HOJE
Está chegando a hora
Por Liga Nacional de Basquete
Hexagonal semifinal da Liga de Desenvolvimento Olímpico começa na próxima segunda-feira. Confira quais equipes estão na disputa
A Liga de Desenvolvimento Olímpico (LDO) retorna a partir da próxima segunda-feira, dia 19, com seis clubes ainda na disputa. Sediado na cidade de São Sebastião do Paraíso (MG), o Hexagonal Semifinal será realizado entre os dias 19 e 23 de dezembro e colocará frente a frente as melhores equipes sub-21 do país.
A LDO é uma competição patrocinada pelo Banco BMG, organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e Ministério do Esporte, e apoio da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso.
Flamengo, Paulistano/Unimed e Vivo/Franca deixaram outros cinco concorrentes para traz e se classificaram após disputarem o primeiro octogonal classificatório (grupo A), em São Sebastião do Paraíso, entre os dias 8 e 16 de outubro. Itabom/Bauru, Minas Tênis Clube e Uniceub/BRB/Brasília avançaram pelo segundo octogonal classificatório (grupo B), disputado entre os dias 22 e 30 do mesmo mês, também na cidade mineira.
As seis equipes jogam entre si e as quatro primeiras colocadas avançam para o quadrangular decisivo, que será disputado entre os dias 26 e 29, no Rio de Janeiro, e que terá transmissão ao vivo do SporTV.
Confira a trajetória de cada um dos classificados até o hexagonal:
Flamengo – Terminou a fase classificatória como líder invicto do grupo A, com sete vitórias em sete partidas. Tem no comando o experiente técnico Paulo Chupeta, campeão do NBB pelo rubro-negro na temporada 2008/2009, e aposta no entrosamento entre o armador Gegê, líder em assistências (média de 10,8), e Fred Duarte, cestinha (22,4) e maior reboteiro (14,8) da fase de classificação.
Paulistano/Unimed – Com seis vitórias em sete jogos, avançou para o hexagonal semifinal com a segunda colocação no grupo A. Com tradição na formação de atletas nas categorias de base, tem entre seus principais jogadores o ala/pivô Erick Camilo e o pivô Arthur Casimiro, que disputaram o Mundial Sub-19, com a Seleção Brasileira, em 2011.
Vivo/Franca – A equipe ficou com o terceiro lugar no grupo A, com uma campanha de quatro vitórias e três derrotas, superando nos critérios de desempate o Pinheiros e o Joinville. Não poderá contar com os jovens Léo Meindl e Felipe Taddei, lesionados, mas têm em seu elenco outros jogadores que já participam com a equipe adulta, como o pivô Lucas Mariano, o armador Fabiano Koiti e o ala Dudu Meindl.
Itabom/Bauru – Líder invicto do grupo B, com sete vitórias em sete partidas, o time bauruense é a equipe com maior média de idade da competição, com 20,5 anos. O elenco foi formado em parceria com a equipe do Regatas de Campinas. À base do time campineiro, Bauru adicionou quatro de suas apostas para o futuro que participam também do time adulto e podem fazer a diferença na LDO: o ala Gui, o armador Lucas Avelino, o ala/armador Ferrugem e o pivô André Silva.
Minas Tênis Clube – Com cinco vitórias em sete jogos, os mineiros ficaram com a segunda colocação no grupo B. Um dos principais formadores de atletas do país, o clube de Belo Horizonte promete entrar forte na disputa por uma vaga na decisão. Para isso, contará com os reforços do ala Bruno Irigoyen e do pivô Cristiano Felício, que compõem a equipe adulta do Minas e disputaram o Mundial Sub-19, com a Seleção Brasileira, em 2011.
Uniceub/BRB/Brasília – Com campanha idêntica a do Minas, o time brasiliense ficou com o terceiro lugar no grupo B. Sob o comando do técnico Ronaldo Pacheco, o time da Capital Federal aposta em sua dupla de garrafão, formada pelo ala/pivô Ronald e pelo pivô Feliciano. Juntos, os gigantes de 2,09m foram responsáveis por uma média de 20,7 rebotes e 5,4 tocos por partida.
Hexagonal Semifinal LDO – Primeira rodada:
19/12 (Segunda-feira)
14h – Vivo/Franca x Flamengo
16h – Paulistano/Unimed x Itabom/Bauru
18h – Uniceub/BRB/Brasília x Minas Tênis Clube
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
