HOJE
Esquadra poderosa
Por Liga Nacional de Basquete
Base da seleção espanhola, atletas de NBA e 9 no Rio 2016: elenco mostra que Real Madrid não é campeão europeu à toa e chegar com muita força no Mundial
Campeão da última edição da Liga das Américas, o Paschoalotto/Bauru não terá vida fácil na disputa do troféu da Copa Intercontinental. Isso porque, do outro lado, está ninguém menos que o Real Madrid (ESP), atual campeão europeu e dono de um dos elencos mais poderosos de todo o mundo. A disputa entre bauruenses e madrilenhos acontecerá no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP), nos dias 25 e 27 de setembro.
Além de toda a tradição que carrega não só na modalidade da bola laranja, mas em todo o universo esportivo, o Real Madrid chega ao Brasil com plantel repleto de estrelas, quase todas figurinhas carimbadas nas seleções de seus países, e com poucas mudanças em relação à equipe que subiu no lugar mais alto do pódio da Euroliga 2015.
+Clique aqui e garante seu ingresso para as partidas entre Bauru e Real Madrid (ESP)
Bastante entrosado, o elenco merengue, comandado pelo técnico Pablo Laso, teve cinco atletas na seleção da Espanha que na última semana conquistou o título do Pré-Olímpico Europeu, o “Eurobasket” – os armadores Sergio Llull e Sergio Rodriguez, o ala Rudy Fernandez e os pivôs Felipe Reyes e Willy Hernángomez. Na final da competição do Velho Continente, os espanhóis enfrentaram seu companheiro de equipe Jonas Maciulis, ala da Lituânia.
Todos os atletas citados acima estão garantidos nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, assim como Andrés Nocioni, ala/pivô da equipe madrilenha, que faturou o título da Copa América/Pré-Olímpico do México com a seleção da Argentina e também carimbou seu passaporte o grande evento que acontecerá na Cidade Maravilhosa.
Sergio Rodríguez, Rudy Fernandez e Nocioni, por suas vezes, possuem em seus currículos longas e boas passagens pela NBA, assim como o ala/pivô mexicano Gustavo Ayón e os dois recém contratados pelos merengues, o norte-americano Trey Thompkins e o sueco Jeffery Taylor. Por falar em NBA, o jovem ala/pivô Willy Hernángomez foi selecionado pelo Philadelphia 76ers no segundo round do último Draft da liga norte-americana.
De quebra, o Real Madrid trouxe ao Brasil um garoto que é tratado como uma das grandes promessas da equipe: o esloveno Luka Doncic, de apenas 16 anos. O armador, de 1,98m de altura, MVP da liga espanhola Sub-18 e da Euroliga Sub-18, ambos com título do clube merengue, e dono da média de 35,0 pontos no Eurobasket Sub-16 por sua seleção.
Em relação ao elenco que venceu a última edição da Euroliga, cinco atletas não estão mais presentes: o pivô grego Ioanis Borousis, o ala norte-americano KC Rivers, que acertou com o Bayern de Munique (ALE), o armador argentino Facundo Campazzo, agora jogador do UCAM Múrcia, dos brasileiros Vitor Benite e Augusto Lima, o pivô tunisiano Salah Mejri, que foi para a NBA defender o Dallas Mavericks, e o pivô norte-americano Marcus Slaughter.
Confira o elenco do Real Madrid (ESP) que enfrentará o Bauru no Mundial de Clubes:
Armadores:
#13 Sergio Rodríguez (espanhol) – 29 anos e 1,91m
#23 Sergio Llull (espanhol) – 27 anos e 1,90m
#07 Luka Doncic (esloveno) – 16 anos e 1,98m
Alas:
#05 Rudy Fernández (espanhol) – 30 anos e 1,96m
#08 Jonas Maciulis (lituano) – 30 anos e 1,98m
#20 Jaycee Carroll (norte-americano) – 32 anos e 1,88m
#24 Jeffery Taylor (sueco) – 26 anos e 2,01m
Pivôs:
#06 Andrés Nocioni (argentino) – 35 anos e 2,06m
#09 Felipe Reyes (espanhol) – 35 anos e 2,04m
#14 Gustavo Ayón (mexicano) – 30 anos e 2,07m
#33 Trey Thompkins (norte-americano) – 25 anos e 2,08m
#41 Willy Hernángomez (espanhol) – 21 anos e 2,10m