HOJE
Estreia tranquila
Por Liga Nacional de Basquete
Anfitrião do Grupo A, Mogi abre participação na Liga Sul-Americana com elástica vitória sobre o Deportes Castro (CHI); rival nesta quarta será Trouville (URU)

Dominante do início ao fim, Mogi não deu chances ao chileno e venceu pela 1ª rodada do Grupo A (José Jiménez Tirado/FIBA Americas)
Na noite desta terça-feira (29/09), o Mogi das Cruzes/Helbor abriu sua participação na Liga Sul-Americana com uma tranquila vitória. Anfitrião do Grupo A, o time brasileiro derrotou o Deportes Castro, pela elástica diferença de 98 a 63, e largou na frente na briga por um lugar na próxima fase do torneio continental.
Sem dar chances ao time chileno, a equipe mogiana iniciou a partida de maneira avassaladora e construiu grande diferença no placar já nos minutos iniciais (11 a 2). Sem diminuir o ritmo, os donos da casa fecharam o primeiro quarto com 13 pontos de frente (30 a 17). No segundo período, o jogo seguiu igual e a vantagem mogiana pulou para 25 pontos (56 a 31) ao final da primeira metade da partida.
Com a larga diferença construída, o técnico Paco García aproveitou o segundo tempo para preservar seus principais jogadores e dar oportunidade aos garotos oriundos das categorias de base, o armador Vithor Lersch, o ala/armador Lessa e o ala/pivô José Mauro. Ainda assim, a equipe seguiu tranquila na liderança e confirmou seu triunfo de maneira tranquila.
“Tentei aproveitar a oportunidade da melhor maneira possível. São três jogos em três dias e o Paco aproveitou para segurar nossos principais jogadores. Fico feliz de ter jogado bastante tempo e acho que conduzi bem o time. Como o Paco falou, a melhor forma de respeitar o adversário é jogando forte e foi isso que fizemos hoje”, disse o jovem Lersch, de apenas 20 anos.
Autor de 15 pontos e oito rebotes, o pivô Paulão Prestes foi o principal nome mogiano em quadra. Outro a ter bom desempenho no Ginásio Hugo Ramos nesta terça foi o ala/pivô Lucas Mariano, que registrou um duplo-duplo 12 pontos e 11 rebotes. Com 11 pontos e nove rebotes, o norte-americano Tyrone também teve boa atuação, assim como seu compatriota Shamell, responsável por dez pontos.
“A única forma de respeitar o jogo é fazer o nosso trabalho. Se Deportes Castro está aqui é porque fizeram um bom trabalho na liga deles. Nós tentamos fazer um jogo sério, respeitar o máximo o trabalho dos chilenos e, logicamente, também guardar um pouco os atletas para os seguintes jogos”, explicou o técnico Paco García.
“A forma de agradecer o trabalho que eles (jovens jogadores) nfazem pela gente durante os treinos é dando minutos a eles quando podemos”, completou o espanhol.
Depois da vitória na estreia, Mogi voltará à ação já nesta quarta-feira (30/09), para enfrentar o Trouville, do Uruguai, com transmissão ao vivo dos canais SporTV. Os uruguaios chegam para o duelo com os brasileiros depois de perderem na primeira rodada, para o San Martín de Corrientes, da Argentina, por 99 a 88.
Disputada por 16 times, a Liga Sul-Americana ainda conta mais duas equipes brasileiras: UniCEUB/BRB/Brasília e Franca Basquete. Na primeira fase os clubes foram divididos em quatro grupos e os dois melhores de cada chave seguem na briga pelo título. O torneio dá a seu campeão uma vaga na Liga das Américas, principal competição interclubes do continente americano.
Confira a tabela completa do Grupo A da Liga Sul-Americana 2015:
29/09 (terça-feira)
San Martin (ARG) 99 x 88 Trouville (URU)
Mogi das Cruzes/Helbor 98 x 63 Deportes Castro (CHI)
30/09 (quarta-feira)
17h45 – Deportes Castro (CHI) x San Martin (ARG)
20h – Mogi das Cruzes/Helbor x Trouville (URU) – ao vivo no SporTV 2
01/10 (quinta-feira)
17h45 – Deportes Castro (CHI) x Trouville (URU)
20h – Mogi das Cruzes/Helbor x San Martin (ARG)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca