#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Estreia com o pé direito

Tijuca TIJ 75
x
67 Uberlândia UBE
75
1ºQ
X
67

14 de abril de 2012

Tijuca vence o Uberlândia, por 75 a 67, e larga na frente na disputa por uma das vagas nas quartas de final do NBB

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
75
X
67
75
PTS
67
5
A3C
4
21
A2C
22
18
LLC
11
31
RT
29
11
ASS
14

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Tijuca/Rio de Janeiro estreou com vitória nos playoffs do NBB ao bater o Unitri/Universo, por 75 a 67, em casa. Com o triunfo, os cariocas abriram 1 a 0 na série melhor de cinco das oitavas de final. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

O principal destaque do Tijuca foi o armador Manteguinha, que anotou 15 pontos. Além dele, os alas Diego Conceição e Jefferson Sobral também contribuíram bem com 13 e 12 pontos, respectivamente. O cestinha da partida, no entanto, foi o ala/armador do Uberlândia, Robby Collum, com 16 pontos.

[galeria id=”26181″]

A partida começou bem equilibrada e com as duas defesas bem postadas, mas ao longo do primeiro quarto, os mineiros conseguiram furar a defesa Tijucana. Trocando bem os passes e com a pontaria calibrada, o Uberlândia terminou período em vantagem, 24 a 16.

Os cariocas voltaram a todo vapor para a partida e nos quatro primeiros minutos abriu uma corrida de oito a zero contra os mineiros. Mas a equipe do Uberlândia acordou, ajustou a defesa e trabalhou em conjunto para frear o ímpeto da equipe da casa. Convertendo as bolas de dois, a equipe visitante manteve a vantagem no placar e foi pra o intervalo vencendo por 37 a 32.

A partida recomeçou equilibrada, com as duas equipes se defendendo bem e não deixando que o adversário se sobressaísse no jogo. O Tijuca manteve a mesma pegada do primeiro tempo e segurou o Uberlândia. Os mineiros souberam administrar o jogo e mantiveram-se à frente no placar, comandados por Robert Day, que fez oito pontos no terceiro quarto (53 a 51).

No último quarto, o Tijuca acreditou na vitória e pressionou o adversário cada vez mais. Faltando menos de três minutos para o término da partida, Manteguinha converteu dois lances livres que colocaram a equipe do Tijuca à frente no placar. Depois disso, o time carioca não permitiu que os mineiros conseguissem se recuperar e se manteve na liderança até o final.

“A responsabilidade agora é deles. Não podemos nos afobar, temos que manter a calma para tentar conquistar pelo menos uma vitória na casa deles. Não ganhamos nada ainda, então não podemos relaxar”, afirmou o armador do Tijuca, Manteguinha.