HOJE
Espírito desuperação
Por Liga Nacional de Basquete
Dono de três viradas nos playoffs da temporada passada, Bauru confia no poder de superação para reverter quadro com o Paulistano
Nunca antes na história dos playoffs do NBB CAIXA uma equipe se superou tanto para chegar ao título. Na temporada passada, o Sendi/Bauru Basket virou, nada mais nada menos, do que três séries de playoffs para alcançar o tão almejado troféu. Neste ano, a equipe do interior paulista saiu atrás no confronto contra o Paulistano/Corpore e terá que demonstrar mais uma vez sua força para voltar à decisão da competição.
O Jogo 2 da série acontecerá neste sábado (05/05), às 14 horas (de Brasília), no Ginásio Antonio Prado Jr., com transmissão ao vivo da Band e do SporTV 2.
“O que podemos tirar do ano passado é a persistência. Jamais desistir mesmo tendo perdido o primeiro jogo. Nos playoffs a série só acaba com três vitórias, está 1 a 0 e ainda tem muitos jogos pela frente. Vamos em busca da classificação”, declarou Gabriel Jaú, ala/pivô do Bauru e campeão do NBB CAIXA 16/17.
O início bauruense nos playoffs do NBB CAIXA 16/17 foi tranquilo. Com atuações dominantes sobre o Macaé Basquete, o Dragão finalizou a oitavas de final por 3 a 0. Na sequência, a equipe do interior paulista enfrentou seu primeiro revés. Em um jogo tenso, com direito à prorrogação, o Bauru foi derrotado pelo Brasília no Jogo 1, por 88 a 87.
Foi ali que o histórico de superação bauruense se iniciou. Na sequência da série, os comandados de Demétrius Ferracciú foram até a capital federal e conquistaram dois resultados positivos (77 a 73 e 85 a 76). Na volta ao interior paulista, o Dragão fechou a série em mais uma partida emocionante, desta vez com vitória, por 80 a 78.
Isto foi só início da trajetória de superação do Bauru. Na semifinal, o Dragão passou por uma aventura maior ainda. Após ficar com 2 a 0 atrás na série contra o EC Pinheiros, o time do interior paulista deu uma verdadeira prova de toda sua força. Com três vitórias consecutivas (94 a 77, 76 a 72 e 66 a 60), a equipe virou o confronto de forma incrível e avançou para as Finais do NBB CAIXA pelo terceiro ano consecutivo.

Após sair atrás na série semifinal, Bauru busca repetir desempenho da temporada passada e se manter como o ‘time da virada’ no NBB CAIXA (João Pires/LNB)
Na decisão, mais uma vez o Bauru passaria por um teste de fogo, diante do mesmo adversário da atual semifinal, o Paulistano. Assim como na semi daquele ano, os comandados de Demétrius Ferracciú se viram perdendo por 2 a 0, após derrotas, por 82 a 78, fora de casa, e 78 a 74, em pleno Panela de Pressão.
Mais um vez, quando parecia que a trajetória bauruense estava chegando ao fim, o grupo formado por experientes e jovens jogadores demonstrou toda sua força novamente. No Jogo 3, vitória por 90 a 79, em Araraquara. Na quarta partida, mais um resultado expressivo, por 81 a 64, em pleno Ginásio Wlamir Marques, no Parque São Jorge, em São Paulo.
No quinto e decisivo duelo, mais uma vitória incontestável. Com atuação dominante do começo ao fim, o Bauru foi abrindo vantagem gradualmente, venceu todos os quartos e conquistou o título inédito do NBB CAIXA, com triunfo por 92 a 73.
Com todo este histórico, a confiança para reverter o quadro diante do Paulistano é enorme. No Jogo 1 da série, o Bauru se viu em desvantagem a partir do segundo quarto, lutou pela reação, mas acabou superado pelo time da capital paulista, por 78 a 72, em pleno Panela de Pressão.
“Temos que pensar jogo a jogo. Independente de você ter vencido o último ou perdido, você precisa estar focado sempre no próximo jogo. O que nos dá confiança é nossa análise sobre o primeiro jogo. Vimos o quanto deixamos a desejar em algumas decisões e situações. Então isso nos dá confiança pois sabemos que temos muito a crescer e, se fizermos isso, consequentemente nossas chances de vitória aumentam. Por isso vamos confiante a São Paulo, pensando na vitória”, afirmou Demétrius Ferracciú, técnico bauruense.
Independente do resultado do Jogo 2, a terceira partida da série também já tem data marcada. Ocorrerá na terça-feira (08), às 19h30 (de Brasília), novamente no Ginásio Antonio Prado Jr., com transmissão ao vivo dos Canais SporTV.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca