HOJE
Está chegando a hora
Por Liga Nacional de Basquete
Hexagonal semifinal da Liga de Desenvolvimento Olímpico começa na próxima segunda-feira. Confira quais equipes estão na disputa
A Liga de Desenvolvimento Olímpico (LDO) retorna a partir da próxima segunda-feira, dia 19, com seis clubes ainda na disputa. Sediado na cidade de São Sebastião do Paraíso (MG), o Hexagonal Semifinal será realizado entre os dias 19 e 23 de dezembro e colocará frente a frente as melhores equipes sub-21 do país.
A LDO é uma competição patrocinada pelo Banco BMG, organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e Ministério do Esporte, e apoio da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso.
Flamengo, Paulistano/Unimed e Vivo/Franca deixaram outros cinco concorrentes para traz e se classificaram após disputarem o primeiro octogonal classificatório (grupo A), em São Sebastião do Paraíso, entre os dias 8 e 16 de outubro. Itabom/Bauru, Minas Tênis Clube e Uniceub/BRB/Brasília avançaram pelo segundo octogonal classificatório (grupo B), disputado entre os dias 22 e 30 do mesmo mês, também na cidade mineira.
As seis equipes jogam entre si e as quatro primeiras colocadas avançam para o quadrangular decisivo, que será disputado entre os dias 26 e 29, no Rio de Janeiro, e que terá transmissão ao vivo do SporTV.
Confira a trajetória de cada um dos classificados até o hexagonal:
Flamengo – Terminou a fase classificatória como líder invicto do grupo A, com sete vitórias em sete partidas. Tem no comando o experiente técnico Paulo Chupeta, campeão do NBB pelo rubro-negro na temporada 2008/2009, e aposta no entrosamento entre o armador Gegê, líder em assistências (média de 10,8), e Fred Duarte, cestinha (22,4) e maior reboteiro (14,8) da fase de classificação.
Paulistano/Unimed – Com seis vitórias em sete jogos, avançou para o hexagonal semifinal com a segunda colocação no grupo A. Com tradição na formação de atletas nas categorias de base, tem entre seus principais jogadores o ala/pivô Erick Camilo e o pivô Arthur Casimiro, que disputaram o Mundial Sub-19, com a Seleção Brasileira, em 2011.
Vivo/Franca – A equipe ficou com o terceiro lugar no grupo A, com uma campanha de quatro vitórias e três derrotas, superando nos critérios de desempate o Pinheiros e o Joinville. Não poderá contar com os jovens Léo Meindl e Felipe Taddei, lesionados, mas têm em seu elenco outros jogadores que já participam com a equipe adulta, como o pivô Lucas Mariano, o armador Fabiano Koiti e o ala Dudu Meindl.
Itabom/Bauru – Líder invicto do grupo B, com sete vitórias em sete partidas, o time bauruense é a equipe com maior média de idade da competição, com 20,5 anos. O elenco foi formado em parceria com a equipe do Regatas de Campinas. À base do time campineiro, Bauru adicionou quatro de suas apostas para o futuro que participam também do time adulto e podem fazer a diferença na LDO: o ala Gui, o armador Lucas Avelino, o ala/armador Ferrugem e o pivô André Silva.
Minas Tênis Clube – Com cinco vitórias em sete jogos, os mineiros ficaram com a segunda colocação no grupo B. Um dos principais formadores de atletas do país, o clube de Belo Horizonte promete entrar forte na disputa por uma vaga na decisão. Para isso, contará com os reforços do ala Bruno Irigoyen e do pivô Cristiano Felício, que compõem a equipe adulta do Minas e disputaram o Mundial Sub-19, com a Seleção Brasileira, em 2011.
Uniceub/BRB/Brasília – Com campanha idêntica a do Minas, o time brasiliense ficou com o terceiro lugar no grupo B. Sob o comando do técnico Ronaldo Pacheco, o time da Capital Federal aposta em sua dupla de garrafão, formada pelo ala/pivô Ronald e pelo pivô Feliciano. Juntos, os gigantes de 2,09m foram responsáveis por uma média de 20,7 rebotes e 5,4 tocos por partida.
Hexagonal Semifinal LDO – Primeira rodada:
19/12 (Segunda-feira)
14h – Vivo/Franca x Flamengo
16h – Paulistano/Unimed x Itabom/Bauru
18h – Uniceub/BRB/Brasília x Minas Tênis Clube