HOJE
Está chegando a hora!
Por Liga Nacional de Basquete
Após descanso na primeira rodada dos playoffs, Basquete Cearense enfrentará Mogi nas quartas de final do NBB CAIXA e quer seguir fazendo história
Quarto colocado na fase de classificação do NBB CAIXA, o Solar Cearense conheceu, no último sábado (09/04), seu adversário na fase quartas de final da competição. Após vencer o Jogo 3 e finalizar a série em 3 a 0, o Mogi das Cruzes/Helbor se tornou o primeiro time a ingressar na etapa seguinte, entre as equipes presentes nas oitavas de final, e será o rival dos nordestinos.
Durante a fase de classificação, Basquete Cearense e Mogi lutaram “cabeça a cabeça” por um lugar no G-4.. As campanhas foram exatamente as mesmas (18 vitórias e nove derrotas) e no final das contas quem levou a melhor foi o time nordestino, por ter vantagem no primeiro critério de desempate (confronto direto).
“Essas quartas de final primam pelas diferenças entre as equipes. O Mogi foi montado para ganhar muitos títulos, seus principais jogadores são os americanos: Larry Taylor, Shamell e Tyrone. O Solar Cearense é um pouco mais modesto, simples, mas que tem uma força muito grande do seu coletivo”, afirmou Alberto Bial, técnico do Basquete Cearense
A equipe cearense teve folga na fase oitavas de final, assim como os outros três times que terminaram a primeira metade da competição dentro do G-4 (CR Flamengo, Paschoalotto/Bauru e Paulistano/Corpore). Além disso, o alvirrubro terá vantagem de realizar um hipotético Jogo 5 da série dentro de casa, também devido a grande campanha da equipe.
Do outro lado, o Mogi preza pela experiência de seu time e a rodagem de seus jogadores para avançar a terceira semifinal consecutiva da equipe. Terceiro e quarto colocado das duas últimas edições do NBB CAIXA, o esquadrão mogiano também foi dono da medalha de bronze da Liga das Américas 2016.
“O favoritismo tende a ser do Mogi. Porém, levamos uma vantagem, se houver o quinto jogo, de decidir em casa. Vou preparara a equipe da melhor forma, para que a gente possa chegar ao final dessa série classificados para a semifinal”, acrescentou Bial.
Pelo primeiro turno da fase de classificação, Basquete Cearense e Mogi fizeram suas estreias no NBB CAIXA 2015/2016 se enfrentando. Dentro de casa, a equipe comandada por Alberto Bial, venceu por 83 a 76, com grandes atuações de Duda, que fez 25 pontos, pegou oito rebotes e distribuiu cinco assistências, e Davi, que terminou a partida com 22 pontos em 29 tentados (75,9% de aproveitamento) e sete rebotes.
Do lado do Mogi o destaque ficou por conta de Tyrone, que anotou 18 tentos, ficou com nove sobras e alcançou quatro assistências, e Paulão, que contribuiu com 16 pontos em 18 tentados (88,9% de aproveitamento) e quatro rebotes.
Já no Hugão, no segundo turno da competição, o Mogi demonstrou sua força dentro de casa ao vencer, por 78 a 73. Os destaques da equipe mandante foram Shamell, que fez 18 pontos e pegou quatro sobras, e Tyrone, que teve os mesmos 18 pontos, além de sete rebotes e quatro assistências.
Do lado cearense, méritos para Audrei, cestinha do time com 17 pontos, e Davi, que anotou nove pontos, ficou com sete rebotes e distribuiu dez assistências. Apesar da derrota, a equipe se manteve em vantagem no confronto direto contra Mogi, já que venceu por sete pontos no primeiro turno e perdeu por cinco no jogo de volta.
“Teremos uma série muito difícil pela frente, mas sabemos da nossa capacidade. Conseguimos a vantagem do mando de quadra, e isso é fundamental. Precisamos ter cuidado com alguns jogadores deles, que são grandes pontuadores, como o Shamell. Mas fizemos duas grandes partidas contra eles na fase de classificação e, com uma defesa forte, podemos chegar ao nosso objetivo”, analisou o ala/pivô Marcus Toledo, da equipe nordestina.
Primeira equipe nordestina a ingressar no NBB CAIXA, o Basquete Cearense está em seu terceiro playoff na competição. Presente na fase decisiva em suas duas primeiras temporadas (2012/2013 e 2013/2014), o time nordestino está pela primeira vez na fase quartas de final e pretende ir ainda mais longe. Confira o retrospecto do alvirrubro nos playoffs:
NBB CAIXA 2012/2013
Oitavas de final – Paulistano 3 x 2 Basquete Cearense
Destaque do Basquete Cearense na série: André Goes 19,2 PPJ e 3,6 APJ
NBB CAIXA 2013/2014
Oitavas de final – Bauru 3 x 0 Basquete Cearense
Destaque do Basquete Cearense na série: Felipe 17,7 PPJ e 9,7 RPJ