#JOGAJUNTO

LDB

“Esse projeto é para vocês”

03-10-2011 | 07:43
Por Liga Nacional de Basquete

Voltada para jovens atletas, Liga de Desenvolvimento Olímpico é lançada oficialmente em evento realizado em São Paulo

João Pires/LNB

Competição criada para atender jovens com idade até 21 anos, a Liga de Desenvolvimento Olímpico (LDO), foi lançada oficialmente nesta segunda-feira, em evento realizado no C. A. Paulistano, em São Paulo. A LDO é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete em parceria com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e Ministério do Esporte, patrocínio do Banco BMG e apoio da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso.

O evento contou com a presença de jogadores, técnicos e dirigentes das equipes participantes, além de representantes da LNB, CBB, Banco BMG e Ministério do Esporte.

“Este projeto é para vocês, jovens atletas e nossos futuros ídolos. É preciso criar novos ídolos e são vocês que irão preencher essa lacuna. Em 2016, são vocês que irão nos representar nas Olimpíadas”, disse o presidente da LNB, Kouros Monadjemi, dirigindo a palavra aos atletas presentes ao evento.

Pela CBB, o diretor Vanderlei Mazzuchini representou o presidente Carlos Nunes e parabenizou a criação da criação da LDO.

“São com ações como essa que o basquete vai continuar crescendo. E onde tiver basquete, com certeza a Confederação vai estar lá”, destacou.

O diretor executivo do Banco BMG, Ricardo Gelbaum, destacou a presença do banco em um novo setor, o esporte de base.

“O Banco BMG celebrou 80 anos recentemente e tomamos a decisão estratégica de apoiar o esporte. E hoje fazemos isso em diversas modalidades. Mas achávamos que faltava algo no esporte de base. E nós acreditamos, e muito, no potencial do basquete brasileiro”, disse Gelbaum.

Focado em apoiar projetos voltado para as Olimpíadas de 2016, o Ministério do Esporte foi representado por Pedro Benedetti, que destacou a importância da formação de atletas.

“Acho que a iniciativa da Liga de trazer este item ‘desenvolvimento olímpico’ vem de encontro àquela determinação que recebemos de não só organizar os melhores jogos olímpicos, mas também de buscar medalhas. E isso só se consegue com investimento. Então o ministério está presente e irá apoiar àqueles projetos que preparem nossos atletas para 2016”, declarou.

A Liga de Desenvolvimento Olímpico será disputada por 16 clubes em quatro etapas: dois octogonais classificatórios, um hexagonal semifinal e um quadrangular final. A primeira etapa será realizada em São Sebastião do Paraíso (MG), entre os dias 8 e 16 de outubro. A segunda, também na cidade mineira, será entre os dias 22 e 30 do mesmo mês.

Liga de Desenvolvimento Olímpico

Primeira Etapa – 08/10 à 16/10 – São Sebastião do Paraíso (MG)
Araraquara
Cia. Do Terno/Romaço/Joinville
Flamengo
Vivo/Franca
Winner/Limeira
Paulistano/Unimed
Pinheiros/SKY
Tijuca Tênis Clube

Segunda Etapa – 22/10 à 30/10 – São Sebastião do Paraíso (MG)

Itabom/Bauru
Uniceub/BRB/Brasília
Liga Sorocabana
Minas Tênis Clube
São José/Unimed/Vinac
Unitri/Uberlândia
Vila Velha/Garoto/BMG
Vitória Basquete/CECRE