano consecutivo por SporTV e LNB, consistia na premiação do participante que acertasse um arremesso do meio da quadra no intervalo de quatro partidas das Finais do NBB 2011/2012.

A premiação era cumulativa. Foram seis tentativas em três partidas (uma das quartas de final e duas das semifinais), sendo duas por confronto, começando do valor de 50 mil reais e acumulando para 100 mil e 150 mil nas seguintes. As duas últimas foram realizadas na final do NBB entre Uniceub/BRB/Brasília e São José/Unimed, valendo o prêmio máximo de 200 mil reais.

Como nenhum dos participantes acertou o arremesso do meio da quadra, o prêmio ficou com a equipe ganhadora do prêmio fair-play do NBB, que foi Uberlândia pelo segundo ano consecutivo. Em 2011, a equipe mineira recebeu 100 mil reais e doou para o Hospital do Câncer do município.

Todos os 240 garotos que participaram do evento ganharam uma bola de basquete (Raphael Oliveira/Divulgação)