HOJE
Está na Final!
Por Liga Nacional de Basquete
Com início arrasador e controle do placar de ponta a ponta, Bauru domina Peñarol (ARG) e garante classificação à decisão da Liga das Américas 2015
O Paschoaloto/Bauru está na decisão da Liga das Américas 2015. Na primeira das semifinais realizadas neste sábado, no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, a equipe brasileira não deu chances ao Peñarol de Mar Del Plata e venceu o duelo que abriu as disputas do Final Four do mais importante torneio interclubes do continente, pelo tranquilo placar de 80 a 61.
A vitória bauruense foi construída desde os minutos iniciais. Com um começo arrasador, a equipe dirigida pelo técnico Guerrinha abriu 14 pontos de frente logo no primeiro quarto (22 a 8) e em nenhum momento deixou o time argentino reagir. No último período, os paulistas ainda conseguiram estender a diferença e confirmaram o triunfo sobre a tradicional equipe “hermana”, dona de dois títulos da Liga das Américas (2008 e 2010) com tranquilidade nos minutos finais.
“A defesa foi o nosso grande trunfo para vencer. Neutralizamos as principais armas ofensivas do Peñarol, principalmente o Gutierrez, e isso nos deu tranquilidade para atacar. Conseguimos fazer um bom revezamento e mantivemos uma alta intensidade durante os 40 minutos. Ganhar de um time como o Peñarol por quase 20 pontos em uma semifinal de Liga das Américas é um grande resultado”, exaltou o comandante bauruense Guerrinha.
Agora, Bauru enfrentará o Pioneros de Quintana Roo (MEX) na decisão. O time mexicano derrotou o Flamengo na outra semifinal e impediu a segunda final brasileira consecutiva na Liga das Américas. A finalíssima acontecerá neste domingo (15/03), às 20 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal SporTV 2
Os bauruenses já enfrentaram e venceram os mexicanos na edição deste ano do torneio interclubes. Na segunda fase da Liga das Américas 2015, a equipe paulista derrotou o Pioneros, por 92 a 79, e garantiu a liderança do Grupo E.
O grande destaque individual do triunfo bauruense ficou por conta do ala Alex Garcia, responsável por 18 pontos, sete rebotes e seis assistências. Outros que tiveram boas participações a favor da equipe brasileira foram os pivôs Rafael Hettsheimeir e Murilo, ambos com 17 pontos.
Ricardo Fischer, com 14 pontos e oito rebotes, também teve atuação destacada a favor do Bauru. Do lado do Peñarol, o atleta mais efetivo em quadra foi o ala/armador Massarelli, que saiu do banco de reservas e marcou 17 pontos.
+ Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Bauru e Peñarol (ARG)
Esta foi a sétima vitória em sete jogos do Bauru na Liga das Américas 2015 e a equipe segue sem saber o que é perder na competição continental. A equipe paulista não contou com os serviços do ala/pivô Jefferson William que se recupera de uma ruptura do tendão de Aquiles do tornozelo esquerdo e ficará de fora por seis meses.
O jogo
A equipe brasileira iniciou a partida com a mão calibrada, principalmente nas bolas de três pontos, e rapidamente disparou na liderança. Ricardo Fischer, duas vezes, e Alex converteram tiros de longa distância logo no início do duelo e, em pouco menos de quatro minutos de jogo, os bauruenses abriram sete pontos de frente (13 a 6). Diante da situação, o técnico argentino Fernando Rivero resolveu parar o jogo precocemente.
Sem diminuir o ritmo, os representantes do NBB seguiram atuando em alta intensidade e, mesmo após o tempo pedido pelo treinador rival, anotaram mais oito pontos seguidos para ampliar a diferença no placar para 16 pontos (22 a 6). Na reta final da parcial inicial, no entanto, os argentinos melhoraram a defesa e deixaram Bauru sem pontuar por mais de três minutos. Mas, do outro lado da quadra, o Peñarol seguiu muito mal e a equipe do técnico Guerrinha se manteve tranquila na frente (22 a 8).
A melhor defensiva dos argentinos se manteve durante o segundo período e o ataque bauruense teve muitas dificuldades para pontuar. Sem dar liberdade aos brasileiros, o Peñarol passou a ganhar terreno para contra-atacar e, com boas jogadas do garoto Massarelli, rapidamente cortou o prejuízo para dez pontos (26 a 16). Mesmo depois de Guerrinha parar o jogo pela primeira vez, Bauru continuou com problemas em seu ataque e, depois de boa jogada de Leiva no garrafão, a diferença caiu para cinco pontos (32 a 27).
Apenas nos instantes finais do quarto, com boas participações de Gui e Alex, os brasileiros voltaram a pontuar com regularidade e interromperam a reação dos rivais. Então, depois de marcar nove pontos contra apenas dois do Peñarol nos dois últimos minutos da parcial, o time brasileiro foi para os vestiários com 12 pontos de frente (41 a 29).
Para superar a forte defesa argentina e voltar a ter regularidade em seu ataque, Bauru contou com a categoria de Alex durante todo o terceiro quarto. Chamando a responsabilidade, o camisa 10 registrou sete pontos, ainda deu duas belas assistências e teve grande participação para a equipe brasileira tornar a pontuar com naturalidade. Explorando o jogo interno com Leiva, o Peñarol até tentou equilibrar as ações, mas os bauruenses venceram a terceira parcial por 20 a 16 e partiram para os dez minutos finais com largos 16 pontos de frente (61 a 45).
No último quarto, Bauru sacramentou sua vitória com muita tranquilidade. Ainda com muita intensidade na defesa, a equipe brasileira conseguiu pontuar diversas vezes em contra-ataques e chegou a estender sua vantagem para 22 pontos. No final das contas, a equipe confirmou seu triunfo com muita soberania e garantiu a inédita passagem à decisão da Liga das Américas.
“Jogamos na mesma intensidade do início ao fim e conseguimos controlar o jogo. Conquistamos um grande resultado e estamos na decisão, mas agora é o grande momento. Temos que levar as coisas boas do jogo de hoje (sábado) para amanhã (domingo)”, disse Hetthseimeir, um dos destaque da tranquila vitória bauruense.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
