#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes

Esquadra poderosa

23-09-2015 | 11:55
Por Liga Nacional de Basquete

Base da seleção espanhola, atletas de NBA e 9 no Rio 2016: elenco mostra que Real Madrid não é campeão europeu à toa e chegar com muita força no Mundial

Espanha campeã do Eurobasket 2015 tinha 5 atletas do Real Madrid (Ciamillo Castoria/FIBA)

Espanha campeã do Eurobasket 2015 tinha 5 atletas do Real Madrid (Ciamillo Castoria/FIBA)

Campeão da última edição da Liga das Américas, o Paschoalotto/Bauru não terá vida fácil na disputa do troféu da Copa Intercontinental. Isso porque, do outro lado, está ninguém menos que o Real Madrid (ESP), atual campeão europeu e dono de um dos elencos mais poderosos de todo o mundo. A disputa entre bauruenses e madrilenhos acontecerá no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP), nos dias 25 e 27 de setembro.

Além de toda a tradição que carrega não só na modalidade da bola laranja, mas em todo o universo esportivo, o Real Madrid chega ao Brasil com plantel repleto de estrelas, quase todas figurinhas carimbadas nas seleções de seus países, e com poucas mudanças em relação à equipe que subiu no lugar mais alto do pódio da Euroliga 2015.

+Clique aqui e garante seu ingresso para as partidas entre Bauru e Real Madrid (ESP)

Bastante entrosado, o elenco merengue, comandado pelo técnico Pablo Laso, teve cinco atletas na seleção da Espanha que na última semana conquistou o título do Pré-Olímpico Europeu, o “Eurobasket” – os armadores Sergio Llull e Sergio Rodriguez, o ala Rudy Fernandez e os pivôs Felipe Reyes e Willy Hernángomez. Na final da competição do Velho Continente, os espanhóis enfrentaram seu companheiro de equipe Jonas Maciulis, ala da Lituânia.

Ayón, da seleção mexicana, e Nocioni, da Argentina, são peças importantes do elenco do Real Madrid (Daniel Cardenas/FIBA)

Ayón, da seleção mexicana, e Nocioni, da Argentina, são peças importantes do elenco do Real Madrid (Daniel Cardenas/FIBA)

Todos os atletas citados acima estão garantidos nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, assim como Andrés Nocioni, ala/pivô da equipe madrilenha, que faturou o título da Copa América/Pré-Olímpico do México com a seleção da Argentina e também carimbou seu passaporte o grande evento que acontecerá na Cidade Maravilhosa.

Sergio Rodríguez, Rudy Fernandez e Nocioni, por suas vezes, possuem em seus currículos longas e boas passagens pela NBA, assim como o ala/pivô mexicano Gustavo Ayón e os dois recém contratados pelos merengues, o norte-americano Trey Thompkins e o sueco Jeffery Taylor. Por falar em NBA, o jovem ala/pivô Willy Hernángomez foi selecionado pelo Philadelphia 76ers no segundo round do último Draft da liga norte-americana.

De quebra, o Real Madrid trouxe ao Brasil um garoto que é tratado como uma das grandes promessas da equipe: o esloveno Luka Doncic, de apenas 16 anos. O armador, de 1,98m de altura, MVP da liga espanhola Sub-18 e da Euroliga Sub-18, ambos com título do clube merengue, e dono da média de 35,0 pontos no Eurobasket Sub-16 por sua seleção.

Em relação ao elenco que venceu a última edição da Euroliga, cinco atletas não estão mais presentes: o pivô grego Ioanis Borousis, o ala norte-americano KC Rivers, que acertou com o Bayern de Munique (ALE), o armador argentino Facundo Campazzo, agora jogador do UCAM Múrcia, dos brasileiros Vitor Benite e Augusto Lima, o pivô tunisiano Salah Mejri, que foi para a NBA defender o Dallas Mavericks, e o pivô norte-americano Marcus Slaughter.

Confira o elenco do Real Madrid (ESP) que enfrentará o Bauru no Mundial de Clubes:

Armadores:

#13 Sergio Rodríguez (espanhol) – 29 anos e 1,91m
#23 Sergio Llull (espanhol) – 27 anos e 1,90m
#07 Luka Doncic (esloveno) – 16 anos e 1,98m

Alas:

#05 Rudy Fernández (espanhol) – 30 anos e 1,96m
#08 Jonas Maciulis (lituano) – 30 anos e 1,98m
#20 Jaycee Carroll (norte-americano) – 32 anos e 1,88m
#24 Jeffery Taylor (sueco) – 26 anos e 2,01m

Pivôs:

#06 Andrés Nocioni (argentino) – 35 anos e 2,06m
#09 Felipe Reyes (espanhol) – 35 anos e 2,04m
#14 Gustavo Ayón (mexicano) – 30 anos e 2,07m
#33 Trey Thompkins (norte-americano) – 25 anos e 2,08m
#41 Willy Hernángomez (espanhol) – 21 anos e 2,10m

Alas do Real Madrid, Jonas Maciulis, da Lituânia, e Rudy Fernández, da Espanha, em ação na final do Eurobasket (Ciamillo Castoria/FIBA)

Alas do Real Madrid, Jonas Maciulis, da Lituânia, e Rudy Fernández, da Espanha, se enfrentaram na final do Eurobasket 2015 (Ciamillo Castoria/FIBA)