HOJE
‘Esse time é bom mesmo!’
Por Liga Nacional de Basquete
Um dos grandes responsáveis pelo sucesso do Basquete Cearense na LDB, Davi Rossetto acredita na conquista do inédito título para a equipe nordestina
Pela primeira vez disputando a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), o SKY/Basquete Cearense pode até ser uma equipe estreante no papel, mas dentro de quadra, o time do Ceará mostrou durante toda a competição que está pronto para brigar com os favoritos ao título. Terceiro colocado na fase de classificação, com 24 vitórias em 28 jogos, o grupo comandado pelo técnico Espiga deu o que falar na terceira edição do campeonato sub-22.
Logo na segunda partida da LDB 2013, o Basquete Cearense superou o Pinheiros/SKY, numa partida emocionante, e deu o seu cartão de visitas aos concorrentes. O time do Nordeste também foi responsável por encerrar com a invencibilidade do Flamengo, que venceu as 20 primeiras partidas da LDB 2013 até encarar o rival cearense.
Liderado pelo armador Davi Rosseto, um dos grandes armadores da nova geração do basquete brasileiro, o representante do estado do Ceará está bastante confiante na conquista do título e aposta na força do conjunto para tentar superar os adversários na fase final do campeonato.
Confira o bate-papo que o site da LNB teve com o jovem armador do Basquete Cearense:
LNB – No segundo jogo da LDB, vocês superaram o Pinheiros, em São Sebastião do Paraíso, com uma bola sua nos momentos finais. Lá, nós realmente conhecemos esse time do Basquete Cearense. Agora, dava para acreditar que vocês iriam tão longe na competição?
Davi Rosseto – Dava para acreditar sim. Tem até uma passagem engraçada. Quando eu cheguei para treinar, com uma semana de treino, eu pensei ‘esse time é bom, mas talvez eu esteja iludido’. Depois, o time adulto foi voltando de férias e o André (Goes) me falou: ‘esse time é bom mesmo!’. A gente começou lá em São Sebastião do Paraíso sem muita perspectiva, mas o time foi evoluindo muito no decorrer da competição. O Sualisson evoluiu muito, depois chegou o Erick (Camilo), em seguida o Alexandre (Paranhos) e o time foi ganhando corpo. E lembrando que é um time novo, que tem totais condições de ganhar este ano e o próximo.
LNB – Essa era minha próxima pergunta. É um time para ser campeão da LDB já este ano?
Davi Rosseto – Temos que brigar por isso. Nenhum resultado diferente do título vai nos satisfazer não. Pelo tanto que a gente se dedicou e pelo comprometimento do time, nós vamos em busca do título. Cara, eu não tive férias. Todo mundo sabe, sou paulista, e este ano eu passei cinco dias em casa só. Depois, voltei para Fortaleza para treinar com o time sub-22, assim como todo o grupo, que está muito focado. Agora nas Finais, todos esses esforços vão valer a pena.
LNB – O Alberto Bial sempre comenta que de uma temporada para outra você foi o atleta que mais evoluiu no elenco do Basquete Cearense. Você percebe essa evolução?
Davi Rosseto – Sinto que evoluí sim. Sinceramente, nas categorias de base, sempre falavam que eu era uma grande promessa e tal, mas eu acho que a minha transição da base para o adulto, que ainda não acabou, teve um começo muito errado. E isso por minha culpa. Eu perdi meio que a minha essência de jogo e a LDB foi muito importante para que eu me recuperasse. A LDB me devolveu essa personalidade, essa confiança. Não adianta nada você subir para o adulto e mudar totalmente seu estilo de jogo. E isso aconteceu comigo. Acho que a evolução foi uma retomada de um processo de transição, depois de dois anos sem muita eficiência e a LDB me proporcionou isso. Todo mundo aqui me ajudou muito, conversei com todos os companheiros, com o Matheus, André, Felipe, com o Bial e o Espiga, mas foi a LDB que me fez colocar tudo isso em prática.
LNB – Para armador é mais complicado essa transição?
Davi Rosseto – Eu acredito que sim. O pessoal fala que o armador chega no auge da carreira com 30 anos, porque ele começa a ter uma leitura melhor do jogo aliado a individualidade do jogo dele. Mas por ser mais difícil, eu não posso fazer disso uma desculpa. Eu preciso é treinar mais para chegar nesse “auge” o mais rápido possível.
A fase final da LDB 2013 será disputada nos dias 26 a 30 de dezembro, no ginásio da Gávea, no Rio de Janeiro. Flamengo, Minas Tênis Clube, SKY/Basquete Cearense, Pinheiros/SKY, Uniceub/BRB/Brasília, São José/Unimed, Allianz/Ginástico e Paschoalotto/Bauru estão na disputa pelo título da competição. A decisão, que será realizada no dia 30 de dezembro, às 21h, terá transmissão ao vivo do SporTV.
A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).